Como funciona a energia solar?

Você sabia que existem vários tipos de energia solar? Para abordamos como funciona a energia solar, precisamos entender o que é energia solar, quais principais aplicações e diferenças. Mas aqui não vamos destacar este assunto. Nesse artigo, vamos falar um pouquinho sobre como funciona a energia solar térmica e especialmente a fotovoltaica.

Como funciona a energia solar térmica

Independente do modelo ou tipo de material fabricado, o aquecedor solar funciona, basicamente, por um processo de aquecimento do coletor solar pela radiação solar. Depois disto, a água é levada ao reservatório térmico, mais conhecido como boiler, onde é armazenada. O processo de condução da água quente ao boiler pode ser natural ou forçado por bombeamento. Após armazenamento da água quente, ela está pronta para ser utilizada. Veja mais em nosso outro artigo, o esquema de funcionamento do aquecedor solar a vácuo.

Como a energia solar fotovoltaica funciona

A energia solar fotovoltaica para uma residência comum é considerada uma micro usina de geração de energia. Os coletores solar captam a energia do sol e converte em energia elétrica denominada energia contínua. Para que a energia seja usada, é preciso que seja convertida em outro formato, a energia alternada. Para isso, é preciso um equipamento chamado inversor. Ele transforma a energia contínua em alternada que será usada nos aparelhos eletrodomésticos.

Existem dois tipos de sistemas de geração de energia conhecidos no mercado. O OnGrid e o OffGrid. Este último já foi muito usado no passado, mas precisa de uma rede baterias para armazenar energia. Isto aumenta o custo do sistema. Já com as regulamentações legais das micro usinas, permitiu-se um avanço onde o usuário pode usar a rede da concessionária de energia com o sistema OnGrid. Há um convênio em que a companhia energética deve instalar um relógio em que há as medições de produção e consumo de energia que entra e que sai da rede. A seguir o esquema de como funciona a energia solar fotovoltaica:

Casa de energia Solar

1 – Painel Fotovoltaico

O Painel Fotovoltaico é responsável pela captação de energia solar e geração da energia de corrente contínua.

2 – Inversor de energia

É responsável pela transformação da energia de corrente contínua em energia de corrente alternada. Esta última é a usada nos aparelhos eletrodomésticos.

3 – Distribuição da Energia

No quadro de energia, há então a distribuição da energia solar para uso.

4 – Uso da energia solar

Há o uso da energia solar pelos aparelhos eletrodomésticos. Como este é um sistema interligado na rede de transmissão, pode usar a energia tanto da rede quanto do gerador solar.

5 – Convênio com a concessionária de energia

O excedente gerado pelo sistema de energia solar vai para a rede de transmissão que poderá devolver a qualquer momento que o usuário necessitar. Isto se deve a um convênio estabelecido entre o usuário e a concessionária de energia. A concessionária “aluga” a sua rede de distribuição para que, durante o dia, possamos “emprestar” a energia que produzimos a ela. Durante à noite, ela devolve conforme a necessidade de demanda de uso.

Resumindo, o funcionamento da energia solar é muito simples. As pessoas cada vez mais estão se conscientizando da necessidade de usar este tipo de fonte gratuita de energia. Se você ainda não tem a energia solar, comece com o aquecedor solar. Ele possui um custo de investimento menor e que proporciona uma redução drástica na conta de luz. Confira nosso artigo: 6 razões para comprar um aquecedor solar.

E agora, ainda tem mais dúvidas? Deixe seu comentário abaixo dando suas sugestões de post ou nos conte quaisquer de suas dúvidas.


Sobre o Autor

Perfil Foto Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para cr

 

4 comentários em “Como funciona a energia solar?

  • julho 9, 2019 em 11:23
    Permalink

    Sávio, eu tenho um aquecedor solar, adquirido da Brassolar. Muito bom, por sinal.
    Quanto às geração de energia fotovoltaica, é, por enquanto, um desejo. O custo, por enquanto, não é compensador. Principalmente para mim que gasto pouca energia.
    Para o meu caso, o payback seria de 15 anos. Não acho que vale o investimento.
    Quando o custo estiver mais apropriado ao consumo por certo investirei no sistema de energia fotovoltaica.

    Resposta
    • julho 9, 2019 em 15:45
      Permalink

      Opa, Viclei! Muito obrigado pelo depoimento aqui. A conta é logicamente matemática. Vamos Se um sistema irá lhe custar 10.000 de investimento e você vai gerar 100 reais de energia ou de economia, o retorno do investimento vai ser de 1% ao mês, ou seja, em um ano você conseguirá 12%. Mais do dobro da poupança e bem mais do que Selic. O retorno do investimento se paga em 100 meses, ou seja, 8,33 anos. Avalie aí e veja.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 30, 2018 em 11:31
    Permalink

    Excelente matéria, bastante esclarecedora. Já tenho o aquecedor solar adquirido da Brassolar, penso na energia solar mas, o custo , para mim, família pequena ainda não é viável.

    Resposta
    • maio 30, 2018 em 11:49
      Permalink

      Fala comigo, Wanderley! Muito obrigado mais uma vez pela sua participação!

      Fique atento aos custos que a cada vez mais se reduzem em comparação ao retorno do investimento.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *