Chuva de Granizo: Como proteger o aquecedor solar

Quando o jogo de futebol entre Atlético e Internacional foi interrompido na cidade mineira de Belo Horizonte, em 06 de agosto de 2018, o campo esvaziou-se. Não era pra menos: Chuva de granizo. Uma das maiores já registradas na região. Talvez perdeu para a outra que teve em setembro 2008, quase dez anos antes. Em termos de área atingida, esta última foi menor, mas o estrago foi muito grande. Carros amassados, árvores de derrubadas, telhados quebrados, vidros de janelas destruídos pelas pedras de gelo. Os prejuízos ainda são incalculáveis.

Para você ter ideia do poder de destruição – estudado desde que o Aristóteles escreveu a obra Meteorologia, por volta de 340 a.C – ocorre quando o clima atinge condições bem específicas. São nuvens forte de tempestades. De acordo com Meteorologista do Inmet, Cléber Souza, entrevistado pela Rede Globo um dia depois da chuva, “Ela aconteceu por causa do choque de duas massas de ar, uma quente e outra fria, o que acabou gerando essa formação de nuvens com temporais. Isso pode vir acompanhado de rajadas de vento, raios, e como o caso de ontem, granizo”. O pior caso já registrado ocorreu em Bangladesh, em 1986, quando pedregulhos de gelo de até 1 quilo mataram 92 pessoas. Felizmente não foi o caso em BH.

E o que o aquecedor solar tem a ver com chuva de granizo?

Acontece que a maioria dos coletores solar são feitos de vidro. E vidro quebra, mesmo o vidro temperado, dependendo do tamanho do impacto. Veja que vidro de carro é temperado e olhe o que ocorreu nesta última chuva:

Chuva de Granizo em BH
Reprodução/WhatsApp

Por isso muitas empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia que seja resistente à chuva de granizo. O coletor solar de isolamento térmico à vácuo, além de ser mais eficiente, também é considerado resistente à chuva de granizo. Ele teve um grande destaque após a chuva de granizo de 2008. Além de ser mais resistente, é mais simples a substituição. Infelizmente, como as pedras de gelo foram muito grandes nesse último incidente deste dia 06, tivemos alguns registros de coletores solar de tubos de vácuo quebrados. Ainda não podemos afirmar que o tubo de vácuo resiste a chuva de granizo.

Chuva de Granizo em BH-2

Então, o que fazer para proteger o aquecedor solar da chuva de granizo?

Para o coletor plano (convencional) há algumas alternativas paliativas que também envolvem custos adicionais. O vidro temperado pode ajudar. Mesmo assim não tem garantias de quebra.

Esta é uma boa pergunta para os bem precavidos. E foi assim ainda em 2008 para o Representante Comercial Bernardo Nonato, morador do Bairro da Graça da capital mineira. Mesmo sabendo da maior resistência do equipamento a impactos ele resolveu por uma grade de proteção. É uma grade simples mesmo, de tela, com suportes para fixação acima dos coletores solar. Isto evitou que os tubos quebrassem nesta última chuva de granizo recente.

tela de protecao chuva de granizo

 

 

De fato, estas são surpresas com prejuízos materiais desagradáveis que não queremos ter. Uma dica que posso dar é também dar manutenções periódicas em seu equipamento. Falo mais disso no artigo: Manutenção de Aquecedor Solar: Qual a importância?

Fonte de pesquisas: G1 e Super Interessante.

Me envie comentários tirando dúvidas ou abrindo espaço para mais pessoas participarem abaixo.  Quem sabe eu gravo um vídeo com sua pergunta!


Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

 

4 comentários em “Chuva de Granizo: Como proteger o aquecedor solar

  • abril 3, 2019 em 10:55
    Permalink

    Bom dia! Tenho um sobrado de veraneio e não estou conseguindo mais usar o aquecedor solar, pois se deixo os registros abertos do sistema, esse vaza constantemente. O sistema de respiro do boiller retorna para a caixa d’água e aí a caixa vaza pelo ladrão. O que posso fazer para resolver isso?

    Resposta
    • abril 11, 2019 em 08:01
      Permalink

      Olá, Rosângela!

      Provavelmente você tem algum ponto onde a água está retornando internamente na sua tubulação. Tenho um artigo que fala sobre problemas como esses: Ducha higiênica, usar ou não usar?. Observe a lógica e veja se tem mais algum outro ponto de consumo que possa sofrer com a mesma questão.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • novembro 4, 2018 em 11:56
    Permalink

    Bom dia as placas do aquecimento solar da minha casa quebrou todos os vidros vou trocar os vidro e fazer grade de tela com os aramos da tela mais grosso e com os buracos da tela menores já e a segunda vez que acontesse isso aqui na minha casa OK.

    Resposta
    • novembro 9, 2018 em 11:10
      Permalink

      Legal, Feliciano! isso é uma boa ideia.

      Qualquer coisa, fique à vontade para comentar aqui.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *