5 dicas de instalação de aquecedor solar com o abastecimento de água

Dica de instalação de aquecedor solar: Escolher o abastecimento adequado

Instalação de aquecedor solar é algo que demanda um certo conhecimento técnico. Para explicar melhor este assunto, precisamos denominar a composição do aquecedor solar. Um sistema de aquecimento solar é composto, basicamente, por coletor solar e reservatório de armazenamento de água quente (Boiler). Mas para o funcionamento é preciso instalação, envolve o abastecimento de água e a distribuição aos pontos de consumo. Hoje, vamos falar especialmente sobre as principais maneiras de se abastecer um aquecedor solar.

1 – O Boiler é apenas para armazenamento da energia solar

Boiler Reservatorio Aquecedor SolarVamos explicar. O Boiler, como é conhecido por muitos, é o tanque de armazenamento de energia térmica. Ele serve para armazenar a energia solar produzida pelos coletores solar e realiza uma função muito importante. De material específico anticorrosivo em aço inox, possui isolamento térmico contra perda de temperaturas com o ambiente. É responsável por manter a água em temperatura elevada durante toda a noite. Dependendo do tipo de isolamento térmico e das condições de consumo, a água pode ficar vários dias quente, mesmo sem ter insolação.

Na instalação de aquecedor solar, na maioria das vezes, o Boiler é utilizado apenas como armazenador de energia solar térmica, ou seja, para manter a temperatura da água quente. Como a água para o banho é diferente apenas em sua característica de temperatura, não é necessário usar o equipamento exclusivamente para armazenamento de água. Usa-se uma caixa de água comum para reabastecer o sistema. Assim que ocorre o consumo de água quente nos pontos de consumo, há o reabastecimento do aquecedor solar.

Você deve estar se perguntando: se o aquecedor solar possui um armazenamento de água, porque ele precisa de uma caixa de água de abastecimento para funcionar corretamente?

É comum encontrarmos um aquecedor solar do tipo baixa pressão, mas o contrário é bem mais difícil. Se o aquecedor solar é de baixa pressão quer dizer que o Boiler dele foi especificamente produzido para aguentar uma determinada pressão de água, variando de 2 a 5 mca (metros de coluna de água). Se o Boiler aguenta até 5 mca e a caixa de água estiver mais alta do que este limite em relação ao ao mesmo, ele não suportará a pressão exercida pela água e poderá se romper. Existe ainda reservatórios de alta pressão que podem suportar pressões variadas. Dependendo do projeto, porém, o investimento para se produzi-los não justifica o custo benefício. Portanto, é preciso saber qual caixa de água melhor se adequa ao perfil da construção.


Ja baixou sua copia gratuita e-book


2 – Abastecimento de desnível

Este é um dos tipos de abastecimentos mais frequentes. Temos aí uma caixa de água fria convencional mais alta do que o aquecedor solar. Como dito anteriormente, tal caixa de armazenamento é responsável por alimentar o aquecedor solar. Uma caixa d’ água comum tem em seu mecanismo de abastecimento uma boia mecânica. À medida em que há o consumo, automaticamente há também a reposição de de água na mesma. Então, toda vez que o aquecedor solar necessitar de água para reposição, haverá um volume considerável de água. Mas esta caixa de água para o aquecedor solar pode ser a mesma que utilizo em casa?

Aquecedor Solar Abastecimento Desnivel

Pode. Aliás é o mais ideal. Uma casa precisa também de ter uma reserva de água especialmente em tempos em que a mesma é um recurso tão escasso. E se aproveitamos a mesma caixa d’ água ou se  pretendemos acrescentar outra, usar as duas caixas em nível interligadas poderá dobrar sua capacidade de armazenamento.

Funcionamento do aquecedor solar abastecimento em desnível

Bem pensado seria se o telhado fosse feito no formato acima onde mostrei pela figura o abastecimento de desnível. O esquema foi preparado de forma que o coletor solar pudesse ter uma altura de circulação natural.

A água circula naturalmente por gravidade em um processo de convecção. A instalação de aquecedor solar nessas condições é chamada de instalação por termossifão.

Aquecedor solar com circulação natural

Instalacao de Aquecedor Solar Circulacao Natural

Lembramos aí que a caixa de água deve ter altura suficiente para abastecer o boiler.

Então, podemos listar as vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Opção de mais armazenamento de água para épocas de escassez;
  • Equiparação entre a pressão de água quente e fria dos pontos de consumo. Isso facilita a mistura de água quente do aquecedor solar pelo usuário na hora do banho, por exemplo;
  • Permite um menor custo de manutenção já que outros sistemas de abastecimento podem ser mais sensíveis a variações de pressão ou impurezas da água;
Desvantagens
  • Maior custo de projeto estrutural. Normalmente o custo do projeto para levantar uma caixa de água e colocar em um nível superior ao do aquecedor solar é maior. A indicação é que se faça quando estiver construindo a casa;
  • É mais difícil trabalhar o aspecto estético visual. É possível “esconder” a caixa de água, mas acaba sendo trabalhoso e, se não fizermos, prejudica o aspecto visual da construção;

3 – Tanque auxiliar de abastecimento: Auxílio na instalação de aquecedor solar

Tanque auxiliarAlguns tipos de aquecedores possuem a possibilidade de se trabalhar com um acessório, mais conhecido como Caixa Bóia. A Caixa Bóia é uma caixa de água com princípios semelhantes aos de uma outra convencional, porém, em tamanho reduzido, podendo variar entre 5 e 20 litros de capacidade de armazenamento. A função da Caixa Bóia para o aquecedor solar é a mesma de uma caixa de água convencional: reduzir a pressão da água que vem da rede da concessionária. Instalada logo no topo do aquecedor solar ela permite que a pressão de água da rede não comprometa a resistência mecânica do aquecedor solar. Como já dito, se de baixa pressão, não suporta grandes pressões.

Vantagens
  • Facilidade na instalação de aquecedor solar: Permite a instalação rápida e fácil do sistema de abastecimento de água do aquecedor solar;
  • Não compromete os aspectos visuais na estética da faixada do telhado;
  • Menor custo: normalmente tem um menor custo de aquisição e instalação de aquecedor solar. Isto, se comparado ao levantamento de uma estrutura e instalação de uma caixa de água comum.

 

Instalacao de aquecedor solar

Desvantagens
  • Não permite armazenamento adicional de água. Se a água da rede acabar, resta a pouca água de armazenamento do aquecedor solar;
  • Maior custo de manutenção: O mecanismo de abastecimento de água feito pela boia é mais sensível a variações de pressão da rede e a resíduos na água.

4 – Controlador Eletrônico Solar: uma opção na instalação de aquecedor solar

É um usado especificamente para alguns tipos de sistemas, especialmente, os de aquecimento solar a vácuo. Possui diversas nomenclaturas.  Por meio de um controlador eletrônico ele utiliza diversas medidas de temperaturas para fazer uma leitura. Em estilo computadorizado retira água do aquecedor solar, envia aos pontos de consumo e também para reabastecer o sistema. Além disso permite o acionamento automático da resistência elétrica conforme a designação do usuário. Colocando-se o painel em local de fácil acesso da residência, é possível visualizar a temperatura da água do tanque e o seu nível. É possível também programar o sistema para entrada automática de água fria à medida em que ocorre a saída de água quente. Permite também  a entrada de água fria manual e a reposição de água em um determinado horário da preferência.

controlador aquecedor solar Funcionamento
Vantagens
  • Não compromete os aspectos visuais na estética da faixada do telhado;
  • Não precisa de tanque auxiliar e nem de caixa de água mais alta porque trabalha com controle próprio e automático de entrada e saída de água;
  • Menor custo: normalmente tem um menor custo de aquisição e instalação de aquecedor solar se comparado ao levantamento de uma estrutura e instalação de uma caixa de água comum.
Desvantagens
  • Não permite armazenamento adicional de água. Se a água da rede acabar, resta a pouca água de armazenamento do aquecedor solar;
  • Maior custo de manutenção: Pode haver uma incidência de problemas relacionados a queima do aparelho pela sensibilidade a descargas elétricas. Isso pode ocorrer muito quando há queda de raios próximos a residência. Além disso, como é um sistema eletrônico, há maior chance de manutenções em comparação com um sistema mecânico.
  • Dependência da rede elétrica: Nesse caso, para o funcionamento do aquecedor solar, há uma dependência de energia elétrica. Se tivemos falta de luz, não temos aquecedor solar funcionando.

5 – Instalação de aquecedor solar com circulação forçada

Este é um tipo de recurso usado para casos em que, digamos, o telhado da casa não foi pensado para o aquecedor solar. Mas é mais comum e até bem usual usar circulação forçada em prédios ou demandas maiores.  Se o coletor solar não estiver abaixo do boiler em um desnível suficiente para que haja a convecção natural da água, não funciona. Por isso há necessidade de um sistema de bombeamento para que a água quente circule entre boiler e coletor solar.

Aquecedor solar com circulação forçada

Instalacao de Aquecedor Solar Circulacao forcada

A circulação forçada é feita quando não temos a altura de circulação natural. O coletor pode ser colocado acima do boiler e a água circula por meio de uma bomba. Ela é acionada por um controlador diferencial de temperatura (CDT) inteligente. Toda vez que o coletor solar esquenta com uma temperatura de referência acima do boiler a bomba é acionada. Quando a água circula do boiler ao coletor solar a bomba volta a ser desligada por uma diferença de temperatura. Nesta fase a água do coletor solar já está mais fria, o sol bate, volta a aquecer e o processo se reinicia. Isso ocorre durante todo o dia.

Um bom estudo sobre qual melhor tipo de abastecimento de água se adapta ao seu estilo é um dos fatores importantes para evitar desconforto e transtornos em obras que, muitas vezes, apenas não se tem uma boa avaliação do projeto e um bom planejamento. Avalie também qual é a melhor forma de se fazer uma hidráulica de abastecimento ao ponto de consumo pois há sempre maneiras mais adequadas para que evite, principalmente, grandes perdas indevidas de água por conta de tubulações inadequadas. Se a casa já estiver pronta, com acabamento, é possível fazer instalação sem quebrar paredes.

Para mais estudos, confira 6 razões para comprar um aquecedor solar. Você pode ver as vantagens e desvantagens do produto e decidir se vale a pena a compra.


Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*Savio Franca é CEO da Brassolar, empresa desde 2007 no mercado. Na linha de frente desde a sua fundação, já ajudou a tornar mais eficiente mais de 3 mil lares brasileiros com seus equipamentos e ensinamentos. Dono do blog Brassolar com mais de 2800 acessos semanais onde conversa com seus leitores e responde às mais diversas dúvidas. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

114 comentários em “5 dicas de instalação de aquecedor solar com o abastecimento de água

  • junho 22, 2020 em 11:47
    Permalink

    Preciso saber se é possivel colocar uma valvula de retenção num sistema de aquecimento solar, este sistema tem apoio a gás.
    Preciso saber se posso colocar essa valvula na tubulação entre o Coletor e o Boiler. Se ela não vai afetar a circulação, pensando que q a circulaçao será somente por termocirculação, sem bomba auxiliar

    Resposta
    • junho 26, 2020 em 20:12
      Permalink

      Pode ser que atrapalhe sim o funcionamento normal. É bom consultar um técnico da sua região que possa lhe auxiliar melhor nisso. Abraços, Savio

      Resposta
  • maio 28, 2020 em 14:47
    Permalink

    Boa tarde! Gostaria de instalar o sistema em meu sítio, porem fico com receio de faltar água na caixa que tenho sobre a laje que tem capacidade de 1000 lts pois fico as vezes até dois meses sem ir lá. Sempre a deixo cheia antes de sair. Este volume de água de 1000 lts será que não se esgotaria por um longo periodo longo abastecendo o sistema (coletor/boiler)?

    Resposta
    • junho 6, 2020 em 16:07
      Permalink

      Meu caro Haroldo,

      Me desculpe demorar tanto em responder. Estou me dedicando a um novo projeto em vídeo aulas gratuitas por meio de Lives. Esses dias, por exemplo, estou todos os dias assim. Vou te responder bem brevemente e se você tiver mais dúvidas, recomendo participar de uma das minhas Lives no Instagram Brassolar, Facebook ou Youtube para tirar suas outras dúvidas. Me siga no Instagram ou se inscreva lá pelo Youtube que você será notificado quando eu tiver ao vivo.
      Sobre seu caso, o ideal é deixar um registro deixar uma caixa de água tipo de 500 litros com um desvio hidráulico do suspiro do aquecedor solar para ela. Assim a água que fica fervendo e sobrando, vai para ela. Vai lá no meu canal do Youtube e procure pela palavra suspiro. Você vai achar uns vídeos te mostrando com fazer isso.
      um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • outubro 28, 2019 em 23:52
    Permalink

    Meu aquecerdor sai pouca agua fria no chuveiro, tb derrama muita agua pelo ladrão,so que o ladrão é canalizado no aquecedor ,como resover este problema sera que tem alguma valvúla quebrada.

    Resposta
    • outubro 31, 2019 em 22:53
      Permalink

      Caro Marcelo,

      Obrigado pelo comentário… Podem ser várias hipóteses. Responderei sua dúvida na Live ao vivo. A propósito, Live de tira dúvidas será sábado pelo Youtube, às 19h. Mandei um e-mail pra você a respeito. Pode ter ido para seu SPAM. Dê uma olhada.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • outubro 23, 2019 em 23:15
    Permalink

    Boa noite,

    Estou muito na duvida se coloco com alta ou baixa pressão

    Resposta
    • outubro 31, 2019 em 22:54
      Permalink

      Oi Camila, baixa pressão é mais viável economicamente. Mas tem várias questões a se analisar. Responderei sua dúvida na Live ao vivo. A propósito, esta Live de tira dúvidas será sábado pelo Youtube, às 19h. Mandei um e-mail pra você a respeito. Pode ter ido para seu SPAM. Dê uma olhada.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • agosto 19, 2019 em 15:53
    Permalink

    Uma placa foi instalada verticalmente(a placa esta fora de nível), seria esse o motivo do mal funcionamento do sistema?

    Resposta
    • agosto 27, 2019 em 11:41
      Permalink

      Caro Bruno, tudo beleza?

      Não necessariamente. Às vezes para que haja a circulação de água por gravidade é necessário que o coletor solar fique um pouco fora de desnível mesmo. Fique atento se a tubulação de retorno de água quente do coletor para o boiler está sempre ascendente, ou seja, subindo, sem dar “barrigas”. Ela deve ficar a mais próxima possível do boiler. Já a água fria deve ficar na entrada mais distante do coletor solar

      Qualquer coisa, estamos por aqui. Quero lhe pedir uma coisa: avalie sua experiência aqui conosco até agora marcando as estrelinhas e fazendo seu comentário. Clique AQUI e acesse o link de avaliação no Google.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • agosto 14, 2019 em 11:50
    Permalink

    Bom dia!
    Troquei as placar de aquecimento< que eram de tubos de metal, para tubos de vidro com isolamento à vácuo. O problema é que, mesmo o boiler estar uns 30 cm acima da placa de aquecimento, a água quente está indo para o boiler pelo cano de entrada de água fria. Ou seja, o curso da água está invertido. A placa está com desnível, parte mais alta na saída para o boiler. Pelo que percebi, o problema é ar no sistema, pois, ao sangrar, o sistema volta a aquecer normalmente. Mas, tenho que sangrar todo dia. Instalei uma válvula na saída da placa e não resolveu. O que pode ser?
    Capacidade do boiler é de 400 litros e a caixa dágua é de 100 litros.

    Resposta
    • agosto 15, 2019 em 08:48
      Permalink

      Caro Laudelino,

      Só não entendi quando disse que o curso da água está invertido. A água quente que retorna do coletor solar deve entrar na parte de cima do boiler. Já a fria que vai para o coletor solar deve sair da parte de baixo do boiler. Observe também a tubulação que retorna para o boiler se não tem barrigas para formar bolhas. Deve estar rígida no sentido ascendente, nunca descendente. Verifique também se essa caixa de 100 litros está sendo suficiente para abastecer o boiler enquanto você usa a água. Com a falta de água, dependendo de onde for o retorno do coletor solar para o no boiler, pode ser que há aí há entrada de ar nas tubulações de interligação do coletor solar.

      Qualquer coisa, estamos por aqui. Quero lhe pedir uma coisa: avalie sua experiência aqui conosco até agora marcando as estrelinhas e fazendo seu comentário. Clique AQUI e acesse o link de avaliação no Google.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
      • agosto 15, 2019 em 10:58
        Permalink

        Bom dia! Obrigado pelo retorno!
        Quanto à inversão, a água quente está saindo da placa para o boiler pela tubulação da parte de baixo do boiler. A tubulação de saída da placa, está em subida constante até a entrada no boiler pela parte de cima. O coletor está instalado em desnível (mais ou menos 35 graus) e a tubulação de entrada (saída na parte de baixo do boiler) está mais baixa que a tubulação de saida (entrada na parte de cima do boiler). Quanto a faltar água na caixa de 100 lts, vou observar a vazão, mas, acredito que seja suficiente e não chegue a faltar água.
        O técnico que instalou me retornou agora pela manhã informando que vai instalar um sifão na entrada de água quente do boiler.

        Resposta
        • agosto 17, 2019 em 14:19
          Permalink

          Caro Laudelino,

          Além do Sifão, você pode usar uma válvula de retenção. Isso pode ajudar a evitar que a água quente retorne para caixa de água fria.

          Um abraço,

          Savio Franca

          Resposta
          • fevereiro 7, 2021 em 21:24
            Permalink

            Tenho esse sistema em casa. E já faz uns 3 dias que a água que deveria estar fria está fervendo. O que pode ser?

          • fevereiro 13, 2021 em 14:01
            Permalink

            Oi Eliz, tudo bem? Obrigado por participar… Aproveitando antes, peço que avalie como está sendo essas lives ou este meu trabalho pra você. Marque as estrelinhas e deixe seu comentário em: https://g.page/brassolar/review?rc
            Respondi as perguntas desta semana e a sua também neste vídeo a seguir:
            https://youtu.be/rCuBROEMOyQ

            Você já se inscreveu no nosso canal? Se não, aproveite, se inscreva e marque o sininho para receber as notificações de novas publicações. Link: http://bit.ly/brassolar-se-inscreva

            Abraços, Savio Franca

  • julho 31, 2019 em 13:50
    Permalink

    Boa tarde,

    Tenho um sistema de aquecimento por tubos a vácuo e pressurizei as linhas de água fria e quente com bombas acionadas por pressostato, mas não estou conseguindo regular a temperatura na saída da ducha. Ou é totalmente quente ou totalmente fria.
    Pelo que andei pesquisando no meu sistema não tem válvula de retorno no misturador e provavelmente está tendo retorno nas tubulações. Pode ser realmente isto e se for é possível instalar a válvula de retenção na linha após as bombas ou necessita quebrar a parede e instalar junto aos registros no misturador?

    Resposta
    • agosto 5, 2019 em 15:01
      Permalink

      Olá, Estevão,

      Possivelmente essas duas bombas estão desreguladas. Verifique com o instalador ou com o fabricante das bombas.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 26, 2019 em 08:57
    Permalink

    Olá, preciso necessariamente comprar o boiler e as placas da mesma marca? Ou estes sistemas são padrões?

    Obrigado.

    Resposta
    • agosto 5, 2019 em 15:03
      Permalink

      Rodrigo,

      Não são padrões. Mas normalmente quando você escolhe uma marca para um, escolhe para outro. Dependendo da demanda, a Brassolar poderá lhe atender.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 10, 2019 em 09:12
    Permalink

    Olá, tenho um aquecedor solar e o mesmo não esta esquentando como deveria ou seja a agua esta saindo morna, os coletores são de 1x2m e o boiler de 200 litros, as placas bate o sol o dia todo e mesmo assim não sai agua quente, se na saida das placas eu segurar a agua e depois de uns 5 minutos soltar ela sai bem quente, mais no processo normal eu reparei que ela sobe morna e na saida para o coletor sempre esta fria a agua.

    Resposta
    • julho 14, 2019 em 22:19
      Permalink

      Caro Angelo, obrigado por participar aqui conosco.

      Olha, o não funcionamento pode ser vários fatures. Desde ar na tubulação até equipamento mal dimensionado. É preciso fazer uma investigação mais completa. Pode ser instalação fora da norma ou inadequada também. Tire umas fotos iy faça uns vídeos e me mande pelo meu WhatsApp que posso fazer uma avaliação: 31992974000

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • setembro 10, 2019 em 23:16
      Permalink

      Olá, o meu está da mesma forma… conseguiu resolver? obrigado.

      Resposta
      • setembro 11, 2019 em 14:45
        Permalink

        Oi Alan, tudo bem?

        Nos conte mais sobre seu problema detalhando ao máximo que vamos ver como sugerir.

        Qualquer coisa, estamos por aqui. Quero lhe pedir uma coisa: avalie sua experiência aqui conosco até agora marcando as estrelinhas e fazendo seu comentário. Clique AQUI e acesse o link de avaliação no Google.

        Curtiu a nossa conversa?
        Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

        ou

        Curta também nossa página no Facebook.

        Um abraço,

        Savio Franca

        Resposta
  • junho 27, 2019 em 18:17
    Permalink

    Olá boa noite. Tenho uma aquecedor, e toda vez que acaba o fornecimento de água, no outro dia, quando o fornecimento de água e regularizado, tenho q chamar um técnico para fazer manutenção no aparelho porque não sai água no chuveiro(mesmo com o aquecedor cheio de água). Isso é normal?

    Resposta
    • julho 3, 2019 em 12:38
      Permalink

      Prezada Gleiciane,

      É comum ocorrer isso em alguns equipamentos. É ar que entra no boiler e cria-se uma bolsa de ar que impede que a água siga seu caminho. Pode ser um problema no aquecedor solar quanto também na tubulação que leva ao ponto de consumo. Deve evitar faltar água com uma caixa de água maior para abastecê-lo.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • junho 10, 2019 em 09:16
    Permalink

    Qual aquecedor elétrico ou eletrônico usar entre o reservatório de água quente e o cano que vai para o chuveiro de tal forma que nos dias frios e com nuvens ele faz a temperatura da água ficar sempre aquecida e gastando a energia elétrica proporcional à necessidade da temperatura?

    Resposta
  • junho 2, 2019 em 02:18
    Permalink

    Bom dia. É possível a instalação de pressurizador em um boiler de nível? Ou seja, existem boilers de nível de alta pressão? Obrigado!

    Resposta
    • junho 25, 2019 em 10:33
      Permalink

      Guilherme, esta é uma pergunta difícil porque depende de cada fabricante, Guilherme. Mas você pode pressurizar a água depois do boiler e resolver seu problema de pressão. Ok?

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 16, 2019 em 04:06
    Permalink

    Prezado, boa noite!!
    Pensei aqui em um sistema que utilize dois coolers e uma caixa d’água. O que eu gostaria de evitar é o contato da água aquecida com a água fria. Na forma que pensei o bolor 1 só recebe água quente do Boiler 2. Quando a água do Violet 1 esfriar até o mínimo programado ela volta a circular pelas placas até aquecer. Ao aquecer ela para de circular e começa a circular a água do Violet 2 até que o hiper 1 esfrie de novo e o hiper 2 para e recomece o hiper 1.
    O cooler 1 será o boiler pr8ncipal que alimenta toda a demanda de água quente. Ele só recebera água do Violet 2 depois que baixar até o nivel minimo. Isto evita a perda de calor do Violet 1, permite que se gaste toda a água quente e ao chegar no nível minimo ele recebe água do boiler 2 sem misturar com a Deia.
    Assim que o boiler 2 abastece o boiler 1, ele passa a receber a água fria e começa a esquenta-la.
    Supondo o boiler 1 cheio e o 2 cheio também, ambos na temperatura maxima, eles param de circular e só voltam a fazê-lo quando a água atingir a temperatura mínima programada, sendo a prioridade do boiler 1 até esquentar novamente e depois do boiler 2. Assim sucessivamente, usando o mesmo número de placas ou um pouco mais. As águas dos boiler nunca,se misturam e só o 2 alimenta o 1. O 2 é alimentado pela água fria da rua.
    Pensei neste sistema para ter sempre água quente no boiler até que ela seja toda gasta.
    Já fizeram isto?
    Obg

    Resposta
    • junho 25, 2019 em 10:36
      Permalink

      Caro José Antonio, bacana sua participação aqui! Pena que demorei tanto para responder… estava meio ocupado.

      Não acho viável este tipo de sistema. A própria dinâmica da água lhe dá a facilidade de não precisar disso, ou seja, a água quente sempre fica na parte superior e a fria na parte inferior do boiler. O que você precisa é apenas aumentar sua capacidade de produção de água quente, ou seja, mais coletores e ou reservatórios para sua demanda. Mais simples e resolve.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • abril 20, 2019 em 14:51
    Permalink

    Comprei um aquecedor da eco 400 a vacuo, eu mesmo instalei e após umas 2 horas um dos tubos estourou. Será que fiz algo de errado? Vi na internet que ele funciona perfeitamente sem este tudo, mas como faço pra tampar o buraco do boiler?

    Resposta
    • abril 20, 2019 em 17:48
      Permalink

      Caro Sidney,

      Provavelmente estourou por conta de choque térmico. Isso ocorre quando você instala o equipamento e deixa exposto ao sol sem água. Ao encher os tubos nestas condições, ocorre isso. Sobre o equipamento funcionar sem 1 tubo, é possível. A perda de eficiência é pequena. Difícil é você encontrar uma rolha idêntica ao diâmetro do tubo de vácuo e com superfície lisa. Ideal é comprar um tubo novo e repor.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • abril 7, 2019 em 08:10
    Permalink

    Bom dia Sávio, tenho um cliente que tem um boiler de alta pressão a 3 metros do piso e hoje funciona somente o sistema elétrico, porém ele que instalar coletores solar no equipamento, só que o reservatório de água fria fica a 8 metros acima do boiler e consequentemente o local que eu teria pra colocar os coletores também ficaria a uma altura aproximada de 6 metros acima do boiler, funcionária se eu instalasse esse sistema com a bomba de circulação, conseguiria me mandar um esquema? Obrigado eu agradeço.

    Resposta
    • abril 11, 2019 em 08:34
      Permalink

      Caro José Carlos,

      Obrigado pelo contato. Funciona com bomba de recirculação. O esquema é este mesmo que você vê na última figura desse artigo. Vai usar uma bomba com um controlador diferencial de temperatura. É preciso ter conhecimento de programação desses controladores. Tem várias marcas: Fulgauge, Tholz, Ageon… Estas duas últimas marcas são mais fáceis de regular. Quanto à Bomba, verifique a potência de cada uma de acordo altura que joga água. Os manuais técnicos delas vêm descritos isso.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • abril 2, 2019 em 12:11
    Permalink

    Parabéns pelo artigo, muito bom!
    Estou com um problema na minha casa, gostaria da sua opinião.
    Em tenho um boiler e uma caixa dágua de 500 litros (ambos). e a caixa fica uns 50cm acima do boiler. Logo abaixo da laje tenho um banheiro cujo chuveiro estava com pouca pressão, então eu instalei 2 pressurizadores de 120w com fluxostatos somente para esse chuveiro (um para agua quente e outro para agua fria). Quando eu abro qualquer um dos registros (quente ou frio), o fluxostato funciona e liga uma bomba, porém quando ligo o outro, parece que a pressão que está sendo feita pela bomba ligada volta pelo cano do outro sitema que está desligado e o outro fluxostato da outra bomba não é ligada, fazendo com que a agua comece a entrar no outro sitema. Por exemplo, se ligo primeiro a agua fria, a bomba dela liga certinho, só que depois ligando a agua quente, a outra bomba não liga, e começa a vazar agua pelo respiro do boiler.
    Como poderia fazer pra resolver esse problema?

    Resposta
    • abril 2, 2019 em 12:28
      Permalink

      Oi Matheus,

      Instale válvulas de retenção nas tubulações de consumo quente e fria para que a água só desça e nunca volta para trás. Acredito que resolva sua questão.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • janeiro 16, 2019 em 17:12
    Permalink

    Boa tarde!
    Tenho uma dúvida, meu reservatório de água fria fica distante 15 metros da minha residência ( caixa de 2000 litros)e com uma pressão de 4 m.c.a. da base onde irei colocar meu boiler, tenho que colocar também um reservatório embaixo do telhado?

    Resposta
    • janeiro 23, 2019 em 10:02
      Permalink

      Caro Marcelo,

      Isso depende da pressão máxima suportada pelo seu boiler. Veja se consegue especificação técnica do fabricante do boiler. Normalmente, se verifica a altura de desnível da base do boiler em relação à lâmina de água da caixa de água.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
      • janeiro 23, 2019 em 11:04
        Permalink

        Olá amigo!
        O boiler é de baixa pressão suporta 5mca e a diferença de nível da caixa para o boiler é 4 mca, minha duvida é referente ao respiro, como a caixa fica distante da casa como devo proceder com o respiro?

        Resposta
        • janeiro 23, 2019 em 11:30
          Permalink

          Marcelo,

          Você precisa fazer um respiro com uma altura de, no mínimo, 70 cm acima do nível da lâmina de água da caixa de água. Precisa fixá-lo de alguma forma para que o vento não fique o balançando.

          Curtiu a nossa conversa?
          Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

          ou

          Curta também nossa página no Facebook:

          Um abraço,

          Savio Franca

          Resposta
  • janeiro 3, 2019 em 18:51
    Permalink

    olá, para a alimentação das placas a água deve passar pelo reservatório ou pode ser alimentada direto da caixa de apoio?

    Resposta
    • janeiro 4, 2019 em 10:01
      Permalink

      Meu caro Eduardo, não poderá ser direto da caixa de água você deve fazer um processo que chamamos de termossifão. Veja o manual de uso dos nossos equipamento. Lá tem demonstrações de como instalar equipamento com coletor separado da placa.

      Espero ter lhe ajudado neste pergunta.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 12, 2018 em 19:51
    Permalink

    Parabéns pelo artigo. Tenho um sistema com circulação forçada , mas gostaria de otimiza-lo evitando que a água de reposição do boiler proveniente da caixa de água se misture com a quente já armazenada. Não gostaria de usar mais um controlador, então penso em usar uma chave de fluxo na água quente de consumo e uma solenoide na tubulação de entrada fria. Enquanto estiver usando água quente não entra agua fia no boiler. O que o senhor acha ?

    Resposta
    • dezembro 12, 2018 em 21:29
      Permalink

      Acho que não vale a pena. Se o seu equipamento está instalado corretamente de forma que a água fria entre por baixo do boiler, a mesma ficará sempre na parte de baixo do equipamento por ser menos densa. Se você não está tendo a resposta desejada do produto, avalie a possibilidade de colocar mais coletores solar.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 2, 2018 em 09:00
    Permalink

    Bom dia!

    Utilizo o Aquecedor a Vácuo de 360L no total e quando a água ferve dentro do Boiler a água volta para a Caixa Bóia. Isso é normal?

    A Caixa Bóia sofre pressão e a tampa se levanta até começar a transbordar.

    Para resolver o técnico colocou uma Válvula de retenção, mas gerou outro problema que é travar a entrada de água no Boiler e não sair água do chuveiro. Foi retirada a Válvula e voltou a sair água normalmente no chuveiro, mas o problema se transbordar a água da Caixa d’água voltou.

    Ao abrir a Caixa Bóia percebo que a Bóia que é em 3D (disse o técnico) não permite uma entrada de água suficiente para ficar acima da saída da água ou seja, a água que entra dentro do boiler enquanto estou no banho não faz pressão o suficiente empurrando a água e cai pouca água no chuveiro.

    Falando sobre esses dois cenários, tem alguma dica de solução?

    Att,

    Ederlei Lopes

    Resposta
    • dezembro 2, 2018 em 09:01
      Permalink

      Minha Caixa Bóia tem 20L e é toda feia de aço inox.

      Resposta
      • dezembro 2, 2018 em 20:42
        Permalink

        Entendi. Respondi no outro texto.

        Abraços,

        Savio Franca

        Resposta
    • dezembro 2, 2018 em 20:42
      Permalink

      Caro Ederlei,

      É normal em horários de sol forte. A água deve estar fervendo, se expandindo e saindo pelo “ladrão” da caixinha. Certamente a sua demanda de consumo está aquém da capacidade do equipamento. Ou você gasta mais água quente aumentando seu consumo ou inverte alguns tubos de vácuo, inutilizando alguns, deixando seu equipamento um pouco menos eficiente. Isso fará com que a água ferva menos.

      Uma outra dica você encontra é algo parecido com o que fizemos de sugestão para o suspiro. Veja se é possível desviar esta água que sobra do ladrão do seu tanque auxiliar.

      Não vejo que a válvula de retenção vai resolver o seu problema necessariamente.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
      • dezembro 11, 2018 em 01:01
        Permalink

        Obrigado pela dica! Irei ver a possibilidade de realizar. O Ladrão (Respiro da Caixa Boia) infelizmente não está funcionando. O problema é que a Tampa da Caixa Boia se levanta por cauda da pressão e por isso começa a sair a aguá.

        Infelizmente, o fabricante do equipamento diz uma coisa e o técnico outra sobre a valvula de retenção e a caixa boia está um pouco inclinada (Fabricante diz que precisa estar em 90º ) o suspiro está inclinado também ou seja o Boiler não está na posição que deixe o suspiro e a caixa boia em 90º. 🙁

        Resposta
  • novembro 29, 2018 em 20:54
    Permalink

    Gostei de mais o comentário deste aquecedor solar de vácuo. Eu só gostaria de saber, para mim montar um destes para abastecer dois banheiros pequenos de minha casa, qual seria o custo para montar este aquecedor seria um só para os dois banheiros? se tiver uma resposta, muito obrigado. gostei assim mesmo. Abraços

    Resposta
    • dezembro 2, 2018 em 21:53
      Permalink

      Caro Ivo,

      Em breve iremos abrir a oportunidade lote específico com o HOTLOT. É um programa específico para quem deseja comprar e instalar o próprio aquecedor solar. É possível você adquirir o produto e ainda ser treinado para instalar o mesmo por um ótimo negócio. Te convido para entrar na lista de espera que em breve iremos lhe avisar sobre isso.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
        • dezembro 6, 2018 em 07:34
          Permalink

          Ok, Ivo.

          Um abraço,

          Savio Franca

          Resposta
  • novembro 23, 2018 em 13:05
    Permalink

    Muito bom este canal. E voce principalmente pelas explicações pessoalmente.
    Pelo que muito li, a posição das placas solar é essencial para o perfeito funcionamento.
    Para ficar bem explicito sua responta, eu pergunto:
    dentro das placas tem cano de cobre ou inox ou outro material qualquer, devem ser apontados para o norte geografico ou para o sol nascente. (ponta no sentido comprimento das placas no caso 2 mts cumprimento por 1 largura)??
    E a placa inclinada na parte de baixo deve ficar para o norte ou para sul para região abaixo equador??

    Resposta
    • novembro 24, 2018 em 10:04
      Permalink

      Olá, meu caro Melesso,

      Quando instalado no polo sul do hemisfério terrestre, os coletores devem estar inclinados para o Norte. Eu tenho explicações mais claras para você em um outro artigo que fala exatamente sobre o Porque o Norte é tão importante no planejamento da energia solar. Lá você encontra, inclusive, um vídeo que fiz mostrando o passo a passo.

      Espero ter ajudado!

      Avalie a sua experiência conosco no Google deixando seu comentário neste link Aqui.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • novembro 29, 2018 em 20:49
      Permalink

      Ola Melesso, gostei desta explicação do aquecedor solar de vácuo que você mencionou, gostaria de saber para uma casa pequena com dois banheiros e se eu fizer este aquecedor solar qual seria o custo para eu mesmo montar em casa? e Obrigado por uma resposta. abraços.IVO PEREIRA FROTA.

      Resposta
      • dezembro 2, 2018 em 21:54
        Permalink

        Caro Ivo,

        Conforme no outro texto, em breve iremos abrir a oportunidade lote específico com o HOTLOT. É um programa específico para quem deseja comprar e instalar o próprio aquecedor solar. É possível você adquirir o produto e ainda ser treinado para instalar o mesmo por um ótimo negócio. Te convido para entrar na lista de espera que em breve iremos lhe avisar sobre isso.

        Curtiu a nossa conversa?
        Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

        ou

        Curta também nossa página no Facebook:

        Um abraço,

        Savio Franca

        Resposta
  • novembro 22, 2018 em 08:03
    Permalink

    Olá , tenho um reservatório baixa pressão de 200 litros. Tenho problema de pressão da água quente . Quanto mais quente minha água, menor a pressão, geralmente diminui a pressão quando a agua esta acima de 55 graus . Sabem o que pode ser ?

    Resposta
    • novembro 22, 2018 em 21:40
      Permalink

      Resolvi, o suspiro estava com uma válvula de retenção e estava obstruindo a saída .

      Resposta
      • novembro 23, 2018 em 09:09
        Permalink

        Olá, Guilherme!

        Obrigado pelo comentário. Sempre que quiser, estamos à disposição. Talvez não consiga responder com tanta agilidade, mas procuro responder à maioria das perguntas.

        Abraços,

        Savio Franca

        Resposta
    • novembro 23, 2018 em 09:07
      Permalink

      Oi Guilherme,

      Estou olhando aqui sua última resposta. Vou falar nela.

      Abraços,
      Savio Franca

      Resposta
    • dezembro 4, 2018 em 21:34
      Permalink

      Olá.
      Tenho o mesmo problema mas não consegui resolver.
      Estou pensando em instalar um pressurizador.
      Acja que terei resultado?

      Resposta
      • dezembro 6, 2018 em 07:29
        Permalink

        Caro Renato,

        Me explique melhor este seu problema? Um pressurizado deve ser colocado depois da saída do boiler para pressurizar a rede de água fria de sua casa. A questão é que ele aumenta muito a vazão de água. Se você não tiver um sistema com uma boa margem de segurança para a demanda, poderá ficar sem água quente o suficiente para atender a sua.

        Curtiu a nossa conversa?
        Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

        ou

        Curta também nossa página no Facebook:

        Um abraço,

        Savio Franca

        Resposta
  • novembro 14, 2018 em 17:40
    Permalink

    Boa tarde, estou com uma duvida no meu controlador eletronico. O meu boiler não possui poço termometrico para medir a temperatura interna do boiler. O fabricante do boiler falou para eu medir a temperatura no suspiro. Já o fabricante da controladora falou para medir no cano de saida para consumo. Estou medindo no cano de saida para consumo, mas depois que fecho a torneira a medição de temperatura começa a cair. Pelo que entendi, o cano esfria mesmo se a agua no boiler estiver quente. Entendo que o ideal seria colocar o sensor dentro do boiler, mas não tenho como fazer isso. Onde é melhor medir? No respiro ou no cano de saida? Obs: coloquei até isolante termico em volta do sensor e do cano para tentar não perder calorias, mesmo assim com a agua no boiler a 60 graus o cano de saida mede 45 quando as torneiras estão fechadas.

    Resposta
    • novembro 14, 2018 em 18:42
      Permalink

      Caro Lucas,

      Se você abre a água quente, a tendência é que, aos poucos, ela vai esfriando porque automaticamente entrará água fria no Boiler. O ideal é que faça um poço de sensor no próprio cano onde está colocando o sensor. Pesquise sobre isso e deve encontrar onde comprar. Pode ser logo na saída de água quente mesmo. Se colocar no suspiro, pode atrapalhar a ventilação e até mesmo estragar seu equipamento.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • novembro 13, 2018 em 09:19
    Permalink

    Bom dia. Coloquei um boiler de 600 litros, o instalador disse q necessito de 6 placas de 1×1,5, mas não tem espaço disponível no telhado. Pergunta: existe outras opções de placa mais compacta com mesma eficiência? Obrigado

    Resposta
    • novembro 14, 2018 em 18:39
      Permalink

      Caro André,

      Os coletores de tubo de vácuo são mais eficientes e tendem a ocupar menos espaço. Avalie se é possível colocar os coletores em outro local, até mesmo mais altos do que o boiler. Neste caso, deve pensar em uma circulação forçada por meio de bomba. E você pensa: mas bomba, será que vai gastar muita energia para ela? O gasto na bomba é pouco considerado em relação a toda a economia do sistema.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • novembro 9, 2018 em 07:48
    Permalink

    Bom dia, tenho um problema com minha instalacao e nao conseguimos resolver. Apos cerca de 20 minutos de banho a agua esfria, porem se aguardarmos umas 3 horas a agua volta a ficar quente, isso ocorre mesmo em banhos tomados a noite, ou seja volta a esquentar de madrugada, sem sol. Após esse intervalo a agua é extremamente quente, como se tivesse ficado no sol. Nao há reducao de fluxo de água quando o problema surge e mesmo fechando toda a agua fria nao resolve. Ja verificamos todas as conexoes e mudamos a altura da caixa, sem sucesso. Agradeco qualquer ajuda.

    Resposta
    • novembro 9, 2018 em 11:04
      Permalink

      Olá, Renato!

      Imagino que você não tem mais contato com o fabricante do reservatório. Mas acredito que isto tem a ver com algum tipo de pescador de água dentro do reservatório. Pode ser um problema nele que o leve a coletar a água, em um determinado momento, no fundo do reservatório, onde a é mais fria. Não sei qual tipo é o tanque do seu equipamento. Talvez você tenha que trocá-lo.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • outubro 27, 2018 em 20:24
    Permalink

    Qual a melhor opção? Aumentar o número de Placas de Aquecimento (já que servem também de armazenamento de água quente) ou aumentar o tamanho do Boiler ( sabendo que para a manutenção do aquecimento poderá utilizar a resistência elétrica)???
    Pretendo instalar um sistema de Aquecimento de Água. Porém, planejo aumentar no número de placas e não colocar Boiler grande!

    Resposta
    • outubro 28, 2018 em 19:32
      Permalink

      Fhelício,

      A resistência elétrica é interessante ser usada apenas para emergências, em caso de falta de sol, por exemplo. Se você já tem o Boiler, poderá aumentar o número de placas, mas se for um boiler muito pequeno, é interessante que aumente o tamanho.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
      • outubro 30, 2018 em 05:29
        Permalink

        Olá Sávio.
        Sua resposta ajudou muito.
        Porém, gostaria de saber se existe uma orientação de tamanho do Boiler para número de Placas? Ou posso colocar um boiler menor, com várias placas? Já que as placas, também armazenamento água quente e podem ser usadas na hora do banho, por exemplo?.
        Grato em sua atenção.
        Fhelício

        Resposta
        • novembro 9, 2018 em 11:14
          Permalink

          Caro Fhelicio,

          Normalmente se usa, em condições normais de insolação, equipamentos virados para o norte e etc., para cada 200 litros um coletor de 2m². Se você aumenta a quantidade de placas, a eficiência aumenta, funciona, mas você pode ficar com o sistema subutilizado. As placas não armazenam água, são apenas para aquecimento.

          Espero ter ajudado!

          Curtiu a nossa conversa?
          Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

          ou

          Curta também nossa página no Facebook:

          Um abraço,

          Savio Franca

          Resposta
  • outubro 19, 2018 em 11:59
    Permalink

    ola, tudo bem?

    tenho interesse em instalar um boiler solar para abastecer chuveiros e cozinha, mas minha duvida e com relação ao encanamento, uma vez que a residencia tem 10 anos, como faço, tenho que mudar todo o encanamento por conta da agua quente que passara neles ou pode ser instalado normalmente

    Resposta
    • outubro 28, 2018 em 19:06
      Permalink

      Olá, Marcos,

      Há maneiras de você fazer a instalação de água quente sem quebrar paredes. . Neste link que acabei de compartilhar, você pode acessar com mais detalhes o que falo sobre isso.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • setembro 26, 2018 em 13:22
    Permalink

    boa tarde
    tenho um aquecedor solar a vacuo instalado em cima do meu telhado, funciona muito bem, queria saber se posso instalar uma serpentina no fogao a lenha e conectar no boiler do aquecedor a vacuo.

    Resposta
    • outubro 1, 2018 em 14:25
      Permalink

      Jose,

      É possível instalar a serpentina no equipamento à vácuo. A serpentina entra como apoio e complementa o aquecimento. As interligações deverão ser parecidas por um sistema de termossifão onde a água quente volta para a parte mais alta do boiler e a água fria sai da parte mais baixa do mesmo seguindo para a serpentina.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • setembro 15, 2018 em 22:45
    Permalink

    Gostei muito da matéria, sou eletrotécnico aposentado, e estou adquirindo um aquecedor de baixa pressão usado posso usá-lo em nível com a caixa d’água abandonando a bóia que vem num tanque auxiliar sobre o boiler?

    Resposta
  • setembro 15, 2018 em 20:01
    Permalink

    Boa noite
    Tenho desejo instalar o boiler com alimentação dagua quente do fogão a lenha(serpentina),eliminando a placa solar.É possivel? É só fazer a ligação hidraulica como se passasse pelo coletor ou mais complicado?
    Grato

    Resposta
    • setembro 16, 2018 em 11:08
      Permalink

      Jose,

      É possível sim. A serpentina seria o coletor solar. As interligações deverão ser parecidas por um sistema de termossifão onde a água quente volta para a parte mais alta do boiler e a água fria sai da parte mais baixa do mesmo seguindo para a serpentina.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • setembro 14, 2018 em 16:24
    Permalink

    Gostaria de Saber porque a maioria das instalações em boiler a agua fria entra por baixo no mesmo e outro cano sai da parte de baixo e segue até as placas solares e a agua quente que vem das placas, entra por cima no boiler. sendo assim mistura a agua fria com a quente ficando morna.
    – Duvida. porque eles colocam agua fria no boiler pra depois seguir até a placa? nao seria mais facil ligar um cano direto da caixa principal de agua nas placas solares, nesse caso o boiler ficaria sempre com agua quente, pois nao teria entrada de agua fria.

    Resposta
    • setembro 15, 2018 em 16:08
      Permalink

      Caro João,

      A tendência da água fria é sempre descer. E a quente o inverso. Isso tudo pela questão da densidade. A água quente é menos densa do que a água fria. Então se a água fria tem que descer e ficar sempre embaixo, porque obrigá-la a ficar em cima e dar trabalho para ela descer? Este é o raciocínio. Ainda sobre ligar da caixa de água direto no coletor solar, se fizermos isso, não teremos circulação entre coletor solar e reservatório. Aí deixa de existir o processo de aquecimento do que chamamos de termossifão. Logo, é preciso facilitar “a vida” da água. Se não existe circulação por bombeamento, a circulação natural deve ocorrer por uma diferença de densidade.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • setembro 14, 2018 em 10:43
    Permalink

    Bom dia! O que acontece se eu colocar um aquecedor maio? Não usar toda a água? E quando estiver viajando? Vai ter desperdício de água? Obrigado

    Resposta
    • setembro 15, 2018 em 16:13
      Permalink

      Caro Gilberto,

      A tendência é que você tenha um equipamento sempre fervendo e esperdiçando água. Indico que feche o registro de água que alimenta o aquecedor solar enquanto viaja. Após chegar, cuidado ao ligar. Deve ser sempre no período da manhã antes do sol nascer para evitar o choque térmico e a quebra dos coletores.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • agosto 30, 2018 em 17:38
    Permalink

    Boa tarde.
    Tenho um boiller instalado de 300 litros e que tem uma caixa auxiliar acoplada, porem o montador ligou a caixa acoplada na caixa da água da casa ao invés do cano da água da rua devido a não vir água todos os dias na residencia. mas acontece que na encanação está entrando ar e a água começa a sair no chuveiro e depois de uns 10 minutos para e somente retorna se for retirado o ar la no boiller. ja coloquei um suspiro na saída da água quente para os chuveiros mas não resolveu nada. também coloquei um suspiro na saída da água da caixa para a outra caixa do boiller e também não resolveu, e tem também o suspiro que está no boiller. Prestei atenção que a pressão da agua que entra na caixa acoplada do boiller é muito fraca e ocorre que quando se está com o chuveiro ligado acaba a água da caixa de reposição e somente volta a encher quando se para os chuveiros. ou seja a vazão de saída de água quete ta maior do que a vazão da água de reposição (fria) no boiller. Será esse o problema ? está entrando muito ar no boiller e não está saindo o suficiente pelos suspiros ? não sei mais o que fazer. aqui na minha região não temos assistência técnica de nenhuma empresa de aquecimento solar. Você poderia me ajudar. agradeceria e aguardo.

    Resposta
    • setembro 5, 2018 em 05:24
      Permalink

      Ana,

      Não entendi bem o seu problema, mas pode ser que seja a vazão de entrada de água, ou seja, o abastecimento seja pouco. Assim entra ar no seu boiler e falta água. Procure aumentar a vazão de entrada de água. Você pode, por exemplo, colocar uma caixa de água para isso e trocar a tubulação de entrada por uma bitola maior. Em relação à água demorar muito tempo para chegar no ponto de consumo, sugiro você ver: Água quente, será que tenho que esperar tanto tempo pra chegar?.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 20, 2018 em 23:10
    Permalink

    Boa noite ,
    Uma outra empresa instalou o aquecedor solar com um reservatório de 600 litros de baixa pressão em minha casa , e ocorre que depois de 2 anos a resistência do Boiler supostamente blindada estourou e começou a vazar água , inundou o segundo andar, gostaria de saber se isso é um problema de fabricaçao do boiler ou de Instalaçao ? Segundo a empresa q instalou disse q é um problema elétrico, q estourou por uma falta de luz , porém, muito estranho pois praticamente no brasil qual casa que nunca faltou luz , será q o boiler não está adequado a esta situação ? Obrigado

    Resposta
    • julho 25, 2018 em 12:33
      Permalink

      Fala Comigo, Guilherme!

      Agradeço pela sua participação aqui conosco.

      É muito difícil poder afirmar algo nessas circunstâncias. Sobre a questão da resistência elétrica estourar por falta de luz, acho pouco provável. Mas um eletricista poderá lhe informar melhor sobre isso. De toda maneira, independente se é um problema de fabricação ou de instalação, é importante que você trabalhe com a possibilidade de um dia o boiler venha a se romper. Com isso, interessante fazer a proteção da lage pela questão de possíveis vazamentos. O ideal é que faça manutenções periódicas também. Fiz um artigo sobre isso.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 15, 2018 em 18:34
    Permalink

    Boa noite! Tenho um sistema de baixa pressão com Tanque auxiliar de abastecimento, porem tenho enfrentado problemas de falta de vazão (pressão) no chuveiro, saindo pouca agua quente.
    Alguma dica??

    Resposta
    • julho 15, 2018 em 20:23
      Permalink

      Fala comigo, Joao Batista!

      Agradeço pela sua participação aqui conosco. Muito pertinente sua pergunta.

      Pressão/vazão normalmente tem a ver com a altura da fonte de abastecimento de água ou até mesmo com a forma com que a tubulação foi feita. Veja um pouco sobre isso em como fazer um encanamento do aquecedor solar.

      Uma alternativa que você tem é pressurizar as redes de água quente e água fria. Neste caso, você precisará ter 2 pressurizadores, um para cada rede. Na quente, após o aquecedor solar.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • junho 24, 2018 em 21:50
    Permalink

    Boa noite ! Eu tinha um sistema de alta pressão , com vazo de expansão , boiler pressurizado e placas solares. Um dia as placas literalmente estouraram. Troquei por sistema de baixa pressão com tubo a vácuo. Aproveitei o mesmo boiler e foi colocado dois pressurizadores , uma na saída da água fria e um da água quente. Só que em dias que água esquenta muito entra ar no sistema e o pressurizador de água quente fica falhando. Detalhe o fundo da caixa da água está 70cm acima da parte de cima do boiler. O boiler tem o suspiro e o consumo da água quente localizado bem em cima do boler. Agora a empresa que instalou está alegando que o problema é o boiler e quer trocá-lo. Teria alguma solução ? Detalhe: o boiler de 400 LTS não tem boia pescador interna.

    Resposta
    • junho 28, 2018 em 08:57
      Permalink

      Fala comigo, Evandro! Tudo bem?

      Obrigado pela participação aqui comigo.

      O seu problema pode estar mais relacionado com a entrada de ar na tubulação ou no próprio aquecedor solar. Não há vazão suficiente para a entrada de água no aquecedor quando os pressurizadores são acionados. Avalie a possibilidade de trocar a tubulação de entrada de água do equipamento para que ele aumente a vazão por uma bitola maior. Mesmo assim isso não é garantia de funcionamento porque pode ser que a pressão negativa causada pelos pressurizadores após o equipamento faz com que a vazão seja muito superior à entrada de água no equipamento, o que pode justificar a troca do boiler por um outro que tenha uma entrada de água com uma maior vazão. Uma alternativa paliativa seria diminuir um pouco a vazão ou fluxo de água dos seus pressurizadores.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • junho 13, 2018 em 19:30
    Permalink

    O aquecedor solar contendo o tanque auxiliar de abastecimento é necessário a caixa d ‘água comum ser em nível mais alto ou nem precisa da caixa d’ água?

    Resposta
    • junho 14, 2018 em 17:58
      Permalink

      Andre,

      Obrigado pela sua participação aqui conosco!

      O tanque auxiliar é um tipo de caixa de água. Ele substitui a função de uma caixa de água que é quebrar a pressão da rua. Portanto, ao usá-lo, não precisa de levantar a caixa de água.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 30, 2018 em 18:10
    Permalink

    Boa noite
    Em uma casa de 5 pessoas, o boiler de 400 litros é suficiente? Sendo que a caixa de água fria é de 500 litros

    Resposta
    • junho 3, 2018 em 22:43
      Permalink

      Adriana,

      Isso depende da quantidade de coletores porque uma eficiência de um sistema se dá pelo conjunto completo. Além disso, o dimensionamento é feito pelo uso geral de uma casa. Para banhos, por exemplo, existem modelos acoplados de 200 litros que rendem até 8 banhos por dia. Verifique pela eficiência total do sistema em números de banhos pela vazão e tempo do mesmo. Talvez 5 pessoas tomem mais do que 8 banhos por dia e necessite um equipamento maior. Pense nisso!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • abril 21, 2018 em 15:45
    Permalink

    eu tenho um aquecedor solar acoplado , aquele que é abastecido por uma caixinha de 20 litros que é para anular a pressão da água da rede, toda vez que acaba a água da rua ,não sai água quente no chuveiro,eu queria ligar este boiler direto na caixa convencional que está a umas 2 m.c.a de altura, então falei com o fabricante mas ele não mim aconselhou não fazer isso alegando que pode danificar os sistemas do boiler, pergunto, se o meu boiler suporta ate 5 m.c.a o que impede? desde já muito grato.

    Resposta
    • abril 22, 2018 em 10:59
      Permalink

      Caro José Altamiro,

      Muito obrigado pela sua participação. Vamos lá…

      Se o seu boiler suporta pressão acima de 2 MCA e esta é a pressão que você tem como base para uso, então não faz sentido o equipamento não suportar e ser danificado por esse motivo. O tanque auxiliar não é um item fundamental para o funcionamento do equipamento, mas apenas para quebrar a pressão da rua quando não se quer aplicar uma outra opção. A caixa de água mais alta é uma excelente opção para falta de água da rua. Por outro lado, cada fabricante tem as recomendações e é comum darem garantia ao produto quando forem seguidas as recomendações no manual do usuário ou de montagem. É preciso realmente você questionar a este fabricante porque ele alega que pode danificar os sistemas do boiler.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • março 21, 2018 em 15:41
      Permalink

      Ednaldo,

      É possível sim. Mas é necessário um Boiler próprio para isso. Neste caso, a caixa de água vai trabalhar no mesmo nível do boiler.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 22, 2017 em 17:26
    Permalink

    Boa tarde!
    Tenho interesse de instalar com dois boilers, posso fazer isto ligando em sério ou paralelo.
    Poderia me explicar? Se der, podemos negociar o equipamento.
    Fico no aguardo.
    Eduardo.

    Resposta
    • dezembro 26, 2017 em 15:11
      Permalink

      Caro Eduardo,

      Muito obrigado pelo seu comentário!

      É possível usar dois boilers sim. Inicialmente, o mais interessante é fazer em série mantendo um dos equipamentos com uma função mais de armazenamento da água quente. Você pode nos enviar uma solicitação com os seus dados para que possamos entrar em contato. Preencha nosso formulário de atendimento pelo: http://www.brassolar.com.br/contato

      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • outubro 29, 2017 em 18:36
    Permalink

    Tem vontade de colocar um aquecedor solar em casa gostaria de saber se posso temperar a água do aquecedor solar com água da rua e com água da caixa pois meu banheiro tem essas duas opções eu poderia usar água da caixa ou água da rua

    Resposta
    • outubro 29, 2017 em 21:16
      Permalink

      Olá Florivaldo,

      Obrigado por participar conosco.

      Você poderá usar a água da rua no chuveiro para temperar a água quente, mas terá muito trabalho para fazer a mistura adequada e que seja confortável ao banho. A água da rua terá uma pressão maior do que a água quente que virá do aquecedor solar. Portanto, a pressão maior, no caso a da rua, sobrepõe a outra. Não aconselho fazer isso. O ideal que que você tenha a fria e a quente com pressões semelhantes.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • julho 25, 2017 em 18:42
      Permalink

      Obrigado pelo contato.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *