Aterramento de chuveiro: Veja como é importante para evitar choque elétrico

Aterramento de chuveiro aparece como uma das soluções simples que podem lhe ajudar a resolver o problema do choque elétrico. Não sei se já aconteceu com você, mas às vezes algumas pessoas questionam para mim: porque tomo choque no meu registro do chuveiro?

Acesse também:

Choque elétrico no chuveiro: Eu poderia morrer no banho?

Misturador de água quente: Monocomando ou Bicomando?

O chuveiro elétrico é um aparelho energizado pela rede de energia da casa. Para que ele funcione, precisa, no mínimo, de uma corrente com tensão positiva e outra negativa. Mas o funcionamento básico talvez não atenda nem os requisitos técnicos muito menos a segurança do produto. A maioria dos aparelhos domésticos possui entrada para alimentação de energia juntamente a um fio terra. Porém, muitas vezes o seu uso é ignorado. Aí que vem questão. A falta do uso aterramento de chuveiro elétrico pode provocar choque elétrico. Por isso, a orientação é sempre ter um fio terra ligado na rede do chuveiro. Nas instalações de aquecimento solar, o uso do fio terra é importantíssimo.

Como fazer o aterramento de chuveiro para evitar o choque elétrico

O fio terra vem no chuveiro de fábrica. Por padrão ele é dar cor verde e amarela. Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso. Na falta do fio de aterramento a opção (menos segura, mas ainda viável) é a fase neutra. Para isso, você deve ter uma chave de teste. O fio positivo será identificado facilmente porque vai acender quando usar a chave de teste.

Veja na prática como fazer o aterramento e chuveiro nesse vídeo a seguir:

Só uma pequena correção sobre o vídeo: Na corrente alternada (essa que usamos em nossas casas), não há fase negativa e sim neutra. Então onde falei fase negativa, quis dizer fase neutra.

Saber desta informação é o primeiro passo. Confira com um eletricista estas questões na sua casa. Se não entende nada de energia elétrica, cuidado porque o choque elétrico pode até matar. Já existem casos até de pessoas que sofreram sérios problemas no próprio banho por falta de cuidado.

Fez sentido pra você este artigo? Então compartilhe com seus amigos. Abaixo também tem as opções de comentários.


Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é CEO da Brassolar, empresa com 12 anos de mercado. Na linha de frente desde a sua fundação, já ajudou a tornar mais eficiente mais de 3 mil lares brasileiros com seus equipamentos e ensinamentos. Dono do blog brassolar com mais de 1200 acessos semanais onde conversa com seus leitores e responde às mais diversas dúvidas. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

8 comentários em “Aterramento de chuveiro: Veja como é importante para evitar choque elétrico

  • agosto 30, 2019 em 14:56
    Permalink

    Olá boa tarde!o fio terra que é ligado no fio verde do chuveiro é energizado.Pq fui fazer uma instalação e encostei o neutro da ligação no terra e deu curto.Isto é normal ou tem algum problema?grato…

    Resposta
    • setembro 3, 2019 em 09:37
      Permalink

      Caro Sidney,

      O Fio terra é de aterramento e não deve ser energizado. Certamente está com ligação inadequada. Precisa ver com um eletricista para não correr risco aí, tá? Você deve ter um fio de aterramento próprio para isso.

      Qualquer coisa, estamos por aqui. Quero lhe pedir uma coisa: avalie sua experiência aqui conosco até agora marcando as estrelinhas e fazendo seu comentário. Clique AQUI e acesse o link de avaliação no Google.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 28, 2018 em 23:38
    Permalink

    Estou instalando um chuveiro elétrico em um caminhão, o piso é de lata e vai ser colocado um borrachão, ele vai servir para a pessoa chegar nos parque de rodeio, ligar o caminhão na rede do parque e tomar um banho quente, nesse caso, como faço o procedimento do terra??

    Resposta
    • janeiro 1, 2019 em 10:45
      Permalink

      Caro Wagner,

      Obrigado pelo comentário…

      Na rede que você vai trazer do parque não tem aterramento para você trazer? Se não for possível isso, veja se consegue fazer um aterramento no chão, próximo onde fica o caminhão. Consulte um eletricista para ver as questões de profundidade. Normalmente se enfia uma haste de cobre no chão por alguns metros para se fazer o aterramento.

      Espero que tenha lhe ajudado.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 1, 2018 em 13:48
    Permalink

    se fio neutro for aterrado, normalmente o e, entao, na falta do neutro da rua tera o terra da casa

    Resposta
    • dezembro 2, 2018 em 20:45
      Permalink

      Caro Marcio,

      Você deve sim ter um aterramento, ainda que seja da própria casa. Consulte um eletricista, conforme o caso.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • junho 28, 2018 em 20:43
    Permalink

    Nunca devemos ligar o fio terra no negativo, pois na falta do negativo a corrente será transferida.

    Resposta
    • junho 29, 2018 em 09:44
      Permalink

      Caro Eduardo. Obrigado pela dica!

      Cometi um equívoco quando troquei ‘fase neutra’ por ‘fase negativa’. Fiz as alterações no texto.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *