Penso em comprar um aquecedor solar. Mas será que consigo instalação sem quebrar paredes?

Instalação sem quebrar paredes é o truque pra quem já tem tudo pronto

Quantas vezes a gente faz uma obra em nossa casa e se arrepende depois porque não planejamos direito? Muitas, não é mesmo! Casos parecidos surgem diariamente. É o caso, por exemplo, quando decidimos que vamos colocar um aquecedor solar em nossa casa. A casa está pronta, com o acabamento finalizado e não tenho pré disposição para água quente. Mas precisa de tubulação de água quente? Sim, precisa. Para que a água quente do aquecedor solar chegue até o ponto de consumo é preciso uma tubulação hidráulica específica. Esta mesma leva a água quente até o ponto de consumo. É preciso ter uma tubulação própria, resistente a altas temperaturas que conduzirá a água quente do aquecedor solar ao ponto de consumo. E se a casa está pronta, que é possível o aquecedor solar sem quebrar paredes?

A seguir podemos ver dois tipos de tubulações no início da rede. Uma tubulação de água fria na cor mais escura e uma outra para água quente, na cor mais clara (branca).

De onde tiro a água para abastecer o aquecedor solar

Hoje em dia, já há vários tipos de tubulações com materiais super modernos que suportam altas temperaturas, evitando aquelas tubulações antigas de aço galvanizados e até mesmo em cobre. A tubulação de material em CPVC, por exemplo, tem sido cada vez  mais usada e é muito prática para instalações. Com uma cola especial, facilmente se faz a instalação da água quente permitindo que toda a água que saia do aquecedor solar seja usada com segurança. Esta tubulação é tão prática que não precisa de soldagem como ocorre com o material de cobre. Antigamente precisávamos usar ferramentas complexas como o maçarico que é necessário o tubo de cobre.


Ja baixou sua copia gratuita e-book


Como instalar o aquecedor solar sem quebrar paredes?

E então aí veio a dúvida principal: se não tenho tubulação própria para água quente, tenho que quebrar paredes da minha casa? Nem sempre. Hoje em dia já temos no mercado misturadores externos, com acabamento arrojado em material cromado, permitindo que seja levada água quente do aquecedor solar até o ponto de consumo sem que seja necessário quebrar paredes e ainda, sem comprometer a estética. A seguir, temos dois casos: primeiro com a instalação quebrando as cerâmicas próximas onde há necessidade de passar a água quente e a outra com o misturador externo e se consegue a instalação do aquecedor solar sem quebrar paredes.

Instalação sem quebrar paredes Chuveiro

Então, temos aí a resposta demonstrada. Nem sempre há necessidade de se quebrar paredes para se fazer uma instalação de um aquecedor solar em uma casa. Nesta última figura, vimos que houve um pequeno furo no teto para que a tubulação de água fosse levada até o ponto de consumo, que neste caso, o chuveiro. E há outras várias formas de se fazer esta adequação mesmo que a casa possua um outro pavimento superior. É possível que esta tubulação venha nas laterais sendo conduzida externamente pela casa. Então, mesmo em prédios que não possuem uma rede hidráulica preparada é possível a instalação da água quente do aquecedor solar sem quebrar paredes.

A seguir, um vídeo em que eu fiz uma demonstração de como é a aplicação do misturador externo sem quebrar paredes na prática:

Passo a passo como fazer instalação sem quebrar pardes

Fiz também um vídeo que mostra o passo a passo de como fazer a instalação sem quebrar paredes, do início ao fim.

Dá para levar água do aquecedor solar até a cozinha sem quebrar paredes?

Então, vem novas perguntas. E se eu quiser colocar água quente na cozinha, como faço? Ela fica tão mais distante! Tem jeito sim e sem quebrar paredes. Veja a seguir um misturador externo que substituiu outro para que seja possível levar água quente até a cozinha.

Instalação sem quebrar paredes Cozinha

Mas ainda temos uma missão possível. É preciso que a tubulação chegue até este novo ponto de água quente. Há várias situações. Algumas delas fica a seu critério em relação a como esconder a tubulação que deverá passar por algum lugar até chegar ao ponto de consumo.

Precisa mesmo quebrar paredes

Há a opção de se levar a água a tal ponto de consumo abrindo o fissura na na parte externa da parede, conforme foto ao lado. Tal parede que fica do outro lado da torneira da cozinha é de fácil acesso e permite certas facilidades porque, muitas vezes, não possui cerâmica. Com um pouco de sorte, esta instalação que vimos sofreu apenas a quebra de uma cerâmica. Uma outra opção é deixar a tubulação aparente fixada por abraçadeiras. Isso é possível definir conforme a complexidade ou o gosto particular.

Resumindo, há várias formas de se fazer adaptações e existem profissionais no mercado que fazem isso com competência. A Brassolar é especialista no assunto, possui capacidade técnica e uma vasta experiência também neste tipo de serviço. Para conhecer mais sobre a empresa, clique aqui e saiba mais quem somos.



Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é CEO da Brassolar, empresa com 12 anos de mercado. Na linha de frente desde a sua fundação, já ajudou a tornar mais eficiente mais de 3 mil lares brasileiros com seus equipamentos e ensinamentos. Dono do blog Brassolar com mais de 1200 acessos semanais onde conversa com seus leitores e responde às mais diversas dúvidas. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

4 comentários em “Penso em comprar um aquecedor solar. Mas será que consigo instalação sem quebrar paredes?

  • dezembro 5, 2018 em 08:43
    Permalink

    olá savio, bom dia, eu estou interessado em colocar esse misturador externo, porem eu tenho uma duvida, em casa o registro a ser utilizado é agua da pressao da rua, quando eu abrir o registro da rua juntamente q o da agua quente será q a agua da rua nao vai dar retorno no misturador e subir a agua quente novamente pro reservatorio? tipo, ao inves de misturar a agua ele vai jogar a agua pra cima?
    desde ja agradeço o contato

    Resposta
    • dezembro 6, 2018 em 07:26
      Permalink

      Caro Everton,

      Não necessariamente a água vai voltar para o reservatório. Automaticamente, ao abrir a água quente, você abrirá a água fria aos poucos até chegar na temperatura ideal. Quando isso ocorrer, a pressão não será forte suficiente para ir até o aquecedor. Detalhe: este é um procedimento difícil de fazer já que quando abrir a água fria da rua ela virá com muita pressão, dificultando a mistura. Melhor considerar água fria que não venha da rua.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • maio 30, 2018 em 11:12
      Permalink

      Sebastian,

      Obrigado pelo comentário! Manterei contato com você pelo e-mail.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *