Manutenção de Aquecedor Solar: Qual a importância?

A manutenção de aquecedor solar é uma dúvida frequente entre as pessoas que têm um aquecedor solar e também àquelas que pretendem adquirir o produto. Mesmo que é considerado um bem durável, um sistema de aquecimento solar precisa de cuidados para que a sua durabilidade alcance uma  maior vida útil.

Um aquecedor solar pode durar vários anos, às vezes dez, vinte anos ou mais. Isso depende de vários fatores e um importante deles é a manutenção periódica. Claro que a manutenção periódica poderá ser algo bem simples que pode ir desde a checagem em todo o sistema até a limpeza dos coletores solar.

A importância da limpeza dos coletores na manutenção de aquecedor solar

Manutenção de Aquecedor Solar

Observe a diferença de um aquecedor solar instalado antes da manutenção e depois. O que de diferente que é tão importante?

Todo sistema de aquecimento solar, como princípio de funcionamento, usa a captação do sol para transformá-la em energia térmica. Os coletores solar podem ser fabricados de vários materiais. Os mais eficientes utilizam o vidro como um material importante para a retenção de calor. A água que circula dentro dos tubos internos do coletor solar é aquecida após a radiação solar ultrapassar a camada de vidro e quanto mais transparente o vidro mais faz com que um aquecedor solar seja eficiente. Um coletor solar, como este visto na foto, utiliza o material conhecido como borocilicato que é um tipo de vidro específico para o aquecedor solar de tubos de vácuo. Se para ser mais eficiente um aquecedor solar precisa de um vidro mais transparente então basta deixá-lo limpo para que ele tenha um melhor aproveitamento possível de sua capacidade de produção de energia.

Periodicidade

Então qual é a periodicidade que devo lavar o meu aquecedor solar?

Isso vai depender de fatores externos com a poeira do ambiente. Se você mora em uma rua mais isolada onde tem pouco fluxo de veículos automotores a tendência é que necessite de, no máximo, duas limpezas anuais. O normal é que se faça tal manutenção a cada seis ou oito meses. Porém, em alguns locais, os resíduos do ambiente são tão intensos que esta periodicidade precise ser reduzida.

A seguir, mostraremos em um breve vídeo na prática como pode ser lavado o equipamento.

A manutenção de aquecedor solar de forma preventiva

Uma manutenção de aquecedor solar de forma preventiva poderá evitar algumas situações indesejadas:

  • Possíveis vazamentos na tubulação;
  • Perda de água. Nesses tempos de racionamento e pensamento ecológico, é inconcebível a perda de água;
  • Perda do equipamento. A Identificação de qualquer mudança no aspecto visual do produto pode indicar a necessidade do acionamento da assistência técnica do fabricante;
  • Transtornos diversos pela falta do aquecedor solar em casa. Ao acostumarmos com o produto é normal que, no mínimo, cause desconforto ter que voltar a usar o chuveiro elétrico;
  • Gastos desnecessários. Ao deixar de usar o aquecedor solar estamos deixando de economizar energia elétrica. Além disso o custo de uma manutenção corretiva pode custar muito mais do que uma simples manutenção preventiva.

  • Ja baixou sua copia gratuita e-book


Mas posso eu mesmo fazer a manutenção de aquecedor solar?

Os serviços de limpeza podem ser facilmente feitos por qualquer pessoa que tenha os cuidado e esteja habilitada ao trabalho em altura com os devidos equipamentos de segurança. Mas se preferir, conte com uma equipe especializada. Uma visita técnica normalmente é rápida e custa muito pouco se comparado aos benefícios da tranquilidade que se pode ter com um profissional da área.

Resumindo, é melhor prevenir do que remediar. Além disto, ter um sistema de aquecimento solar funcionando corretamente sem qualquer receio de situações adversas, é ter o sossego de viver em paz consigo e com o meio ambiente. A sua família agradece pois é mais qualidade de vida. O seu bolso também!

Pense o que você pode fazer para deixar o seu lar mais eficiente. Há boas referências de empresas e profissionais no mercado em que você pode encontrar soluções para seu bem estar. Conheça mais sobre nós!

Se você está pesquisando sobre as vantagens e desvantagens, confira 6 razões para comprar um aquecedor solar. Descubra se vale a pena ter um.

Se este artigo faz sentido, compartilhe. Você pode também dar sua opinião abaixo e até mesmo sugerir temas para os próximos posts.


Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

24 comentários em “Manutenção de Aquecedor Solar: Qual a importância?

  • abril 10, 2019 em 16:17
    Permalink

    Boa Tarde, Gostaria eu mesmo de fazer a limpeza externa do aquecedor solar, como mostra o vídeo aqui apresentado, posso jogar água corrente fria nele com detergente, ou preciso realizar a retirada da água dentro dos tubos?
    att

    Resposta
    • abril 11, 2019 em 08:42
      Permalink

      Caro Deocleciano,

      A limpeza do tubo deve ser feita, principalmente, se sua região for com água muito calcária. Neste caso, use, por exemplo, um cano de CPVC com uma espécie de fenda na ponta para limpar o tubo por dentro. Você pode tirar um tubo e verificar se está sujo.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • março 17, 2019 em 16:58
    Permalink

    Boa Tarde, Minhas placas estão cheias de água embaixo do vidro, como tirar essa água?

    Grato!

    Resposta
    • março 22, 2019 em 21:32
      Permalink

      Edvaldo,

      Somente abrindo o vidro do coletor solar. Provavelmente terá que trocar este vido porque dificilmente ele sai inteiro quando tira.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • agosto 9, 2018 em 13:02
    Permalink

    Boa tarde ; quando adquirimos o aquecedor temos assistencia na instalaçao , porq estamos no Brasil q todos sao tecnicos ( sabem instalar e depois ficamos c o problema )

    Resposta
    • agosto 20, 2018 em 10:43
      Permalink

      Caro Paulo,

      Obrigado pela sua participação.

      Infelizmente temos no Brasil vários problemas relacionados à instalação e o cliente fica prejudicado.

      Se tiver qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • julho 10, 2018 em 21:42
    Permalink

    ola amigos, gostei muito das informações de vocês… sou gaucho de são lourenço, bem no sul do sul e tenho um aquecedor de tubos de uma outra marca.
    estou com uma duvida e já procurei por toda internet mas não achei nada a respeito, então pergunto aos especialistas: COMO MORO EM ZONA RURAL E A ÁGUA NÃO E TRATADA MEU AQUECEDOR PODE PERDER EFICIÊNCIA POR ACUMULO DE SUJEIRA DENTRO DOS TUBOS( A ÁGUA QUANDO PARADA FORMA UMA FINÍSSIMA CAMADA, COMO SE FOSSE UM BARRO) QUE SE DECANTA NO FUNDO DA CAIXA DE ÁGUA COM O TEMPO… a caixa costumo limpar mas e um tubo como é que se sabe que esta sujo por dentro e como posso limpá-lo para garantir a eficiência do sistema????

    Resposta
    • julho 11, 2018 em 03:34
      Permalink

      Meu caro Tobias,

      Primeiramente agradeço pela sua participação aqui conosco. Muito pertinente sua pergunta.

      Isso acontece também em regiões de muito calcário também. A sujeira que fica depositada pode reduzir o fluxo de água dentro dos tubos e realmente pode comprometer o funcionamento integral do equipamento. O jeito é retirar todos os tubos para lavar internamente deles. No caso de calcário, a única dificuldade maior é que ele fica grudado com dificuldade para ser removido. Este trabalho deve ser feito com muito cuidado para evitar a quebra dos vidros. Além disso, na retirada e recolocação dos tubos o cuidado deve ser redobrado com as borrachas de vedação. Use muito detergente líquido. Talvez tenha que ter algumas de reserva para trocar em caso de danificação das mesmas.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
      • janeiro 16, 2019 em 07:31
        Permalink

        Bom Dia Savio gostari de saber o nome daquela espuma interna que corre nas latetais dentro da placa solar.
        Pois meu vidro quebrou e antes de trocar quando fui medir percebi que a espuma esta se desfazendo. Gostaria de troca-la.
        Obrigado Aguardo.

        Resposta
        • janeiro 16, 2019 em 08:05
          Permalink

          Dagner,

          Chama-se poliuretano expandido. Você encontra o produto em pequena quantidade já com recipiente próprio para aplicação em casas de materiais de construção.

          Curtiu a nossa conversa?
          Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

          ou

          Curta também nossa página no Facebook:

          Um abraço,

          Savio Franca

          Resposta
  • junho 8, 2018 em 07:32
    Permalink

    Bom dia Sávio,coloquei um aquecedor Brassolar aqui em casa de 400 litros e estou muito satisfeito,só precisei trocar a caixa bóia e estou com uma economia muito grande de energia elétrica na minha casa,muito obrigado

    Resposta
    • junho 8, 2018 em 08:52
      Permalink

      Oi Itamar!

      Muito obrigado pelo depoimento! Fico muito feliz em saber desta notícia… É muito bom saber que pudemos lhe fornecer algo que lhe trouxesse estes benefícios.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • março 15, 2018 em 10:29
    Permalink

    Gostaria de saber, a partir de quando necessito fazer manutenção (ou iniciar um contrato de manutenção) considerando a aquisição e instalação em 24/05/2017. Foi a segunda aquisição de vocês. Na 1a. aquisição, o reservatório de 300 L e acoplado duraram 07 anos, dois anos além da garantia o que achei pouco. Não houve manutenção porque não fui orientado a respeito. Tenho interesse na manutenção do equipamento atual desde que me seja viável economicamente.

    Resposta
    • março 17, 2018 em 19:18
      Permalink

      Caro Wanderley,

      Obrigado pela sua participação!

      É interessante, no mínimo, uma vez ao ano que se faça uma checagem no sistema de aquecimento solar. Nessa oportunidade pode-se aproveitar e proceder a limpeza dos coletores solar o que ajudará a melhorar a eficiência. Você pode entrar em contato conosco e verificar as condições para manutenção preventiva pelo (31) 3466.4000.

      Quanto à durabilidade, temos diversos casos de equipamentos instalados com mais de 10 anos. Também, ao passar dos anos, os produtos vão adquirindo melhorias, o que melhora o aumento da sua vida útil. É importante também verificar as condições da água que pode interferir na vida útil. É importante que ela seja tratada.

      No mais, fique à vontade para participar sempre conosco.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 15, 2017 em 08:54
    Permalink

    Caro Savio,
    Me permite discordar com a periodicidade que devo lavar o aquecedor solar.
    Como você sabe, eu mora em Pedro Leopoldo numa área residencial com pouco transito local. Mas principalmente na época seca (ainda com queimadas de pasto e em lotes vagas) eu limpo o aquecedor solar cada mês. Após a limpeza faz bastante diferença na temperatura de até 3 a 4 °C no reservatório. No inverno a intensidade solar já é reduzida e a água “frio” é mais frio ainda, 16 a 18°C ao invés 24°C. Pela minha experiência, na época de chuva cada 3-4 meses é suficiente. Abraço WH

    Resposta
    • maio 15, 2017 em 10:28
      Permalink

      Caro Walter,

      Excelente comentário! Você está certo. Tudo depende de cada região. Na cidade como a sua é bem um caso à parte porque além das queimadas, ainda há uma concentração de fábricas de cimento e seus componentes que deixam o ar com muita poeira.

      Muito obrigado pela sua contribuição!

      Resposta
  • maio 11, 2017 em 14:46
    Permalink

    Eu entrei no blog pensando que ia ter dicas de como fazer manutenção no meu aquecedor e o que vejo é apenas indução a contratar os serviços da Brassolar, que nessa época de crise não deve estar vendendo nada. Passo.

    Resposta
    • maio 11, 2017 em 17:09
      Permalink

      Caro João Paulo,

      A sua opinião é muito importante para nós. Se você tiver alguma sugestão de tema ou queira tirar qualquer dúvida, fique à vontade. Case prefira ainda, você pode entrar em contato pelo formulário do blog que estaremos prontos para tirar suas dúvidas: https://blog.brassolar.com.br/contato/.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • maio 9, 2017 em 14:14
    Permalink

    Gostei. estou satisfeito

    Resposta
  • maio 9, 2017 em 14:12
    Permalink

    quero uma manutenção.
    quanto fica?
    meu aquecedor instalado em Macacos.
    são dois conjuntos.

    Resposta
    • maio 9, 2017 em 14:29
      Permalink

      Caro Gonçalo,

      Vou encaminhar sua solicitação à nossa central de atendimento. Em breve você será atendido.

      Muito obrigado pela confiança!

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta
  • abril 21, 2017 em 18:02
    Permalink

    OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES.SOU CLIENTE DA BRASSOLAR,COMPREI UM AQUECEDOR DE 400L DE UM REPRESENTANTE DAQUI DA MINHA REGIÃO A MAIS OU MENOS UM ANO,SÓ NÃO FIQUEI SATISFEITO POR QUE NÃO RECEBI NF DO PRODUTO ATÉ HOJE.

    Resposta
    • abril 23, 2017 em 21:07
      Permalink

      Caro Jose Marcio,

      Obrigado pela sua participação em nosso post. A Brassolar preza pelo compromisso com seus clientes. Procure informar-se com o representante da sua região sobre o envio da nota fiscal. Mais informações, ligue na central de atendimento ao consumidor da Brassolar (31) 3466.4000.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook:

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *