Choque elétrico no chuveiro: Eu poderia morrer no banho?

Você já tomou choque elétrico no chuveiro? Já pensou o que um choque elétrico debaixo de um banho é capaz de fazer?

Por incrível que pareça pode sim ser um grande risco à nossas vidas se, no momento do banho, tomarmos um choque elétrico no chuveiro.

O que pode causar um choque elétrico no chuveiro

Um choque elétrico no chuveiro acontece porque em um corpo molhado é mais fácil de transmitir corrente elétrica. O que caracteriza o choque.

A corrente elétrica sempre irá preferir percorrer o “caminho mais fácil”. Se tudo estiver funcionando normalmente ela irá passar pela resistência do chuveiro elétrico, esquentar a água e “ir embora”.

A situação começa a ficar mais complicada se, por algum motivo, a corrente elétrica encontra um “caminho mais fácil” de passar por meio do nosso corpo.

Como se leva um choque elétrico no chuveiro

  • Líquidos salinizados – A energia tem mais facilidade de ser conduzida por meio de líquidos mais salinizados. Em outras palavras, água salgada, suja ou com bastantes sais minerais pode facilitar isto. Então a água tratada de forma adequada dificilmente conduzirá uma corrente elétrica.
  • choque-eletrico-no-chuveiro-04Espaçamento das gotas – Sabemos que o ar possui uma grande resistência em transmitir eletricidade sob condições normais. Então em um chuveiro comum, geralmente os furos para sair a água são pequenos e espaçados. Isso causa um distanciamento entre duas gotas que caem uma seguida da outra. Isto é mais um complicador para a transmissão de energia, pois existe ar entre as gotas.
  • Resistência elétrica do chuveiro queimada/danificada – Já que a corrente elétrica está sempre tentando o melhor caminho, se a resistência elétrica do chuveiro estiver rompida e o chuveiro ligado, por mais difícil que seja passar pela água, este caminho pode ser a melhor escolha pra ela.
  • Aterramento Por ser o “Salva Vidas” contra os choque elétricos, este se torna indispensável caso as condições acima sejam favoráveis para a corrente elétrica alcançar seu corpo. Sabe por quê? O aterramento é feito pelo fio terra que fica ligado na água, conduzindo a eletricidade para outro caminho. Então como a eletricidade sempre prefere o “melhor caminho”, se na pior das hipóteses ela “tentar passar” pela água, o aterramento entra em ação e leva a energia embora por outro caminho. E aí, você tem o aterramento bem feito?

 

  • choque-eletrico-no-chuveiro-05Pico de energia Quando se tem um aumento repentino de energia concentrado em algum ponto específico, a energia pode se dissipar. Ela pode passar por vários caminhos diferentes ao mesmo tempo, inclusive pela água. Então, em tempestades com relâmpagos e raios, é um risco tomar banho mesmo se o aterramento estiver bem feito.

 

choque-eletrico-no-chuveiro-02Dicas para não morrer em choque elétrico no chuveiro:

  • Evite tomar banho utilizando águas que venham diretamente da terra ou alguma fonte sem tratamento;
  • Quando for adquirir algum chuveiro novo, dê preferência para chuveiros que tenham os orifícios mais finos e espaçados. Geralmente são chuveiros maiores;
  • Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”.
  • Providencie o aterramento do seu chuveiro caso este não esteja feito. O aterramento as vezes não é tão simples de ser feito e algumas pessoas até optam por aterrar pelo fio “neutro”. Porém, neste caso, temos 2 problemas:
    • Existem residências que possuem 2 fases, por exemplo com tensão 110v cada, ou seja, não tem neutro.
    • Em uma manutenção na rede elétrica onde o neutro for interrompido, o aterramento pode se transformar em fase. Isto pode provocar um grave acidente.
  • Evite tomar banhos em meio a chuvas fortes e tempestades. Mas calma, ninguém está falando que não se deve tomar banho durante a chuva. Só temos que ficar atento aos raios e picos que podem ocorrer no momento. Um banhozinho rápido em uma chuva leve não faz mal a ninguém! Afinal de contas a chance de ser atingido por um raio é de 1 em 775 mil, quiçá ser atingido no momento do banho…

Dica para ficar livre do choque elétrico no chuveiro

Temos mais uma dica para você reduzir ainda mais as chances de tomar um choque no chuveiro elétrico: utilizando o aquecedor solar. Além de reduzir o uso do chuveiro elétrico deixando também de gastar energia. Veja no artigo 5 motivos para comprar um aquecedor solar e se aprofunde sobre o assunto.

Agora já entendemos de forma simples o que caracteriza a ameaça de choque elétrico no chuveiro no momento do banho. Com isso você ficou mais tranquilo ou mais preocupado?

Deixe seu sentimento nos comentários abaixo compartilhe com seus amigos. Estamos ansiosos para discutir a respeito!


Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é CEO da Brassolar, empresa com 12 anos de mercado. Na linha de frente desde a sua fundação, já ajudou a tornar mais eficiente mais de 3 mil lares brasileiros com seus equipamentos e ensinamentos. Dono do blog Brassolar com mais de 1200 acessos semanais, conversa com seus leitores e responde às mais diversas dúvidas. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

6 comentários em “Choque elétrico no chuveiro: Eu poderia morrer no banho?

  • julho 24, 2020 em 17:18
    Permalink

    Boa tarde! Se instalar o chuveiro apenas com o fase e neutro, sem o terra e vim a faltar o neutro a água ficará energizada? Neste caso não ligaria o terra nem no neutro?

    Resposta
    • agosto 1, 2020 em 20:50
      Permalink

      Enedir,

      Olá, tudo bem?
      Respondi sua pergunta no vídeo que gravei hoje. Você pode acessar AQUI. É uma série de Lives que estou fazendo aos sábados, às 20h06, no Youtube e Instagram estou respondendo de forma detalhada todas as perguntas. Se preferir, em uma dessas Lives, você pode me chamar na chamada ao vivo do Instagram para conversarmos.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • junho 11, 2020 em 20:42
    Permalink

    Olá amigo, boa noite! Li nessa matéria, que deve se evitar águas que venham diretamente da terra. Nesse caso, água de poço artesiano, que é livre de substâncias químicas oferece algum risco?

    Resposta
    • junho 26, 2020 em 20:11
      Permalink

      Oferece risco em termos de corrosão do aço inox porque tem substâncias mais agressivas ao aço. No caso, existem aços mais resistentes a isso como é o caso do aço 316. Uma outra opção é o anodo de sacrifício. Ajuda também para aumentar a durabilidade. Um abraço, Savio Franca

      Resposta
  • maio 15, 2020 em 03:21
    Permalink

    Artigo muito bom.
    Sávio , aqui em casa ainda usamos aqueles chuveiros antigos todo metálico.
    Ele está aterrado e o único momento em que se sente um micro choque é se com ele em funcionamento, encostarmos no espalhador de água . Se sente aquele leve choque como um formigamento.

    Será que temos risco por exemplo se o diagrama ou a resistência romper, descer uma descarga na água ?

    Com um chuveiro em termoplástico o risco seria o mesmo nesses casos ?

    Obrigado.

    Resposta
    • maio 21, 2020 em 12:36
      Permalink

      Oi, Rodnei, tudo bem?

      Olha, o risco sempre tem. O ideal é você resolver o quanto antes este seu aterramento aí. Veja com um eletricista, conforme o caso.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *