5 motivos para comprar um aquecedor solar

Aquecedor Solar: Será que vale a pena?

Comprar um aquecedor solar é simples. Mas a decisão de compra passa primeiro pela análise dos benefícios do produto que são muitos. Aqui vamos enumerar apenas 5 deles. Mas antes disso, ninguém melhor para conhecer mais do produto: o próprio cliente.  Então, abaixo neste vídeo, você vai poder ver depoimentos de quem usa e sabe verdadeiramente quais são os benefícios do aquecedor solar. Acredito que ninguém melhor do que o próprio usuário para atestar se vale a pena ou não.

O aquecedor solar, apesar de estar sendo muito difundido pelo Brasil, culturalmente,  ainda não é um produto aplicado habitualmente nas obras. Em construções de maior porte é comum encontrarmos projetos até mesmo sem a predisposição hidráulica de instalação de água quente. Muitos construtores, temendo encarecimento da obra, não colocam este investimento como prioridade. Alguns motivos levam as pessoas a não prever o aquecedor solar: por desconhecimento, não entender as vantagens do produto ou ainda não por “na ponta do lápis” o retorno para o investimento.

De um modo geral, qualquer produto tem os prós e contras. Neste post vamos entender mais sobre quais as vantagens e desvantagens do aquecedor solar. Veja também:

Penso no aquecedor solar. E agora, tenho mesmo que quebrar paredes da minha casa?

Porque o Norte é tão importante no planejamento da energia solar?

Vantagens

Tentaremos mostrar de forma breve quais as principais vantagens de comprar um aquecedor solar.

5 motivos para comprar um aquecedor solar

Economia Chuveiro Aquecedor Solar

A economia obtida devido a redução na conta de luz é muito grande. O aquecedor solar permite a substituição do uso do chuveiro elétrico. Este é responsável pelo consumo de cerca de 50% do consumo elétrico de uma residência comum. Em alguns casos a economia pode chegar a 80%.

2 – Conforto

Para o usuário, não há como comparar. Um banho de chuveiro elétrico não “chega aos pés” do banho de um aquecedor solar. A água sai mais quente e temos como controlar a temperatura. O uso em outros pontos de consumo além do chuveiro leva o medo de água fria para longe.

3 – Rentabilidade

O retorno do investimento está entre  os mais rápidos do mercado. Enquanto a taxa de retorno da poupança gira em torno de 6% a 8% ao ano, no aquecedor solar este payback pode chegar a 60%, cerca de 10 vezes mais. Com esta economia, em 2 ou 3 anos o equipamento sai “de graça”. O investimento já se paga com a própria economia adquirida pela redução na conta de luz.

4 – Valorização do imóvel

Estudos afirmam que a instalação de um sistema de aquecimento solar em uma residência permite a valorização do imóvel em cerca de 10%. Afinal, para quem vai comprar um imóvel que já possua o produto, claro que entenderá como um diferencial na decisão de compra.

5 – Redução de impactos ambientais

Aquecedor solar, redução impactos ambientais

Os impactos ambientais são comuns na construção de usinas hidroelétricas. Mesmo que indiretamente, o uso do aquecedor solar evita construções de tais usinas. Isso se deve pela redução do consumo de energia elétrica nos períodos chamados “períodos de pico”. Quanto menos chuveiro ligado ao mesmo tempo, menos necessidade de geração de energia pelas hidroelétricas. Pensamos aqui num país mais verde e sustentável.

Desvantagens

Nem tudo é perfeito. Por isto, decidimos relatar aqui alguns contras pra que você possa avaliar antes de comprar o aquecedor solar.

Não é auto suficiente

Independente do dimensionamento do equipamento, o aquecedor solar não é auto suficiente na produção de energia. Ainda que seja feito algo em que o torne mais potente com uma autonomia superior ao de uso, é necessário um apoio complementar de aquecimento em casos de pouca insolação. Este apoio pode ser elétrico do próprio chuveiro ou de resistência elétrica plugada ao equipamento.

Pode gerar desperdício de água

Uma dos questionamentos mais comuns para quem quer colocar um aquecedor solar é sobre a possibilidade de desperdício de água com o aquecedor solar. Esta é uma situação recorrente porque a água quente do reservatório térmico precisa chegar até o ponto de consumo para o uso final. No caso de um banho, por exemplo, a cada vez que o usuário espera a água chegar, a mesma é desperdiçada. O desperdício não é significativo em termos de elevação do valor da conta de água, mas tem uma dica de Como fazer o encanamento do aquecedor solar que ajuda muito na redução do mesmo.

Tendo conhecimento disso, agora é partir para o planejamento de compra. Lembre-se: mesmo não estando com a casa em obras,  é possível instalar o aquecedor solar. Já existem maneiras, por exemplo, de instalação sem quebrar paredes. Portanto, seguindo nossas dicas, você poderá comprar um aquecedor solar com o melhor custo X benefício.

Participe dos nossos artigos! Dê sua opinião e faça suas perguntas logo abaixo.


Sobre o Autor

Perfil Foto Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

8 comentários em “5 motivos para comprar um aquecedor solar

  • dezembro 16, 2018 em 20:07
    Permalink

    Senhores, tenho 4 placas solares para o aquecimento de água dos meus chuveiros e torneiras de 2 banheiros. O boiler foi desativado, pois não quero gastar com o aquecimento elétrico da água. Nos dias nublados e sem sol eu uso os chuveiros elétricos. Minha dúvida é quanto a necessidade de aterrar os painéis solares (bem como a tubulação de água de cobre) em virtude de eventual descarga atmosférica nos painéis solares. Caso haja necessidade de aterramento, favor informar se esse aterramento pode ser conectado ao aterramento da residência (chuveiros, torneira elétrica, etc) ou deve ser feito um aterramento à parte. Muito obrigado.

    Resposta
    • dezembro 16, 2018 em 22:01
      Permalink

      Caro Carlos,

      Obrigado pelo seu comentário! Levei sua resposta ao meu amigo engenheiro e parceiro Ricardo Paulos. Ele é Engenheiro elétrico e com certeza terá mais segurança nesta resposta. Em breve ele responderá por aqui mesmo.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • janeiro 3, 2019 em 22:37
      Permalink

      O aterramento elétrico serve para proteção da rede elétrica. O aquecimento elétrico do aquecimento de água tem aterramento devido a resistência que está dentro d’água igual a um chuveiro elétrico e precisa ser aterrado. Uma vez que a resistência foi desligada eletricamente e não está mais sendo usada para aquecer a água, não é necessário aterrar. Não aterrar os tubos de água do aquecimento solar, pois é uma estrutura metálica no teto sem ligação com a rede elétrica. Se aterrar os tubos ele vai funcionar como um para raio e atraindo ainda mais o raio da descarga atmosférica. Normalmente é feito uma blindagem tipo gaiola de Faraday em torno de prédios mais altos, com aterramento independente do terra do padrão, mas para casas residenciais não se usa.

      Resposta
      • janeiro 4, 2019 em 09:58
        Permalink

        Ricardo,

        Obrigado pela participação e parceria.

        Um abraço,

        Savio Franca

        Resposta
  • janeiro 10, 2018 em 04:56
    Permalink

    Trabalho com aquecimento para banho elétrico KDT. Me interesso trabalhar com o sistema solar. Gostaria de conhecer mais sua empresa.

    Resposta
    • janeiro 12, 2018 em 08:33
      Permalink

      Caro Moacir,

      Obrigado pela sua participação por aqui…

      Você poderá acessar nossos canais de publicações e acompanhar várias que fizemos tanto no YOUTUBE quanto no FACEBOOK.

      Ainda sobre você trabalhar com o sistema de aquecimento solar, comece conhecendo um pouco mais sobre a instalação do equipamento. BAIXE AQUI gratuitamente um e-book com 10 técnicas que são o ponto chave na instalação de um Aquecedor Solar e já será cadastrado em nossa lista. Assim lhe manteremos atualizado sobre as possibilidades de parcerias.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *