Como fazer o encanamento do aquecedor solar?

É possível preparar o encanamento do aquecedor solar de forma simples. Mas é preciso alguns cuidados que são tão importantes quanto escolher um bom aquecedor solar. Por isso, preparamos para nossos leitores uma explicação de como fazer isso de maneira mais eficiente e barata. Vamos saber sobre o encanamento hidráulico de água quente para abastecimento aos pontos de consumo. Com obras já finalizadas é possível fazer instalação do aquecedor solar sem quebrar paredes. Mas aqui vamos explicar qual é o material hidráulico mais adequado para água quente quando a obra ainda não está na fase de acabamento. Vamos nos ater apenas aos meios mais adequados de fazer uma boa instalação hidráulica de água quente. Vamos esclarecer algumas dúvidas, a seguir.

Uma dica: Veja até o final que tenho sugestões valiosas para você.

Confira também:

Água quente, será que tenho que esperar tanto tempo pra chegar?

Como melhor levar a água quente do aquecedor solar aos pontos de consumo?

Encanamento Aquecedor Solar Qual é a bitola de encanamento do aquecedor solar?

“Bitola de cano”, como é conhecido no mercado, é o diâmetro de um tubo para encanamento do aquecedor solar. Existem vários tipos de bitolas. É comum sermos atendidos por um vendedor quando entramos em uma loja, que logo pergunta “você quer o cano de ‘meia’ ou de ‘três quartos’?. Pois bem, vamos entender uma coisa. Existem, normalmente, dois tipos de medidas usadas para definição de tubos e conexões hidráulicas. Uma delas é expressa em polegadas (“) e a outra em milímetros (mm). As medidas em polegadas são mais usadas como nomenclatura, mas muitas vezes, de forma inadequada. O correto é que a medida de um tubo ou conexão que não possua rosca seja expressa em milímetros. Àquelas que possuem roscas que sejam em polegadas.

Como usar uma tubulação que melhor me atenda?

Depende do uso, do tipo e da quantidade dos pontos de consumo. Há ainda recomendações técnicas de engenharia. Frequentemente, se formos considerar fatores de melhor eficiência e menor desperdício de água, não podemos seguir tais recomendações. Por isso, muitas vezes, escutamos comentários do tipo: “eu tenho um aquecedor solar, mas a água demora tanto a chegar no ponto de consumo que quase desisto de tomar banho”. Geralmente, neste tempo em que se aguarda a água quente chegar, a água fria acumulada no cano vai sair toda e ser eliminada pelo ralo. Quanto mais longe o ponto de consumo for em relação ao aquecedor solar mais água ele vai gastar. Também, quanto maior for a bitola do tubo usado, maior consumo de água. Para se ter uma ideia, para cada metro de tubo de 22mm usado é consumido 300 ml de água sempre quando houver um banho. Ou seja, se forem 10 metros de tubulação até o ponto de consumo, serão 3 litros de água perdidos a cada banho, por exemplo. Em um mês, considerando 4 pessoas e 2 banhos diários cada, teríamos 2.400 litros de água perdidos.


Ja baixou sua copia gratuita e-book


Então, qual é a bitola correta dos pontos de consumo de água quente?

Se reduzirmos tal tubulação para bitolas de 15mm já teríamos uma redução de 70% neste desperdício já que para cada metro deste tipo de tubo é consumido 100ml de água. Portanto, é preciso avaliar com cuidado quais as distâncias entre o aquecedor solar e o ponto de consumo. Considerando ainda que o percentual de mistura de água quente para um banho é muito pequeno em relação à água fria, às vezes de 25% a 35%, mesmo em 2 pontos em uso simultâneos, dificilmente há uma variação de pressão que interfira no conforto do banho. Em último caso, é preciso pensar no que se privilegiar:

  1. O conforto de 2 pessoas tomando banho ao mesmo tempo com a máxima potência de abastecimento sem possíveis quedas no fluxo de água do chuveiro;
  2. Banhos em horários intercalados entre os usuários para evitar quedas bruscas de temperaturas  entre os banhos;
  3. Pequena redução na vazão dos chuveiros onde se reduz o consumo de água.

Instalacao Hidraulica de Agua quente

  1. Água quente – 15mm ou 22mm
  2. Água fria – 25mm
  3. Mistura de água quente com fria
  4. Abastecimento do chuveiro – 15mm
  5. Abastecimento aos outros pontos de consumo.

Ainda, na opção 5 da figura, temos possibilidades de abastecimento de outro banheiro na parte inferior ou em um outro andar abaixo, por exemplo. Neste caso, é sempre interessante, a partir do ponto 5, que a tubulação seja de 15mm. Como o ponto de consumo já estaria em um nível bem mais abaixo do que os pontos acima, a tendência é que a pressão da água aumente e consequentemente a vazão também. Caso não tenha outro banheiro para abastecimento, é recomendado que toda tubulação de água quente (cor branca) seja feita de bitolas de 15mm.

Vai da consciência ecológica. Se pensarmos em um planeta mais sustentável em que possamos reduzir as chances de falta de água, a segunda e a terceira opção seria bem mais vantajosa.  Evite que os pontos de consumo sejam tão distantes do aquecedor solar. Trabalhe sempre que possível, com bitolas de tubulação menores. Faça um planejamento prévio com uma empresa de confiança e não deixe que seu projeto seja comprometido por algo tão simples.

Existe alguma técnica específica para o encanamento do aquecedor solar?

Claro. Essa é uma parte muito importante na escolha de uma empresa ou um bom profissional da área hidráulica. A água do aquecedor solar poderá faltar, ficando obstruída na tubulação dentro da parede, se não for feita de forma adequada. A partir da saída da fluxo no aquecedor solar, o encanamento do aquecedor solar deve seguir sempre um fluxo descendente. Nunca ascendente. Caso ocorra este último caso, há um grande risco de ocasionar bolhas de ar dentro da tubulação. Observe na figura a seguir os traços em cor vermelha, demonstrando sempre a água quente em sentido descendente:

Encanamento do Aquecedor Solar

E então, como economizar na instalação do aquecedor solar?

O encanamento do aquecedor solar de forma inadequada é um dos erros mais comuns de quem está construindo. Se a bitola de consumo menor é mais eficiente ela também tem um custo menor para aquisição. Tenha atenção a estes detalhes. Você aumenta sua chance de ter mais conforto, economia de água e ainda economiza no custo da obra. Questione-se basicamente se há maneiras de economizar. Confira também que há maneiras de se fazer com que a água chegue mais rápido ao ponto de consumo.

Há! Eu fiz dois vídeos práticos e completos para você fazer o encanamento do aquecedor solar. Lá mostro o passo a passo desde a saída de água do aquecedor solar até os pontos de consumo.

Como fazer o encanamento do aquecedor solar (PARTE 1):

Explico a descida de água quente e a instalação dos pontos de consumo para chuveiro e lavatório.

Como fazer o encanamento do aquecedor solar (PARTE 2):

Explico como fazer o encanamento de água quente nos pontos de consumo de chuveiro, banheira de hidromassagem, lavatórios e cozinha.

E agora, ainda tem mais dúvidas? Deixe seu comentário abaixo dando suas sugestões de post ou nos conte quaisquer de suas dúvidas.



Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

28 comentários em “Como fazer o encanamento do aquecedor solar?

  • fevereiro 28, 2020 em 08:46
    Permalink

    Bom dia,
    Gostaria de uma ajuda. Estou super em dúvida sobre o tipo de sistema de aquecimento que irei adotar na minha residência, porém gostaria de deixar toda a tubulação pronta que atendesse os dois tipos de fornecimento.
    É possivel ?
    Obrigada!

    Resposta
    • março 3, 2020 em 06:14
      Permalink

      Oi Isabela, tudo bem?

      Desculpe a demora em responder… estou em viagem e fica um pouco complicado para isso.

      Mas… vamos lá. Não entendi bem sua dúvida. Porém, sobre o tipo de sistema a escolher, uma dica, no link a seguir, é você ver uma publicação recente nossa no Yutube. Claro, aproveite para se inscrever e ativar o sininho para receber notificações. Sobre encanamento, no mesmo canal do Youtube da Brassolar, faça uma busca pela palavra chave “encanamento”. Aí você vai encontrar dicas sobre isso. Ok?

      Por ora, eu tenho tenho um pedido pra você. Me ajude a melhorar mais meus conteúdos respondendo a um questionário breve. Para acessar, basta clicar aqui. Obrigado. Um abraço!

      Savio Franca

      Savio Franca

      Resposta
  • fevereiro 5, 2020 em 13:38
    Permalink

    Oi. Tenho 50 metros de mangueira preta de politileno rígida 3/4. Tipo Eletroduto. Posso aproveitar ela para fazer o encanamento? vou usar TB o cpvc tb.

    Resposta
    • fevereiro 7, 2020 em 15:07
      Permalink

      Olá, Rogério, tudo bem? A mangueira de polietileno não serve. É preciso ser resistente a água quente. Ideal manter um padrão em tudo em CPVC. Um abraço! Savio Franca

      Resposta
  • janeiro 7, 2020 em 14:06
    Permalink

    Boa tarde, quanto aos registros que devo usar tem o registro especifico para agua quente? E qual melhor para chuveiro registro de gaveta ou pressao?

    Resposta
    • janeiro 8, 2020 em 17:48
      Permalink

      Caro Wagner, obrigado pelo comentário aqui conosco! Para a mistura de água quente o melhor é o registro de pressão. Querendo algo mais requintado, pude usar o misturador monocomando. Posso te falar mais sobre isso em nossa Live Faala Comigo, às quintas, 20h. Você pode se inscrever para participar clicando Aqui.. Um abraço, Savio Franca

      Resposta
  • agosto 31, 2019 em 21:12
    Permalink

    Olá minha casa está pronta com cano simples de pvc aqueles marrom ,quero coloca aquecedor solar em toda casa a casa e pequena .
    Tenho que trocar os canos?
    Ou não tem problema.

    Resposta
  • abril 14, 2019 em 21:41
    Permalink

    Boa noite, vc recomenda o uso de bomba pressurizadora na saída do boiler para aumentar a vazão?

    Resposta
    • abril 16, 2019 em 17:37
      Permalink

      Olá, Michel,

      Olha, há uma relação de conforto X Gasto. Pense que uma bomba pressurizada vai aumentar a pressão e a vazão no seu ponto de consumo e aumentando o gasto de água quente e fria. Você precisará de 3 vezes mais o volume de água quente normal. De 6 litros por minuto, pode chegar à 20 litros por minuto. Pessoalmente, pela questão da economia, não usaria.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • março 13, 2019 em 23:08
    Permalink

    Boa noite. Pretendo instalar duas bombas pressurizadoras, uma na descida da caixa d’água e a outra na saída do boiler. Qual seria a distância máxima recomendada tanto da caixa d’água quanto do boiler para instalar as bombas? No meu caso seria conveniente instalá-las a pelo menos cinco metros da saída do boiler.

    Resposta
    • março 22, 2019 em 21:29
      Permalink

      Marlon,

      Não há necessariamente uma distância. Você precisa ficar atento mesmo às pressões negativas no Boiler onde o mesmo deve estar equipado com um bom suspiro.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 13, 2018 em 02:02
    Permalink

    Não consigo temperar com a água fria a água quente que vem do boiler! A caixa de água fria fica abaixo do boiler, será que devo coloca lá no mesmo nível? Para equilibrar as pressões?

    Resposta
    • janeiro 4, 2019 em 19:19
      Permalink

      Caro Marcos,

      Desculpe a demora na resposta.

      Oi ideal é que fique no mesmo nível. Assim você nivela as pressões das duas águas.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • abril 2, 2020 em 14:25
      Permalink

      Boa tarde posso usar tudo aquaterm no coletor para o boler ou vc me aconselha o tubo de cobre devido o super aquecimento gerado nas placas

      Resposta
      • abril 3, 2020 em 14:47
        Permalink

        Caro Rodrigo, tudo bem?

        Pode usar o CPVC, mas ele precisa de alguma peça rígida para apoio ao longo de sua extensão para o retorno ao Boiler para que não tenha problemas de bolhas de ar já que ele é flexível e pode criar “barrigas”.

        Por ora, eu tenho tenho um pedido pra você. Me ajude a melhorar mais meus conteúdos respondendo a um questionário breve. Para acessar, basta clicar aqui. Obrigado. Um abraço!

        Savio Franca

        Resposta
  • novembro 21, 2018 em 01:50
    Permalink

    olá, me chamo Alexandre e tenho um problema… tenho um aquecedor solar antigo e funcionou bem por muitos anos agora sempre da problema, me parece ser ar na tubulação. o aquecedor abastece 5 banheiros chuveiro e torneira de pia quentes… só que já há algum tempo me parece que tem entrado ar constantemente na tubulação pois a água quente simplesmente não chega…só sai a água que esta no cano..após isso a água vai minguando minguando até parar de sair…não sei o fazer mais… sempre tenho que abrir todos os chuveiros todos pra tentar tirar o ar mas nem sempre consigo e de fato nem sei se é ar mesmo… por isso pergunto se consegue me dar uma dica do que pode ser..ou do que posso fazer
    obrigado

    Resposta
    • novembro 21, 2018 em 08:23
      Permalink

      Caro Alexandre,

      Certamente é ar na tubulação mesmo. A água quente por si só pode gerar ar, mas é bom evitar que o ar entre na tubulação interna de sua rede.
      A entrada de ar pode ocorrer por alguns motivos. Pode ser que a sua caixa de água não está com altura suficiente para abastecimento constante do boiler. Ou ainda há uma inclinação no boiler de forma que o lado da saída de água quente fique mais alto do que o outro, assim permitindo um espaço para a acumulação de ar. Também um suspiro no mesmo lado da tubulação de saída ou abastecimento de água quente poderá ser uma fonte de entrada de ar.

      Ainda sobre como retirar o ar, realmente não é muito simples. Abrir vários pontos da casa é uma opção. Uma outra técnica possível é: 1) fechar o registro logo depois da saída do boiler; 2) abrir 2 dos pontos de água quente distantes um do outro; 3) ligar uma mangueira com água da rua em um deles até sair no outro ponto. Em último caso, terá que deixar um ponto de água com saída próximo do aquecedor (e depois do registro de manutenção do equipamento) para servir de opção de saída de água. Este ponto servirá para ligar água da rua para circular com pressão entre sua rede até um dos pontos de consumo. Lembre-se de evitar que o boiler receba qualquer pressão extra para não comprometer a sua integridade.

      Espero ter ajudado!

      Avalie a sua experiência conosco no Google deixando seu comentário neste link Aqui.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • novembro 24, 2018 em 22:04
      Permalink

      Olha verifica o suspiro do aquecedor, tive o mesmo problema e estava obstruído . Quando o suspiro entope só sai com pressão a água que esta nos canos depois para de sair.

      Resposta
      • novembro 26, 2018 em 08:20
        Permalink

        Boa, Antonio!
        Vi que tem pessoas que estão com o mesmo problema que você.

        Avalie a sua experiência conosco no Google deixando seu comentário neste link Aqui.

        Curtiu a nossa conversa?
        Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

        ou

        Curta também nossa página no Facebook:

        Um abraço,

        Savio Franca

        Resposta
  • outubro 29, 2018 em 22:11
    Permalink

    Oi meu nome é Eldir estou construindo um pequeno hotel com 36 suítes, estou realmente interessado em usar aquecimento de água via solar e o local onde deverá ficar o boeler fica a 15 mt do último banheiro. Qual tubulação ideal para fazer um ramal de distribuição . Obrigado!

    Resposta
    • novembro 9, 2018 em 11:16
      Permalink

      Caro Eldir,

      Utilize 15mm de CPVC. Vai demorar um pouco para chegar por conta da distância, mas é uma boa opção se não quiser trabalhar com uma bomba de recirculação de água.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 28, 2018 em 01:36
    Permalink

    Caso eu opte por um sistema fotovoltaico em minha casa a parte hidráulica deve ser com tubulações para água quente? ou posso usar tubulação normal.

    Resposta
    • julho 31, 2018 em 20:59
      Permalink

      Fala Comigo, Rosângela!

      Agradeço pela sua participação aqui conosco.

      É muito pertinente sua pergunta. A questão é que a fotovoltaica poderia gerar a energia suficiente para abastecer toda sua casa inclusive para o chuveiro. Mas o investimento para isso sem a participação do Aquecedor Solar no projeto poderá deixar o mesmo muito alto. Para você ter uma ideia, o chuveiro elétrico é responsável em média por 50% do consumo de energia elétrica em uma residência. Logo, aconselho você a fazer a preparação da hidráulica para a instalação de um aquecedor solar primeiro que poderá ser conjugado com a fotovoltaica.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • junho 26, 2018 em 16:11
    Permalink

    Boa tarde. O meu sistema de aquecimento solar tem na saída de água quente um cano de 15 mm. Ocorre que, a encanação que temos instalado em minha residencia utiliza cano de 28 mm, com isso, quando utilizamos o chuveiro para banho, simplesmente não sai água. Gostaria de saber se é possível alterar o sistema de saída de água quente do boiler de um cano de 15 mm para 22 mm ou 28 mm.

    Resposta
    • junho 28, 2018 em 08:49
      Permalink

      Fala comigo, Marcilio! Tudo bem?

      Obrigado pela participação aqui comigo.

      O seu problema pode estar mais relacionado a entrada de ar na tubulação ou no próprio aquecedor solar do que na bitola da tubulação. Essa diferença de diâmetro de bitola na entrada que amplia posteriormente não provoca esta falta de água. Avalie a possibilidade de trocar a tubulação de entrada de água do equipamento para que ele aumente a vazão. Verifique vazão de caixa de água para o equipamento e tudo mais.

      Sobre trocar a bitola do equipamento, certamente não terá como. Isso é padrão de fábrica.

      Sobre o tempo de demora que você deve ter também, tenho umas dicas pra você em um artigo que fiz: Água quente, será que tenho que esperar tanto tempo pra chegar?

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • outubro 21, 2017 em 14:00
    Permalink

    Excelentes dicas, uma boa escolha vai fazer com o que você evite dores de cabeça no futuro.

    Resposta
    • outubro 29, 2017 em 22:13
      Permalink

      Obrigado, Sandro!:)

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *