Como evitar o desperdício de água no suspiro do aquecedor solar?

O que chamamos de suspiro do aquecedor solar é um item tão importante que não podemos deixar de dar uma atenção. Ele é responsável pela estabilização de pressão do sistema, permitindo entrada e saída de ar. Sem o dispositivo, o aquecedor solar não funcionaria e o seu cilindro rapidamente se romperia, provocando vazamentos.

Mas como dizer: Suspiro do aquecedor solar ou Respiro do aquecedor solar?

Essa pergunta eu adicionei depois de uma observação em um dos nossos leitores nos comentários no final deste artigo. O leitor afirmou que Respiro é a expressão correta a se usar. Mas eu o respondi explicando que ambas as expressões estão certas. Por ora, uso suspiro do aquecedor solar e não respiro do aquecedor solar. A seguir, os princípios do funcionamento.

Quem já estudou os princípios de funcionamento do aquecedor solar já percebeu que a água quente, além de ser menos densa, tende a ocupar maior espaço.

Porque a água quente ocupa mais espaço do que a fria? É um fenômeno que ocorre entre a maioria dos materiais existentes na atmosfera terrestre. Quando recebem um estímulo, as partículas da água se dilatam e aumentam de volume.

No caso do aquecedor solar, com o aquecimento do sistema, o volume da água aumenta. Por tudo isso a necessidade do suspiro ser instalado corretamente no equipamento. Com alta temperatura, é comum que pequenas quantidades de água sejam expelidas pelo suspiro.

Veja também:

Ducha higiênica e água quente. Usar ou não usar?

O que usar: Resistência elétrica ou Chuveiro elétrico como apoio?


Ja baixou sua copia gratuita e-book


Mas como evitar o desperdício de água no suspiro do aquecedor solar?

Aproveitar a capacidade de produção de água quente

Nestes casos, normalmente, o equipamento possui uma capacidade superior de produção de energia do que a necessidade de uso. A tendência é que haja maior frequência de água expelida pelo suspiro. Quando isso ocorrer, procure manter um fluxo de uso mais constante da água quente. Se for o caso, amplie instalações hidráulicas para uso, por exemplo e até mesmo em máquinas de lavar roupas.

Instalar um desvio hidráulico

Um recurso que pode resolver, é instalar um desvio hidráulico no corpo do suspiro do aquecedor solar. Com isso, a água expelida será desviada para uma caixa de água, por exemplo. A caixa de água pode até ser a mesma que abastece a casa. Neste caso, é preciso seguir orientações do fabricante de forma que não haja comprometimento da garantia.  A seguir um exemplo de como se fazer um desvio que não obstrua a saída de ar ou de alívio de pressão do boiler.

Uso de Desvio no suspiro do aquecedor solar

Neste caso, é comum uma pergunta:

E se a água da caixa de água aquecer?

A água que sai do suspiro do aquecedor solar é em quantidades pouco significativas. Mesmo assim, a ideia é evitar que essa água seja aproveitada ao máximo possível.

Atenção às instalações adequadas do extravaso (ladrão) de água da caixa. Isso evita vazamentos inconvenientes.

Enfim, às vezes pequenas e simples medidas podem evitar o desperdício de água. A ideia é sermos mais conscientes hoje. Pense nisso!

E agora, ainda tem mais dúvidas? Deixe seu comentário abaixo dando suas sugestões de post ou nos conte quaisquer de suas dúvidas.



Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*Savio Franca é CEO da Brassolar, empresa desde 2007 no mercado. Na linha de frente desde a sua fundação, já ajudou a tornar mais eficiente mais de 3 mil lares brasileiros com seus equipamentos e ensinamentos. Dono do blog Brassolar com mais de 2800 acessos semanais onde conversa com seus leitores e responde às mais diversas dúvidas. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

 

95 comentários em “Como evitar o desperdício de água no suspiro do aquecedor solar?

  • agosto 27, 2020 em 23:25
    Permalink

    Boa noite,efetuei instalação de aquecimento solar em minha residência fazem 2 anos,nos dias que o sol esquenta muito o sistema não funciona,excesso de ar nos encanamentos,nos dias de temperatura menor funciona perfeitamente,o que pode estar ocorrendo.

    Resposta
    • setembro 26, 2020 em 22:27
      Permalink

      Fernando, certamente tem a ver com entrada de ar no sistema. Deve-se verificar a maneira como é instalado o equipamento, as tubulações de entrada e saída do boiler. A propósito, todos os sábados, ao meio dia e meia, faço uma Live de tira dúvidas no nosso canal do Youtube que é da Brassolar e inclusive já falei ao vivo sobre sua dúvida. Se você quiser participar me perguntando diretamente também ao vivo, só entrar lá nesse horário, se inscreva no Canal, ative as notificações no sininho, enfim… Se programe aí, coloque despertador, enfim. Fique à vontade. Um abraço, Savio Franca

      Resposta
  • julho 7, 2020 em 07:40
    Permalink

    Oi, será que você pode me ajudar, o suspiro do Boiler está vazando água além do normal, muita água mesmo, o que poderá ser?

    Resposta
    • julho 9, 2020 em 21:57
      Permalink

      Jussara, poderá ser o nível abaixo do suficiente ou a água muito quente fervendo com pouco uso. Procure verificar estes itens e nos diga mais sobre isso depois. Abraços, Savio Franca

      Resposta
  • julho 1, 2020 em 15:31
    Permalink

    Olá, após três anos de uso, o boiler está fazendo barulho, durante a tarde, estralos altos, como se fossem uma sequência de foguetes por mais de 1h.
    Qual a causa? É possível abrir pra verificar?

    Resposta
    • julho 6, 2020 em 15:51
      Permalink

      Murilo,

      É provável que seja alguma entrada de ar no sistema. Verifique também se é uma vibração na entrada de água da sua caixa de água por conta da pressão da água que entra nela. Interessante fazer uma manutenção. Abraços, Savio Franca

      Resposta
  • fevereiro 20, 2020 em 08:08
    Permalink

    Bom dia,
    Tenho aquecedor RT 600, volume 600 litros, pressão 29,8 potência 3000, ele vai completar 15 anos agora, nos últimos dias, sempre depois de abrir o chuveiro faz Barulho muito forte, parasse um apito de navio, não existe nenhum vazamento e nem nada aparente o que pode estar acontecendo?
    Grato
    Miguel

    Resposta
    • fevereiro 25, 2020 em 21:20
      Permalink

      Caro Miguel,

      Obrigado pelo comentário por aqui. Respondi sua pergunta na nossa Live de hoje. Para ver a Live, basta acessar Aqui. Por ora, eu tenho tenho um pedido pra você. Me ajude a melhorar mais meus conteúdos respondendo a um questionário breve. Para acessar, basta clicar aqui. Obrigado. Um abraço!

      Savio Franca
      Savio Franca

      Resposta
    • agosto 5, 2020 em 11:08
      Permalink

      Olá, meu técnico ligou a saída de água quente junto com o suspiro, é certo?

      Resposta
      • agosto 15, 2020 em 16:38
        Permalink

        Oi Carlos, tudo bem?

        Tenho respondido as perguntas aos sábados ao meio dia e meia. Você pode aparecer nesse horário no meu canal do Youtube para mais perguntas, mas respondi a sua nesse vídeo que gravei: Só clicar aqui para acessar.
        Um abraço,

        Savio Franca

        Resposta
  • fevereiro 16, 2020 em 12:57
    Permalink

    Boa tarde, tive um situação bastante incomum. Tenho um sistema a aquecimento solar instalado a 10 anos em perfeito funcionamento. As placas coletoras já foram substituídas. O boiler (400l) é o mesmo ainda. Ocorre que o boiler apresentou vazamento recentemente e ao verificar a causa, constatei que o boiler simplesmente implodiu, murchou como um balão que tivesse perdido o gás. Toda a estrutura interna ficou amassada. O que pode ter acontecido?

    Resposta
    • fevereiro 17, 2020 em 13:11
      Permalink

      Olá, Luciano, tudo bem?

      Olha, Luciano, isso é um provável problema no suspiro do seu equipamento. Vá lá em nosso canal do Youtube, digite a palava “suspiro” na busca que você vai encontrar vários conteúdos sobre. Mas se quiser que eu responda com mais detalhes sua pergunta, você pode participar das nossas Lives terças quintas feiras. Sugiro você participar da Live Faala Comigo

      Um abraço,
      Savio Franca

      Resposta
  • janeiro 4, 2020 em 18:37
    Permalink

    boa tarde gostaria de saber seu meu boiler tem problema eu abro o chuveiro sai bastante água em torno de 5 minutos sai bastante água depois vai acabando e normal isso

    Resposta
    • janeiro 7, 2020 em 09:48
      Permalink

      Caro Ricardo, obrigado pelo comentário aqui conosco. A questão é que pode ser que sua caixa de água não está dando conta, ou seja, não abastece água o suficiente e entra ar no sistema. Explico mais sobre isso em uma das nossas Lives que fiz. Você pode conferir clicando Aqui. Quando entrar lá, aproveito para te pedir para se inscrever no nosso canal. Você também pode participar das nossas Lives para tirar mais dúvidas: acesse Aqui e se inscreva. Um abraço, Savio Franca

      Resposta
  • novembro 23, 2019 em 20:02
    Permalink

    Olá ,boa noite, tenho instalado na minha casa aquecimento solar com 30 tubos a vacuo , boiler de 600 lts e cx dagua de 2000lts, estou tendo problema de vazamento de água pelos tubos a vácuos,já troquei alguns anéis de silicone que estavam cortados, parando o vazamento mas algumas semanas volta a vazar, será que pode ser muita pressão da cx dagua sobre os tubos?

    Resposta
    • novembro 25, 2019 em 11:39
      Permalink

      Olá, Francisco, tudo bem? Podem ser vários fatores para este problema. Posso te explicar melhor na nossa Live Faala Comigo onde respondo perguntas dos meus leitores. Para se inscrever, basta Clicar Aqui. Um abraço! Savio Franca

      Resposta
  • novembro 20, 2019 em 20:38
    Permalink

    Boa noite ,

    tenho um sistema instalado a 1 mes , na adpitação com os dias com sol fora boas , porem notei uma perda de temperatura quando o sol se poem e chega a noite vendo a temperatura as 17 horas e de manha quando o sol nasce tinha uma perda de 15 Cº em media , vendo isso passei a fechar o registro da agua que vem dos coletores , agua quente , não tive perda de temperatura durante a noite fazendo isso , a minha pergunta é se o sistema de circulação é por termo fusão agua quente sobe , estou tendo circulação de agua fria durante a noite , o pressurizador é 1 so para casa toda agua fria e quente , estou pensando em colocar uma válvula de retenção com solenoide com controle de horário ou sensor fotovoltaico seria a única solução ?

    Resposta
    • novembro 23, 2019 em 19:47
      Permalink

      Caro Jean, obrigado pela participação. Respondi sua pergunta ao final do vídeo da Live Faala Comigo deste sábado. Só você conferir pelo nosso canal do Youtube.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • setembro 16, 2019 em 13:45
    Permalink

    Eu instalei na ponta do suspiro um T com duas saídas para cima com uns 15 cm cada. Dessa forma a quantidade de água e ar são divididos e a agua não é expelida para fora.

    Resposta
    • setembro 17, 2019 em 09:03
      Permalink

      Isso é ótimo, Emilson!

      A questão é que pode ser que precise fazer um desvio nesse suspiro para algum local porque, como o sol muito quente de verão, essa água aumenta muito de volume. Obrigado por participar, ok?

      Quero lhe pedir que valie sua experiência conosco até agora marcando as estrelinhas e fazendo seu comentário. Clique AQUI e acesse o link de avaliação no Google.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • julho 30, 2020 em 20:11
      Permalink

      Boa noite, gostaria de saber porquê a àgua quente está retornando pra caixa d’água fria e chega vasar pelo ladrão, o que pode ser? Agradeço.

      Resposta
      • agosto 1, 2020 em 20:50
        Permalink

        José Sergio…
        Olá, tudo bem?
        Respondi sua pergunta no vídeo que gravei hoje. Você pode acessar AQUI. É uma série de Lives que estou fazendo aos sábados, às 20h06, no Youtube e Instagram estou respondendo de forma detalhada todas as perguntas. Se preferir, em uma dessas Lives, você pode me chamar na chamada ao vivo do Instagram para conversarmos.

        Um abraço,

        Savio Franca

        Resposta
  • setembro 10, 2019 em 19:45
    Permalink

    Olá, gostei muito da matéria, estou com esse problema de sair agua no suspiro, mas aqui na minha casa a agua que sai e fria! E normal? Não teria que ser agua quente?

    Resposta
    • setembro 11, 2019 em 14:44
      Permalink

      Olá, Jhoseph, legal sua observação e é uma dúvida frequente.

      A água que sai do suspiro normalmente é quente e principalmente quando o sol está bem quente. Se sai água fria a sua instalação está meio inadequada. Precisa aumentar o tamanho do suspiro ou verificar porque isso ocorre.

      Qualquer coisa, estamos por aqui. Quero lhe pedir uma coisa: avalie sua experiência aqui conosco até agora marcando as estrelinhas e fazendo seu comentário. Clique AQUI e acesse o link de avaliação no Google.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • agosto 17, 2019 em 19:06
    Permalink

    Boa noite, na minha residência moram cinco pessoas. Para abastecer os chuveiros e duas pias de cozinha, qual capacidade de boiler vc me recomenda sem que aja o desperdício pelo suspiro?

    Resposta
    • agosto 19, 2019 em 14:47
      Permalink

      Caro Lucas,

      Essa questão de desperdício no suspiro é muito relativa. É difícil definirmos algum número de forma exata pois varia muito de família por família. Mas você sabe que podemos fazer um desvio hidráulico no suspiro e evitar estas perdas… sobre a capacidade ideal para você, podemos chegar em um equipamento conversando melhor com você. Entre em contato com nosso atendimento pelo (31) 3466.4000 ou no Wpp (31) 99297.4000. Também temos atendimento específico para isso e produtos.

      Qualquer coisa, estamos por aqui. Quero lhe pedir uma coisa: avalie sua experiência aqui conosco até agora marcando as estrelinhas e fazendo seu comentário. Clique AQUI e acesse o link de avaliação no Google.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • junho 26, 2019 em 10:23
    Permalink

    Olá pessoal,
    Tenho um aquecedor que sempre funcionou bem, mas nos últimos dias o suspiro do aquecedor solar começou a pingar mais do que o normal. Alguém sabe o motivo? Está pingando uma média de 2 gotas por segundo. Isso é normal? Seria por conta do baixo uso ?

    Resposta
    • junho 26, 2019 em 17:46
      Permalink

      Caro Douglas,

      Normalmente é por conta do baixo uso. Se for de tubo à vácuo, você pode inverter alguns tubos para reduzir a eficiência do mesmo. Isso tende a diminuir as gotículas. Do contrário, pode criar um desvio hidráulico como sugeri no próprio artigo.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • junho 24, 2019 em 18:09
    Permalink

    Boa tarde recentemente instalei um sistema solar e tive um probleminha a água quente que desce para o chuveiro e as Torneiras está retornando para caixa de água fria porém não e a mesma que abastece o boiler ela está a baixo do boiler que abastece a residência o que se devo fazer

    Resposta
    • junho 25, 2019 em 10:12
      Permalink

      Oi Arlindo! A questão da água retornar, é um problema possivelmente de pressão da água fria superior à água quente. É preciso verificar no local possíveis soluções para tentar equiparar as duas pressões. O ideal é que tanto o aquecedor solar quanto a sua rede de água fria interna da casa sejam abastecidos pela mesma caixa de água. Uma outra possível solução seria o uso de uma válvula de retenção.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • abril 22, 2019 em 19:34
    Permalink

    Boa noite,
    construi uma nova casa e coloquei um boiler de 600l. Funcionou bem por uns 15 dias, após esse período queimou o termostato. Troca do termostato na garantia mas se ligar o disjuntor de energia do boiler o mesmo não desliga nunca e faz um barulho parecido com água fervendo. A resistência elétrica quando em funcionamento faz algum barulho? Não compreendo porque não dá tempo de ferver a água, o barulho começa assim que o disjuntor é acionado, sempre à noite lá pelas 22:00 após todos tomarem banho (somos 5 em casa).

    Resposta
    • junho 25, 2019 em 10:39
      Permalink

      Olha, Astrogildo, há um barulho mas é bem pequeno e quase imperceptível quando a gente chega os ouvidos bem próximos do boiler. Provavelmente você deve ter algum problema aí. Outra, com ou tempo essa resistência elétrica deve desligar após aquecer a água do equipamento.

      Desculpe a demora em responder.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • abril 8, 2019 em 21:02
    Permalink

    Boa noite,
    Tenho um sistema de aquecedor a 8 anos, de 2 anos para cá está acontecendo o seguinte: Quando o dia está ensolarado a água não sai, porém se o dia está nublado saí água quente normalmente, oque pode ser?

    Resposta
    • abril 11, 2019 em 08:40
      Permalink

      Olá, Rodrigo, obrigado pelo contato!

      Pode ser ar na tubulação de saida. Devido a água estar mais quente, dá mais bolhas de ar. Vai precisar verificar se essa tubulação tem alguma “barriga”. Veja o artigo Como fazer o encanamento do aquecedor solar e depois me fale mais dúvidas.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • março 25, 2019 em 16:37
    Permalink

    Olá, meu nome é Eliana.
    Tenho um sistema de aquecedor solar para minha piscina, quando ele aciona e depois desliga, faz um barulho como estouro, seria ar na tubulação? Como faço para resolver ? É até assustador .

    Resposta
    • abril 1, 2019 em 20:45
      Permalink

      Oi Eliana,

      Aquecimento em piscina é um pouco mais complexo e é interessante uma visita de avaliação técnica. Pode ser ar, mas pode ser a falta ou defeito na ventosa onde entra fluxo de ar.

      Uma dica é você verificar um profissional e consiga um contrato de manutenção periódica com ele.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • fevereiro 27, 2019 em 08:36
    Permalink

    Bom dia, instalei um aquecedor essa semana à vácuo, de 30 tubos e estou tendo um problema com ar que ñ consigo retirar de jeito nenhum já retirei os registros, e em uma dessas retiradas tbm cortei o cano próximo a saída de água quente e percebi que o ar está vindo de dentro do boiller o que pode estar acontecendo? Agradeço a atenção.

    Resposta
    • fevereiro 28, 2019 em 08:14
      Permalink

      Bom dia, Robert,

      É difícil identificar sem uma análise pessoalmente, mas algumas questões você precisa observar: Será que sua vazão está sendo maior do que da água que está entrando no sistema? Se isso ocorre, é preciso corrigir seja diminuindo a vazão dos seus chuveiros ou aumentando da entrada de água. Atenção à falta de água de abastecimento. Muitas vezes quando isso ocorre, pode dar ar na tubulação. Tenho um vídeo no Youtube que explica algo e você acessa AQUI, trabalha uma lógica de aumentar a vazão de água do tanque auxiliar. Quem sabe isso pode lhe ajudar…

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • fevereiro 5, 2019 em 23:22
    Permalink

    Ola, tenho um sistema de alta pressao recem instalado, porem venho notando uma oscilaçao na temperatura da agua qdo aciono as duas fria e quente. Durante 10-15 segundos fica morna e 10-15 segundos esquenta demais sem condiçoes de ficar em baixo. O que poderia ser isso, vazao da ducha? Como resolver? Isso acontece nas duchas que possues diferentes tamanhos e vazoes.

    Obrigado,
    Daniel

    Resposta
    • fevereiro 7, 2019 em 14:06
      Permalink

      Daniel,

      É provável que um dos pressurizadores estão com vazão maior do que o outro. Verifique a capacidade dos mesmos em termos de potência que deve ser a mesma. Verifique também se há vazão de água suficiente para abastecimento deles.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • janeiro 17, 2019 em 17:30
    Permalink

    Ola de uns tempos pra ca, meu aquecedor solar começou a retornar agua do boiler para cx de agua fria o que pode ser abraços Paulo

    Resposta
    • janeiro 23, 2019 em 10:04
      Permalink

      Caro Paulo,

      Provavelmente deve ser algum retorno de água ponto específico da tubulação interna da sua rede hidráulica. Veja o artigo que fiz que trata também disso: Ducha Higiênica. Usar ou não usar?

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
    • fevereiro 21, 2019 em 11:58
      Permalink

      Isso ocorre quando se deixa os dois registros da duchinha higiênica abertos, fazendo com que a água retorne pela tubulação fria.

      Resposta
      • junho 8, 2020 em 09:30
        Permalink

        Olá estou sem opção quanto ao mínimo de desnível do Bonner a parte superior da placa deve dar 5mm do fundo do borne a parte superior da placa será que vai funcionar.

        Resposta
        • junho 26, 2020 em 20:10
          Permalink

          Pode até funcionar, mas menos. Aconselho resolver esta questão.

          Um abraço,

          Savio

          Resposta
  • janeiro 5, 2019 em 01:22
    Permalink

    Amadores. Chamam respiro de “suspiro”. Passar longe desses “instaladores”.

    Resposta
    • janeiro 5, 2019 em 09:57
      Permalink

      Meu caro Chode,

      A sua opinião é muito importante para nós. Respeito e gostaria que complementasse a sua questão para podermos aprimorar. O conceito “Amadores” pode se aplicar a mim que “só sei que nada sei”. Este é um dizer muito conhecido derivado da narrativa de Platão sobre o filósofo da Grécia antiga Sócrates, em até 469 A.C. Para elucidar melhor a opinião, resolvi consultar o dicionário sobre as palavras e temos as seguintes observações:

      Respiro: 1 respiração, acepção; 2 Abertura para a passagem de ar, fumaça ou qualquer líquido.

      Suspiro: 1 Respiração forte e mais ou menos prolongada, que chega a ser ruidosa, com a qual se pode expressar alívio, melancolia, dor física ou moral etc.; 10 Abertura em túneis, poços, ou em outros lugares sem ventilação, que funciona como respiradouro.

      Com essas definições, eu diria que ambas as palavras definem corretamente a expressão relacionada:
      A definição número 2 para Respiro nos dá um entendimento correto sobre a passagem de ar. Ou seja, esta é uma das funções do dispositivo. Por outro lado, a definição número 1 para Suspiro, nos mostra algo relacionado ao alívio. Neste último caso também se aplica ao dispositivo uma vez que ele é o responsável pelo alívio de pressão do reservatório térmico (que também é chamado de boiler).

      Enfim, estamos diante apenas de expressões da linha portuguesa usada pelo mercado, definida por alguém que inventou o dispositivo e alternando entre palavras que podem ser sinônimas.

      Ainda acredito que essa sua manifestação pode nos dar mais oportunidades de melhorar o conhecimento aqui em nosso fórum de boas ideias.

      Se alguma coisa faz sentido no nosso artigo, siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 17, 2018 em 13:58
    Permalink

    Caro Wanderley,
    recentemente, coloquei um misturador para a máquina de lavar. Deixei o registro de agua quente aberto direto pensando que somente qdo ligasse a máquina a água entraria. E fato é isto que acontece. No entanto, outro fenomemo começou a ocorrer e suspeito que seja este o problema. Comecou a sair agua pelo ladrao da caixa de agua fria. Mesmo se eu fechar a entrada de água fria, entra agua dentro da caixa (por baixo, por onde sai normalmente a agua fria). O problema é esse mesmo? (pq o registro de agua quente está aberto?) e existe alternativa no lugar de fechar o registro de agua quente? — pq se alguém esquece-lo aberto, vou ter agua vazando pelo ladrao direto.. 🙁

    Resposta
    • janeiro 1, 2019 em 10:51
      Permalink

      Antonia,

      Este “fenômeno” ocorre da mesma como em outros casos. Veja: Ducha Higiênica. Usar ou não usar?. A água do aquecedor retorna dentro da tubulação interna e vai para caixa de água. Acredito que o misturador para máquina de lavar não irá funcionar. O ideal é ligar a água quente direto nela se ela for própria para isso. Uma alternativa seria colocar uma válvula de retenção para que a água não volte para sua caixa de água.

      Espero ter lhe ajudado neste pergunta.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 9, 2018 em 14:31
    Permalink

    Olá, tenho um sistema de aquecimento, porém qdo a temperatura passa dos 70, faz muito barulho, a ponto de não ser possível dormir nos quartos, o boiler fica na laje acima dos quartos, o que pode ser feito p resolver o problema?

    Resposta
    • dezembro 12, 2018 em 21:25
      Permalink

      Cristiane,

      Este barulho, provavelmente não deve ser em relação à temperatura. Provavelmente deve ser em função da pressão da rua que aumenta enquanto abastece seu equipamento. Em conjunto a isso, deve ter um tubo de água fria meio solto lá em cima. Necessário prendê-lo.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 9, 2018 em 08:32
    Permalink

    Bom dia, não sei ao certo onde pode estar o problema, já chamei vários trabalhadores da área pra dar uma olhada e de nada adiantou.
    Mas percebo que quando ligo o chuveiro ou quando a noite cai vaza bastante agua pelo suspiro e também pela caixa d’água, pode me ajudar?

    Resposta
    • dezembro 12, 2018 em 21:23
      Permalink

      Breno,

      Verifique e seu suspiro está com o nível muito baixo. Verifique também a válvula da boia da sua caixa de água se for ela a responsável pelo abastecimento do aquecedor solar. Caso for uma caixa boia, verifique também isso. Avalie também o uso de ducha higiênica. Pode ser que a água esteja retornando na mesma.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 6, 2018 em 09:02
    Permalink

    Olá!
    Gostaria de saber se pode me ajudar com uma dúvida.
    Tenho aquecedor solar na minha casa.
    Sei que o cobre acaba com o canelo, e está acontecendo com o meu.
    O encanamento da casa não é de cobre, é aquaterm, porem sei que o cano no Boiler é cobre. Queria saber se ao ligar somente a torneira de água fria do chuveiro, se essa água passa pelo boiler, ou se é só a água quente que passa por ele.
    E também saber se a água da ficha higiênica do banheiro também passa pelo boiler, para saber se tem resíduos de cobre tbm.
    Obrigada.

    Resposta
    • dezembro 12, 2018 em 21:21
      Permalink

      Amanda,

      A água só vai passar pelo Boiler se você acionar a água quente. Na verdade ocorre que você abre o ponto de consumo e a água sai do boiler quente enquanto outra água fria repõe no mesmo para que ele não fique vazio. Sobre a ducha higiênica, se você usar água quente, também virá água do boiler e sairá nela.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
      • dezembro 13, 2018 em 07:10
        Permalink

        Entendi!
        A água da minha ducha higiênica é fria, então ela não passa pelo boiler e não tem nenhum resíduo de cobre, certo?
        Muito obrigada.

        Resposta
        • dezembro 16, 2018 em 23:15
          Permalink

          Isso mesmo, Amanda. Neste caso, não tem do que se preocupar.

          Curtiu a nossa conversa?
          Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

          ou

          Curta também nossa página no Facebook:

          Um abraço,

          Savio Franca

          Resposta
  • dezembro 4, 2018 em 19:11
    Permalink

    Boa Noite me chamo anderson tenho um sistema de aquecimento solar em casa… e nos ultimos dias notei q a cx dagua esta vazando agua pelo ladra… pensei q era a boia troquei e nao resolveu… tem como o sistema de encanamento do aquecedor estar devolvendo agua para a caixa pela saida da cx dagua. O q pode ser rsse meu problema?

    Resposta
    • dezembro 6, 2018 em 07:33
      Permalink

      Caro Anderson,

      Este sistema de encanamento que devolve água para a caixa é apenas do suspiro? Se for, avalie se o suspiro ou o desvio hidráulico feito nele está com uma altura acima de 70 cm da lâmina de água da caixa de água. Se for um desvio hidráulico de, por ex., do tanque auxiliar de abastecimento do aquecedor solar, é preciso fazer uma manutenção nos reparos dela.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • novembro 25, 2018 em 20:19
    Permalink

    No meu caso, quando eu abro o chuveiro depois de alguns segundos o suspiro começa a vazar muuita muita água mesmo… Aí eu tenho q desligar o chuveiro esperar uns minutos até derramar muita água pelo suspiro. Quando para de sair água eu abro o chuveiro denovo e começa a vazar muita água pelo suspiro a ponto de acabar com toda água quente. Oque pode ser isso?
    Muito obrigada

    Resposta
    • novembro 26, 2018 em 08:15
      Permalink

      Olá, Paula!

      Uma alternativa é aumentar o suspiro de tamanho. Talvez ele esteja curto. Se isso ocorre desde quando instalou o equipamento, pode ser isso.

      Se essa água do suspiro sai quando abre a água quente do chuveiro e quando abre também a água fria junto, pode ser que você tenha alguma rede de água fria ligada direto da rua provocando pressão inversa e a água sobre para o boiler. Verifique isso.

      Espero ter ajudado!

      Avalie a sua experiência conosco no Google deixando seu comentário neste link Aqui.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • novembro 25, 2018 em 09:45
    Permalink

    Pode me ajudar a descobrir a causa de um problema?

    Estou tendo um problema com meu sistema, de uns tempos pra cá a pressão da água quente diminuiu bastante.
    Mesmo com essa diminuição, ainda é aceitável para sua utilização!

    O problema é quando alguma torneira quente da casa é aberta, isso diminui a pressão ao ponto da água quente do chuveiro praticamente parar!

    (Sistema)
    Tenho 4 placas de 1m2 , o Boiler de 500 litros abastece 2 banheiros na região superior de casa (2 chuveiros, 2 torneiras e uma banheira), 1 lavabo( 1 torneira) na região inferior da casa, e a cozinha (1 torneira)

    O Boiler fica a mais de 2 metros de altura do chuveiro em questão!

    Resposta
    • novembro 26, 2018 em 08:19
      Permalink

      Olá, Rodrigo!

      Se o que ocorre foi de repente, sem nenhuma mudança da rede hidráulica, veja se o seu suspiro não ficou entupido com o tempo. Isso atrapalha o fluxo de entrada de ar para o escoamento da água nos pontos de consumo.

      Espero ter ajudado!

      Avalie a sua experiência conosco no Google deixando seu comentário neste link Aqui.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • novembro 10, 2018 em 16:34
    Permalink

    O meu aquecedor Está ligado o respiro direto pra dentro da caixa de água não está muito acima da caixa de água de abastecimento vejo q não aquece muito a não ser q ligo o elétrico para ajudar , pode ser por isso é outra coisa as vezes qdo tem muito sol reparo q sai água quente em torneira q não é aquecido, isso pode ser pq a água quente deve estar voltando muito para a caixa .

    Resposta
    • novembro 14, 2018 em 18:37
      Permalink

      Caro Tarcisio,

      Verifique se a altura da conexão do suspiro para caixa de água não está muito baixa. Provavelmente a água quente está indo para sua caixa de água fria. Avalie fazer uma revisão nessa interligação.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • novembro 6, 2018 em 11:32
    Permalink

    Bom dia amigos estou com um problema em meu aquecedor, a agua quente esta retornado para a caixinha de agua que fica em cima do boiler fazendo ela encher e transbordar, o que pode ser?

    Resposta
    • novembro 9, 2018 em 11:09
      Permalink

      Bom dia, Robson!

      Você tem 2 situações:

      1 – Em horários de pouca insolação. A válvula da boia está com sujeira ou com os reparos desgastados. É necessário trocá-los.

      2 – Em horários de sol forte. A água deve estar fervendo, se expandindo e saindo pelo “ladrão” da caixinha. Certamente a sua demanda de consumo está aquém da capacidade do equipamento. Ou você gasta mais água quente aumentando seu consumo ou inverte alguns tubos de vácuo, inutilizando alguns, deixando seu equipamento um pouco menos eficiente. Isso fará com que a água ferva menos.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • setembro 7, 2018 em 22:52
    Permalink

    Boa noite Savio. Coloquei aquecedor solar com voce a exatamente 6 anos, venho reparando que o seus serviço é de primeira qualidade, nao posso negar que estou muito satisfeito com o seu trabalho. só que após colocar ainda na garantia, foi trocado uma peça e desde entao eu tenho reparado que a boia fica mergulhada dentro dagua, e a noite fica um vazamento naquele reservatorio pequeno acima do reservatorio de agua quente onde a agua fria da copasa entra, eu subo la e mexo na boa ai por algum tempo para e depois comeca tudo de novo, sei que vaza pouca agua mas está vazando, sera que todos sao assim ou so o meu desde que comprei veio assim? estou desligando a agua da copasa todas as noites para evitar esta molhadeira no meu passeio. Me da uma opiniao e que devo fazer. Te aguardo contato.

    Resposta
    • setembro 9, 2018 em 06:22
      Permalink

      Caro João,

      Excelente pela sua participação aqui conosco. Obrigado!

      Olha, o tanque auxiliar ou o que podemos chamar de caixa boia é um acessório que possui uma boia muito semelhante com aquelas de caixa de água comum. Falo sobre isso no artigo dando 3 dicas de instalação de aquecedor solar com o abastecimento de água. Às vezes é necessário a manutenção com a limpeza, troca dos reparos da válvula de vedação ou até mesmo a troca de deste acessório. Temos desenvolvido recentemente novas gerações de caixa boia mais resistentes à variações de pressão da rua. Mesmo assim a manutenção na mesma ou até mesmo no aquecedor solar é necessária. Escrevi até um artigo sobre isso: Manutenção de aquecedor solar, qual importância?.

      Se você tiver qualquer dúvida sobre este ou outro assunto, fique à vontade para comentar aqui nestes nossos artigos.

      Espero ter ajudado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 31, 2018 em 20:42
    Permalink

    Boa noite
    Posso fazer a saída do consumo de 15 do boiler até o chuveiro

    Resposta
    • julho 31, 2018 em 21:03
      Permalink

      Caro José,

      Agradeço pela sua participação aqui conosco.

      Sem dúvida é uma boa opção. Você vai economizar água e tê-la mais rapidamente ao seu chuveiro. Isso é ideal para quando você tem apenas um ponto de consumo.

      Veja mais Como fazer o Encanamento do Aquecedor Solar.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 23, 2018 em 09:12
    Permalink

    Bom dia Sávio!
    Após alguns anos de bom funcionamento o meu aquecedor solar, frequentemente, deixa de receber a água fria que é fornecida direto da rua e eu tenho que abrir e fechar várias vezes o registro( que alimenta o sistema com água fria) e só assim ele volta ao normal. Já fiz a sangria nos coletores mas não resolveu o meu problema. Você pode me ajudar? A empresa que instalou o aquecedor na época fechou as portas.
    Grato.

    Resposta
    • maio 23, 2018 em 12:15
      Permalink

      Caro Eduardo,

      Primeiramente não posso deixar de lhe agradecer pela participação.

      Existem alguns tipos de abastecimento de água e preciso entender qual deles você usa para lhe dar mais sugestões. Mas é preciso que você veja se realmente a vazão de abastecimento da água esteja suficiente porque é com a pouca vazão de água que poderá entrar ar no sistema. Eu fiz também um artigo que fala sobre 3 tipos de abastecimento de água. Talvez seja interessante pra você: https://blog.brassolar.com.br/3-dicas-de-instalacao-de-aquecedor-solar/

      Qualquer dúvida, fique à vontade para responder ou tirar outras dúvidas.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 15, 2018 em 18:30
    Permalink

    Boa noite, me chamo Wilson e meu aquecedor é antigo, sistema termo-cifão sem pescador, tive que trocar a caixa de água e coloquei uma caixa de 100L, não sei se foi por esse motivo, mas agora estou com um problema de muito ar na tubulação, o que não deixa a água quente sair nos chuveiros, por isso tenho que subir no telhado quase diariamente para retirar o ar do sistema. O que posso fazer a respeito disso. Muito obrigado.

    Resposta
    • maio 16, 2018 em 16:04
      Permalink

      Caro Wilson,

      Obrigado pela sua participação!

      Possivelmente este fato de entrar ar na tubulação deve ter se agravado quando você reduziu a quantidade de abastecimento de água com a caixa de 100 litros. Assim, quando acaba a água desta pequena caixa, entra ar no Boiler e para sua tubulação. Experimente aumentar o tamanho da sua caixa de água. Procure também retirar a ‘barriga’ das tubulações que descem para os pontos de consumo. Para ver mais sobre isso, veja o post: https://blog.brassolar.com.br/como-fazer-o-encanamento-do-aquecedor-solar/

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 4, 2018 em 16:25
    Permalink

    Boa tarde. Meu aquecimento recém instalado tem muita vazão de água do retorno. Já foi realizado a sua dica, porém continua expelindo muita água pelo respiro. Pode ser alguma anomalia nas placas ou sensores? Obrigado.

    Resposta
    • maio 4, 2018 em 16:34
      Permalink

      Alexandre,

      O desvio indicado que expliquei é uma medida para aproveitar a água par que não seja desperdiçada. Não evitará que o equipamento pare de expelir água quente. Verifique também se o seu suspiro está com pouca altura em relação ao nível da caixa de água de abastecimento. É interessante, pelo menos, cerca de 70 cm a 100 cm de suspiro acima do nível da caixa de água.

      Espero ter ajudado. Continue participando e muito obrigado!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • abril 4, 2018 em 23:49
    Permalink

    Boa noite o meu chuveiro está com vazamento mas não é do registro da água é do aquecedor já troquei o registro do aquecer mas continua vazando oq pode tá avenda?

    Resposta
    • abril 8, 2018 em 20:49
      Permalink

      Oi Fabiana,

      Obrigado pela participação conosco!

      Não entendi bem a sua pergunta, mas sugiro que você cheque os reparos dos registros que você tem aí. Talvez tenha que trocá-los. Você pode me explicar melhor de onde vem este vazamento?

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • dezembro 4, 2017 em 11:01
    Permalink

    Realmente soluções simples são as melhores. Muito obrigado. Queria apenas fazer uma pergunta:
    para distribuir a água quente num circuito amplo (é um orfanato) instalei uma bomba de circulação, todavia, quando entra em função ela empurra a água pelo suspiro. Coloquei essa questão para o instaldor mas não soube indicar uma solução adequada. Aqui não temos tantos recursos de empresas como a dos Senhores…
    Grato pela atenção,
    Pe. Carlo Battistoni

    Resposta
    • dezembro 8, 2017 em 13:51
      Permalink

      Carlo,

      Uma possível solução seria aumentar o tamanho do suspiro. Mas talvez tenha que fazer um estudo mais criterioso para verificar a instalação hidráulica. Você pode nos enviar algumas fotos por e-mail para que possamos avaliar e lhe sugerir alguma outra alternativa pelo [email protected].

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 22, 2017 em 09:46
    Permalink

    Quero instalar um sistema de aquecimento solar e pretendo tambem colocar uma serpentina no forno iglu ( estamos montando uma pizzaria no terreo com forno a lenha ), para aquecimento da agua da piscina…. e possivel? Quais os cuidados? Tenho receio da agua sair muito quente no retorno aquecido para a piscina ( 15m3)

    Resposta
    • julho 25, 2017 em 18:41
      Permalink

      Cristiano,

      É possível usar a serpentina em conjunto com o aquecimento solar de água para uso em pontos de consumo tais como cozinha, lavatórios e chuveiros. Para isso, você usa um reservatório térmico (boiler) onde receberá a tubulação tanto da serpentina como dos coletores solar. Porém para aquecimento da piscina não é viável. No caso da piscina, você deve contar com um sistema independente.

      Esclareci sua dúvida?

      Esteja sempre à vontade para dar seus comentários e sugestões de temas para novos posts.

      Obrigado pela participação!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 12, 2017 em 12:19
    Permalink

    O desenho acima e as explicações melhoraram 90%, porque não 100%, porque sabemos que sempre há espaços para aprimoramento. Como já disse, na maioria das casas (casas e não aptos.) o Boiler e todo o sistema do aquecimento solar, normalmente, fica em nível superior à caixa d’água da casa . A caixa d’água sempre fica escondida sob o telhado donde, na minha casa, o abastecimento do Boiler é direto da rua. Se faltar água da rua não haverá abastecimento o que é raro. Assim sendo, no desenho acima, onde consta caixa de água da casa, ficaria melhor caixa de água da residencia ou moradia. Nota-se no desenho que a caixa d’água está em nível superior ao Boiler.
    PERGUNTA: A Brassolar está comercializando Equipamento para Energia solar?

    Resposta
    • julho 12, 2017 em 15:51
      Permalink

      Caro Wanderley,

      Obrigado pelo seus comentários, muito bem vindos. Sempre haverão espaços para aprimoramentos.

      Sobre a comercialização de equipamento para Energia Solar, sim. Fazemos o fornecimento tanto para a energia solar Térmica quanto para a energia solar Fotovoltaica. Você pode ler também nosso post que fala mais sobre as diferenças: https://blog.brassolar.com.br/como-funciona-a-energia-solar/

      Resposta
      • maio 4, 2020 em 21:21
        Permalink

        Olá amigo, instalei um aquecedor solar de 200lts todos os canos isolados. Durante o dia com sol na placa funciona perfeitamente, a água aquece muito porém de acordo que o sol vai se pondo vai tendo uma perda de temperatura brusca sendo que 6 horas da noite a água já está totalmente fria (sem ter uso nenhum da água quente) tenho uma válvula de retenção na entrada da água fria mas mesmo assim não segura a água quente. O que pode estar acontecendo?

        Resposta
        • maio 7, 2020 em 19:49
          Permalink

          Meu caro, tudo bem? Para te responder melhor, participe comigo das minhas Lives no Instagram pelo @brassolar nos sábados às 20horas. Esse horário é exclusivo para tirar dúvidas, ok? Mas tem que ser pontual porque se não tiver ninguém pra me chamar lá na hora, eu não fico lá por muito tempo. Um abraço, Savio Franca

          Resposta
  • julho 10, 2017 em 15:41
    Permalink

    Caro Wanderley,

    Fiz alterações no desenho de demonstração para melhor entendimento. A caixa usada para desvio do suspiro, pode ser a caixa de água da própria casa.

    Qualquer coisa, fique à vontade para comentar.

    Curtiu a nossa conversa?
    Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

    ou

    Curta também nossa página no Facebook:

    Um abraço,

    Savio Franca

    Resposta
  • julho 5, 2017 em 16:29
    Permalink

    Wanderley,

    Vamos entrar em contato com você para entender melhor o que houve com sua situação e dar um entendimento aos nossos leitores.

    Resposta
  • julho 5, 2017 em 15:01
    Permalink

    Não. Detalhando: A água sai do suspiro e vai p/ a Caixa de fibra que pode ser c/ capacidade de 10% em relação ao Boiler (Reservatório principal do sistema onde fica a água quente), dai a água é direcionada p/ o Boiler e é no Boiler que é feito o furo extra não previsto pelos inventores do sistema. A parede do Boiler é dupla e as corrosões surgem com mais facilidade nos encontros das conexões. Vi-me obrigado a trocar o meu Boiler de 300 litros e a caixa-boia por corrosão junto aos furos com pouco mais de 06 anos de uso.

    Resposta
  • julho 1, 2017 em 14:52
    Permalink

    Pela análise do desenho do desvio, a água expelida via suspiro vai p/ a caixa d’água e é devolvida ao Boiler no que implicaria um furo extra neste não previsto inicialmente pelos engenheiros que inventaram/criaram o sistema. Um furo extra, a meu ver, seria mais um ponto a provocar corrosão. Creio que a água deveria ser reaproveitada de outra forma. Outras considerações p/ a viabilidade do desvio é custo instalações (suporte da caixa, capacidade desta, etc.). É dialogando que se aprimora.

    Resposta
    • julho 5, 2017 em 11:01
      Permalink

      Caro Wanderley,

      Obrigado por mais uma contribuição!!!

      Não entendi o que quis dizer em “um ponto a provocar corrosão”. O furo extra que se refere seria para a caixa de água fria, onde seria direcionado o desvio de água do suspiro, correto? Onde entraria a corrosão?

      Sobre reaproveitar a água de outra forma, é uma opção também. O recurso abordado foi uma alternativa que consideramos simples, eficaz e de fácil aplicação.

      E continuemos nesse excelente diálogo…

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
      • junho 27, 2019 em 12:47
        Permalink

        Olá, me mudei a pouco para um residencial que possúi boiler de aquecimento solar em todas as casas. Na última noite tivemos uma queda brusca de temperatura devido a chegada do inverno na região sul, a temperatura externa baixou de 28ºC para cerca de 4ºC. Estranhamento ocorreu um problema de vazamento no sistema de aquecimento, derramando água no telhado, a contrutora informou que é normal vazar um pouco de água devido ao “sistema anti congelamento” do sistema, que mantém uma circulação de água em dias muito frios para não congelar o sistema. Porém não está circulando a água, está correndo água a noite toda, a minha caixa d’água passou a noite enxendo devido a este desperdício.

        Na minha humilde ignorância tive certeza que alguma coisa foi feita de forma incorreta na instalação, pois não faz sentido algum instalar um boiler para economizar energia elétrica e com isso disperdiçar tanta água assim (vai sair mais caro a conta de água este mês com certeza).

        Enfim, se puderem me dar uma dica agradeço, provavelmente com a experiência de vocês já devem ter visto algo parecido.

        Um Abraço, Artur!

        Resposta
        • julho 3, 2019 em 12:43
          Permalink

          Caro Artur,
          Este é normal porque a bomba que faz a função anticongelamento vai ficar ligada. Necessariamente precisa dispensar água. Avalie se a perda de água é muito grande. Os coletores a vácuo não precisam disso. Avalie se é viável a substituição.

          Curtiu a nossa conversa?
          Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

          ou

          Curta também nossa página no Facebook.

          Um abraço,

          Savio Franca

          Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *