fbq('track', 'PageView');

O que é energia solar e como funciona?

Energia solar é mais comum do que a gente pensa. Ela está presente no nosso dia a dia e é parte responsável pela vida. A exemplo disto, veja só as árvores que precisam da energia solar para realização da fotossíntese. Logo, a nossa principal fonte de energia que são os alimentos que consumimos, precisa da energia solar para ser produzida. Mas a energia solar tem outras formas de aproveitamento. Para explicar melhor o que é energia solar, vamos abordar as duas usuais. As mais comuns são a solar térmica – pelo aquecimento solar de água e a fotovoltaica – àquela por micro geradores que usa a tecnologia por células fotovoltaicas.

Sabe distinguir com clareza a diferença entre Aquecedor Solar e Energia Fotovoltaica? Qual tecnologia é mais vantajosa? São duas tecnologias bem diferentes, mas que usam a energia solar.

Aquecedor Solar e Fotovoltaica: Qual a diferença?

O que é energia solar gerada pelo aquecedor solar

aquecedor-solar

O aquecedor solar é considerado como energia solar térmica. É um sistema que permite que a água seja aquecida pela energia do sol. É bem usual no aquecimento de água em substituição ao chuveiro elétrico. É mais comum na rede hoteleira pois permite ao usuário maior conforto e ao empreendedor uma redução significativa nos custos fixos.  Mas, anualmente, o setor de aquecimento solar vem crescendo a grandes passos, principalmente depois do apagão de 2001. Veja a evolução do mercado de aquecimento solar brasileiro a partir desta época.

Evolucao do Mercado de Aquecimento Solar no Brasil

É porque quando a energia acabou, não havia alternativas práticas para aquecer a água ao banho. Claro, ninguém quer tomar banho de água fria, não é mesmo? Depois disso, as pessoas começaram a se conscientizar e a investir mais no sistema de aquecimento solar como alternativa, principalmente, de economia e conforto.

O aquecedor solar também é usado para aquecimento de água para banheiras de hidromassagem e para outros confortos domésticos como o aquecimento em lavatórios, torneiras de cozinha e até mesmo a água da piscina. Confira pelo menos 5 motivos para comprar um aquecedor solar que descrevi de forma simples.

O que é energia solar fotovoltaica

o que e energia solar na casa

A fotovoltaica que é comumente conhecida como energia solar fotovoltaica é também advinda do sol. Vou explicar brevemente, mas você pode entender mais do assunto lendo sobre como funciona a energia solar. Sua aplicação imediata é geração de energia elétrica. A mesma energia gerada pode ser usada nos aparelhos domésticos em geral. É possível manter uma casa inteira com seus aparelhos domésticos funcionando somente com energia solar fotovoltaica. Dela é sim possível aquecer a água por meio do uso do chuveiro elétrico.

Então porque usar o aquecedor solar se a fotovoltaica também pode ser usada para aquecer a água?

Aquecedor Solar e Fotovoltaica: Qual é melhor?

A aplicação da energia fotovoltaica é extremamente viável e está entre os melhores investimentos do mercado. A questão inicial da aplicação da energia fotovoltaica ainda está no custo de implantação que é um pouco maior do que do aquecedor solar. Apesar de não gerar energia elétrica o aquecedor solar aquece água e reduz drasticamente o valor da conta de luz. Ele substitui o uso de aparelhos que precisam de alta potência elétrica e que consomem muita energia.  A implantação de um sistema de aquecimento solar pode girar em torno de 20% do custo de implantação da energia solar fotovoltaica. Além disso, há outros benefícios para o uso do aquecimento solar que não estão ligados à economia de energia elétrica.

Resumindo, não há, necessariamente, um melhor do que o outro. Apesar do uso da fotovoltaica permitir a aplicação no aquecimento de água, ela perde para o aquecedor solar em alguns quesitos como o conforto. Além disso, economicamente falando, sua aplicação individual torna um projeto menos viável. Portanto, pra quem deseja tornar sua casa totalmente autônoma de energia, o melhor é projetar os dois sistemas. Comece com o aquecimento solar que um menor investimento. Posteriormente, já sem o chuveiro elétrico, mensure o seu novo consumo de energia. Depois você implanta o sistema fotovoltaico e torne sua casa um exemplo de sustentabilidade.

Você consegue se aprofundar a sua pesquisa com mais clareza assistindo ao vídeo abaixo em uma live que fiz sobre o assunto:

Se formos alongar mais e explicar o que é energia solar, podemos ainda falar de vários outros tipos. Uma delas é a Heliotérmica. É um tipo muito interessante. Você conhece? Dê sua opinião e faça suas perguntas. Quem sabe a sua vira um assunto de um dos nossos próximos artigos?


Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*Savio Franca é CEO da Brassolar, empresa desde 2007 no mercado. Na linha de frente desde a sua fundação, já ajudou a tornar mais eficiente mais de 3 mil lares brasileiros com seus equipamentos e ensinamentos. Dono do blog Brassolar com mais de 2800 acessos semanais onde conversa com seus leitores e responde às mais diversas dúvidas. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.