O que usar: Aquecedor Elétrico ou Chuveiro elétrico como apoio?

Qual é a melhor opção: Aquecedor elétrico ou chuveiro elétrico?

O aquecedor solar, como próprio nome sugere, funciona por meio da energia do sol. Mas o que fazer com nos períodos chuvosos?  Neste artigo vamos que o uso do aquecedor elétrico por meio de da resistência elétrica ou do chuveiro elétrico como sistema de apoio nestes períodos é uma solução muito usual.

Um aquecedor solar para ser mesmo bom precisa eficiente. Quanto mais eficiente, melhor a produção e aproveitamento da energia. A eficiência de um sistema de aquecimento solar é encontrada, primeiro, a partir do coletor solar. Existem vários tipos de coletores solar. Entre os mais eficientes, destaca-se o coletor solar de tubos de vácuo. Ele possui o isolamento térmico próximo dos 100% de eficiência.

Em segundo lugar e não menos importante, a eficiência do Reservatório Térmico (Boiler) é dada, necessariamente, pelo seu isolamento térmico. Apesar do princípio básico seja o de armazenamento de água, manter a água quente é mais importante. No final das contas, o boiler do aquecedor solar é apenas para armazenamento da energia solar.

O terceiro ponto, se temos um coletor solar e um boiler eficiente, precisamos de um bom dimensionamento do sistema de aquecimento solar. Em qualquer caso é preciso avaliar a demanda com a necessidade de geração de energia. Se o consumo de água for superior à capacidade de produção de energia do aquecedor solar, irá faltar água quente com frequência ou, quem sabe, tão logo ter um dia com pouca insolação. Então, ao comprar um aquecedor solar, avalie bem a demanda medindo a vazão dos chuveiros e o uso nos outros pontos de consumo.


Ja baixou sua copia gratuita e-book


Mas ainda assim preciso de aquecedor elétrico no sistema de aquecimento solar?

Sim. É prudente deixar um aquecedor elétrico na residência. Mesmo com todos os cuidados dos passos anteriores, para maior conforto e comodidade, sempre pense em um “Plano B”. Procure deixar um aquecedor elétrico para emergências naqueles longos dias chuvosos. A instalação de um aquecedor elétrico no boiler ou o próprio chuveiro elétrico podem ser a solução.

E então, qual é melhor, aquecedor elétrico ou chuveiro elétrico?

Depende. É preciso antes, responder algumas perguntas. Qual dos itens você mais prioriza: o conforto ou a economia?

Resistência ElétricaO aquecedor elétrico por meio da resistência elétrica instalada no boiler é uma opção que prioriza mais o conforto. Ele aquece a água automaticamente sempre que estiver acionado. Assim, leva-se muito tempo para aquecer toda a água do aquecedor solar até que seja desligado, provocando um maior consumo de energia elétrica. É possível minimizar tal consumo com uma chave disjuntora elétrica exclusiva. Mas, mesmo assim, se a prioridade é reduzir ao máximo o consumo elétrico com o máximo de eficiência possível, melhor o chuveiro elétrico.

Caso o projeto contemple o uso de banheira de hidromassagem, a instalação de um aquecedor elétrico é uma boa dica já que o mesmo só será acionado para completar a temperatura da água, caso necessário.

Chuveiro Eletrico e Aquecedor SolarO Chuveiro elétrico é o vilão do consumo da casa. Um chuveiro elétrico ligado pode chegar a um consumo de 300 lâmpadas ligadas ao mesmo tempo. Mas, neste caso, só será usado em períodos críticos e no momento de um e outro banho. Se no dia seguinte houver aumento da insolação, não haverá mais necessidade do uso deste e de nenhum outro apoio elétrico. Em um sistema de aquecimento solar bem dimensionado, o uso do apoio elétrico pode ser raro. Na maioria das cidades brasileiras o índice de radiação solar é alto. O uso do aquecedor solar em Belo Horizonte, por exemplo, que é mais comum do que no restante do país, cerca de 80% dos dias do ano são ensolarados.

Concluindo, o primeiro passo é a escolha de um bom sistema de aquecimento solar que tenha coletor solar e boiler mais eficientes. Em seguida, avalie com uma empresa ou profissional da área qual melhor dimensionamento lhe atende. Por último, opte por um apoio elétrico que adeque melhor ao seu perfil residencial.

Se você ainda está com dúvida sobre as vantagens e desvantagens, confira 6 razões para comprar um aquecedor solar.



Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

2 comentários em “O que usar: Aquecedor Elétrico ou Chuveiro elétrico como apoio?

  • setembro 25, 2018 em 13:11
    Permalink

    Boa tarde! Precisava de uma informacao e queria saber se pode me ajudar. Tenho um boiler eletrico bem antigo, que vou precisar substituir porque queimou. Tenho encontrado aqucedores solares, que os vendedores dizem que tem a dupla funçao: solar e eletrico. A minha duvida é o aquecimento eletrico é tao eficiente mesmo sem eu fazer uso do solar? Porque eu nao tenho a captura do solar.
    Agradeço antecipadamente!
    Att

    Resposta
    • outubro 1, 2018 em 14:23
      Permalink

      Olá, Luzia! Desculpe a demora em responder desta vez. Eu tive resolvendo algumas questões pessoais que me impediram a rapidez na sua resposta.

      Você poderá aquecer o aquecedor solar com o apoio elétrico tão somente, ou seja, o elétrico será suficiente para aquecer sua água sozinho. Interessante é que tenha o solar como principal e o elétrico apenas como apoio em caso de emergências ou falta de sol.

      O problema do aquecedor elétrico quando trabalha sozinho é que ele fica muito tempo em ligado ou em uso. Isso lhe dá uma vida útil reduzida e você terá que ter substituí-lo com certa frequência.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *