6 razões para comprar um aquecedor solar

Vale a pena ter um aquecedor solar?

Entender as vantagens e desvantagens do aquecedor solar é o principal ponto. Veja como é fácil decidir se vale mesmo a pena este investimento.

O aquecedor solar é um bem considerado durável, mas como qualquer outro produto, o primeiro passo para descobrir se vale a pena, é responder: “Será que preciso de comprar um aquecedor solar?” Neste tópico vamos falar dos principais fatores que levam uma pessoa a decidir se vale a pena ou não comprar um aquecedor solar.

A compra de um produto só é concretizada quando realmente não temos mais dúvidas de que ele vai resolver um problema em nossa vida. A melhor forma de descobrir isso é pesquisando, avaliando com amigos, referências na internet ou, de repente, comprando o produto. Mas aí vem aquele receio: Quantas vezes já nos decepcionamos por comprar um produto ou serviço? Para tirar de vez essa sua dúvida, precisamos saber quais são os benefícios que o produto oferece. Depois disso, avaliar os prós e contras, ou seja, as vantagens e as desvantagens.

Aquecedor Solar: vantagens e desvantagens

Vantagens do aquecedor solar

A energia solar, por si só, por ser considerada uma energia limpa é, a princípio, inesgotável. Mas a energia solar tem vários usos e aplicações. O aquecedor solar trabalha com a conversão da energia solar em energia térmica, da qual é aplicada pelo uso da água quente. Em outras formas gerais ou outro ponto de vista, é possível avaliar as vantagens e desvantagens da energia solar. Vamos direcionar nosso foco aqui à energia solar térmica, ou seja o aquecedor solar. Apresento a seguir 6 razões:

1 – Sustentabilidade

Energia limpa, renovável e não poluente. O aproveitamento da energia solar em suas várias formas, por si só, já nos dá uma sensação de dever cumprido. O uso da energia solar térmica evita, por exemplo, o alagamento de áreas pela construção de usinas hidroelétricas.

3 razoes para comprar um aquecedor solar2 – Conforto

Todo usuário frequente de um sistema de aquecimento solar sabe bem o que é o conforto de um banho de aquecedor solar. Esquece aquele pinga-pinga do chuveiro elétrico. Já pensou como é ruim quando chega aquele tempo de frio, a gente procura aumentar a temperatura do chuveiro e não consegue? Além disso, o uso da água quente em hidromassagem e lavatório é um diferencial no conforto pessoal.

Chuveiro Eletrico e Aquecedor Solar3 – Economia

Este é um dos principais pontos observados de quem está avaliando a compra de um aquecedor solar. Muitos perguntam: “economiza mesmo?”. Sim, claro. Só pensar que um chuveiro elétrico de 4.500W de potência, consome energia equivalente à 300 lâmpadas ligadas ao mesmo tempo. A economia para quem coloca um aquecedor solar pode chegar a 80% na redução da conta de luz.

4 – Rentabilidade

Por ter um retorno de investimento considerado um dos mais rápidos do mercado, ter um aquecedor solar é uma forma de ganhar dinheiro quando consideramos o rápido retorno de investimento. O retorno de investimento pode variar entre 1,5 anos e 3 anos aproximadamente.

5 – Valorização de Imóvel

Nunca se sabe o que vem no futuro. Se está pensando em vender o seu imóvel algum dia, pode ficar tranquilo que a valorização é bem significativa em relação ao investimento. Um imóvel pode chegar a valorizar cerca de 10% após a implementação do sistema de aquecimento solar.

6 – Abundância

A energia solar é extremamente abundante. O seu melhor aproveitamento, ajuda a reduzir o risco de apagões. Na falta de luz, quem tem um aquecedor solar sabe do seu momento de alegria: Tomar banho quente mesmo se há falta de luz.

Desvantagens do aquecedor solar

Quanto há Menor insolação

Para tempos nublados ou de pouca insolação, há uma redução de produção de energia e o seu desempenho cai. Por isso, é interessante contar sempre com um apoio elétrico de resistência elétrica ou chuveiro elétrico. Mas um bom planejamento é o primeiro passo para uma boa compra.

Em Regiões mais frias

Apesar de a maioria das regiões brasileiras possuírem altos índices de radiação solar, há alguns locais que chegam a cair geada. Para alguns modelos de aquecimento solar ainda há o risco de quebra dos coletores por congelamento. Por isso o aquecedor solar com isolamento térmico à vácuo é a melhor solução para estes casos. Usar modelos que absorvem maior radiação de energia e possuem resistência à baixas temperaturas é uma boa solução. Um sistema de apoio à Gás também pode tornar situações mais extremas de frio mais confortáveis e com um melhor custo benefício.

Em resumo, há outras inúmeros vantagens que o aquecedor solar promove. É preciso, no entanto, ficar atento como será a aplicação, bem como as formas de instalação do mesmo. É simples decidir como fazer a melhor compra de um aquecedor solar. Conheça bem o profissional ou a empresa  certa que vai instalar.

E agora, ainda tem mais dúvidas? Deixe seu comentário abaixo dando suas sugestões de post ou nos conte quaisquer de suas dúvidas.


Sobre o Autor

Perfil Foto Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para cr

 

 

2 comentários em “6 razões para comprar um aquecedor solar

  • junho 17, 2018 em 11:40
    Permalink

    Fiz um investimento nisso, gastei ao todo quase ou mais de 16 mil reais e nao estou satisfeito … o custo Da energia elétrica utilizada nos dias frios e sem sol, para manter a agua quente, via resistência ( resistor) do reservatório é absurdo para aquecer a água … aumenta meu consumo em 300 reais ou mais por mês … Um investimento que nao aconselho !!! Luiz Paranaguá PR.

    Resposta
    • junho 20, 2018 em 11:31
      Permalink

      Caro Luiz,

      Obrigado pela sua participação!

      É uma pena não ter ficado satisfeito. Suspeito que você deve ter tido vários problemas com os profissionais que fizeram o dimensionamento, o fornecimento e a instalação do seu equipamento. Infelizmente estas são as principais causas da falta de satisfação dos clientes. Um equipamento bem dimensionado e bem instalado dificilmente precisa do acionamento do apoio elétrico e o custo para isto geralmente é pouco representativo. Fizemos um artigo e você pode abrir o link a seguir, que mostra o Planejamento: o primeiro passo para uma boa compra do aquecedor solar. Se precisar de algum apoio para, de repente, solucionar este problema, estamos à disposição.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *