Ducha higiênica e água quente. Usar ou não usar?

Todos nós sabemos que uma água quentinha, principalmente na época de frio não faz mal a ninguém, correto? Errado! Depende de onde a água estiver sendo usada. Se for na ducha higiênica é um perigo! Vamos explicar porque.

Motivos para não usar a ducha higiênica

Gatilho ducha higienica agua quenteA ducha higiênica é um tipo de lavatório, normalmente usado para higiene feminina. É um acessório hidráulico prático de usar porque tem um gatilho que, ao ser acionado, dispara um jato de água na direção onde o usuário quer. Também possui um tubo flexível de fácil manuseio e longo alcance. Tanto que é comum se usar a ducha higiênica até para jogar água e fazer limpeza do banheiro. Mas porque não se usar este acessório que é tão prático?

Saúde

Vários alertas médicos, especialmente feitos por ginecologistas, afirmam que as mulheres que usam a ducha higiênica possuem maior propensão de contrair doenças infecciosas. Ao fazerem o uso do acessório achando que será uma boa opção de higiene, acabam adquirindo microrganismos prejudiciais à saúde feminina. Não vamos entrar em detalhes em explicar a lógica de como isso ocorre, mas na dúvida, consulte seu médico entenda melhor o assunto. Portanto, este é um caso para qualquer temperatura de água usada. Vamos abordar a seguir os casos com água quente na ducha higiênica.

Porque não usar água quente na ducha higiênica?

Risco de acidentes

A temperatura do aquecedor solar é, na maioria das vezes, muito maior do que àquela suportada pelo corpo humano. Por isso, para evitar queimaduras, há distintas tubulações que levam água quente e água fria ao ponto de consumo. Aí ocorre a mistura de água para a temperatura ideal ao uso. Porém, especialmente para as duchas higiênicas, o risco de acidentes com queimaduras aumentam. Logicamente, vamos lembrar que há regiões do corpo que são mais sensíveis às variações de temperatura da água. Além disso, o controle da temperatura que sai do acessório pode não ser tão simples. Caso opte em usar, procure se orientar bem antes com o fabricante. Avalie caso a caso e fique ciente deste risco.


Ja baixou sua copia gratuita e-book


Danos à tubulação predial

Como já falado, para o uso de água quente pelo aquecedor solar, há necessidade de duas tubulações diferentes para a condução da mesma ao ponto de consumo. Mas, para as duchas higiênicas, as duas tubulações vão até os registros misturadores de água quente e fria. Daí em diante a água será usada após a abertura dos dois registros e depois com acionamento de um gatilho do acessório hidráulico. A interrupção do uso vai ocorrer, logicamente, após o desacionamento do gatilho.

O problema está quando, após o uso, é comum que as pessoas se esqueçam de fechar os dois registros. Quando isso ocorre, a água sai da tubulação quente e segue entrando na tubulação de água fria. Veja isto na demonstração da figura a seguir quando a água segue do ponto 1 ao ponto 2.

Ducha Higiênica agua volta

Se isso acontece, pode danificar a tubulação predial. Há riscos até de rompimentos desta tubulação de água fria dentro da parede, provocando sérios vazamentos. Além disto, a água que estaria quente no aquecedor solar irá para a caixa de água fria.

Resumindo: Não estamos aqui querendo colocar em risco a comercialização da ducha higiênica. Mas é preciso ter boas orientações e cuidados deste acessório hidráulico que é comum nos lares brasileiros.

Tirando isso, o uso da água quente traz vários confortos na casa. Se você ainda não tem um aquecedor solar, avalie se vale a pena comprar um. Confira as 6 razões para comprar um aquecedor solar.

Se este artigo fez sentido pra você, compartilhe com suas amigas usando um botão abaixo. Você pode também dar sua opinião também abaixo e até mesmo sugerir temas para os nossos próximos posts.


Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.


6 comentários em “Ducha higiênica e água quente. Usar ou não usar?

  • novembro 27, 2019 em 10:23
    Permalink

    Eu uso ducha higiênica a mais de 20 anos, sempre com água fria, é sou muito fã. Nunca tive nenhum tipo de infecção ou outro problema pelo uso da mesma. Não sei mais viver sem. Toda casa em que vou morar a primeira coisa que faço é mandar instalar as duchinhas em todos os banheiros.

    Resposta
    • novembro 28, 2019 em 11:31
      Permalink

      Oi Cássia! Que legal a sua experiência. Quero muito poder estender mais esse assunto contigo. Temos Lives para falar das experiências com pessoas que já possuem aquecedor solar você pode participar. A Live Faala Comigo, no momento dessa postagem, está aos sábados, às 19horas. Para fazer a inscrição e participar, basta clicar aqui e se inscrever. Um abraço! Savio Franca

      Resposta
  • maio 14, 2017 em 23:44
    Permalink

    Muito bacana esse post, pois apresenta uma questão que, pela pura visão comercial (rasa, diga-se de passagem) seria um contrassenso, pois contradiz o interesse primário de uma empresa comercial: Vender. No entanto, há aqui o nobre ideal que poucas empresas buscam com verdade, na sua perspectiva de lucro: a preocupação com a segurança do cliente, mesmo que isso possa melindrar a sua perspectiva de ganhos, de vendas, de lucro. Parabéns.

    Resposta
    • maio 15, 2017 em 08:47
      Permalink

      Ivan,

      É muito bom ver seu comentário. O Lucro é necessário, mas deve ser consequência de um trabalho com muita responsabilidade. Muito obrigado pela sua participação e contagiantes palavras.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 13, 2017 em 13:02
    Permalink

    Muito importante o comentário, principalmente no que se refere a prevenir acidentes. Penso, também, que os nossos governantes deveriam investir mais em energias renováveis mediante financiamentos às empresas e mesmo às famílias para obtenção de tais recursos, atualmente, de custos muito elevados à maioria da população brasileira.

    Resposta
    • maio 13, 2017 em 13:29
      Permalink

      Caro Wanderley,

      Muito obrigado pelo seu comentário. Sinto que estamos contribuindo com algo. Isso nos inspira e é combustível para nos impulsionar em frente.

      Realmente há necessidade de mais investimentos. Penso que temos que continuar fazendo um pouco mais a cada dia.

      Fique sempre à vontade para participar dos comentários.
      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *