Porque o Norte é tão importante no planejamento da energia solar?

Energia solar é um tema que mais se fala hoje em dia. Mas será que estamos preparando as nossas construções para recebê-la em algum momento? O planejamento da energia solar é o primeiro passo para o sucesso do seu projeto se você pretende tornar sua casa mais eficiente.

Já sabemos que o planejamento é a fase que antecede qualquer ação ou projeto de sucesso. Para muitos administradores, o Norte é visto como um propósito ou objetivo. Na administração do tempo, com tantos projetos pessoais e profissionais, especialistas dizem que é mais importante ter um Norte do que um relógio. Mas o Norte aqui que estamos falamos não é o objetivo, o propósito ou o magnético. É o Norte geográfico.

Neste artigo, vamos falar do posicionamento do coletor solar em relação ao Norte para um bom planejamento da energia solar.  Especialmente, como forma de melhorar a eficiência da energia solar, seja ela térmica ou fotovoltaica. Confira também outros tópicos neste blog:

Como a energia solar pode deixar você mais rico e realizar seus sonhos?

Mas o que tem a ver o Norte geográfico com o planejamento da energia solar?

O Norte geográfico, para nós do hemisfério sul, é a principal referência para a maior incidência solar. Para que tenha ainda maior aproveitamento da radiação solar, o coletor deve ficar posicionado ao Norte geográfico em uma inclinação que varia de acordo a região geográfica onde é instalado.  Quanto mais ao sul, mais inclinado o coletor solar deve ser instalado. Como, normalmente, o local mais indicado à instalação do coletor solar é o telhado, então este deve ser preparado com tal. Isso impacta diretamente o planejamento, até mesmo, da própria construção. O melhor mesmo é que seja privilegiado um telhado que tenha maior incidência solar. A preparação do telhado para receber o coletor solar é um dos fatores mais importantes que viabilizam a instalação de um aquecedor solar, por exemplo, especialmente, em se tratando de fatores estéticos. A melhor escolha do modelo, tamanho ou potência depende, principalmente, das decisões tomadas antes das ações na obra. Para a energia solar térmica, por exemplo, a referência que temos é planejamento: O primeiro passo para a boa compra do aquecedor solar.

O norte geográfico

Para que os coletores tenham um máximo de aproveitamento da radiação solar, é recomendado o seu posicionamento ao NORTE GEOGRÁFICO.  Para localizá-lo mais precisamente, é necessário a utilização de uma bússola. O norte geográfico é situado a direita do norte magnético  encontrado na bússola (como exemplo, para a cidade de São Paulo a declinação e de 18°).

O telhado fora do Norte geográfico para a energia solar

Muitas vezes não é possível conseguir uma situação ideal no telhado. Se a casa não teve o planejamento arquitetônico adequado, há maneiras de atenuar o problema. Mesmo assim é inevitável a perda de eficiência do sistema. Para facilitar a compreensão, destacamos algumas situações a seguir.

Dicas de posicionamento do coletor solar

planejamento da energia solar Norte 2

Pequeno desvio norte

Os telhados 02 e 03 estão com o mesmo desvio (45°) em relação ao Norte geográfico (NG). Portanto é melhor instalar os coletores no poente (telhado 02), privilegiando o sol da tarde que é mais intenso.

 

planejamento da energia solar Norte 1

Se o Norte Magnético (NM) estiver no sentido da cumeeira ou mesmo que o telhado ideal tiver espaço suficiente para instalação, é preferível instalar os coletores solar ao nascente (Telhado 03). O mesmo ocorre aos telhados de apenas duas caídas. É claro que, nestes casos, é sugestivo o apoio de uma empresa ou profissional especializado.  Tudo depende das condições de instalações de instalação e da região onde o produto está sendo instalado.

Instalar colores ao Nascente ou Poente

planejamento da energia solar Norte 3Casos como estes ocorrem principalmente quando o telhado ao norte (telhado 2) não tem espaço suficiente para instalação dos coletores solar. Assim, é preferível usar os telhados voltados ao nascente ou ao poente. A melhor escolha é aquela que mais se aproxima do Norte geográfico. Neste caso, a opção 3 é a mais adequada, mas claro que não é a ideal. Uma solução para melhorar a eficiência é expandir a quantidade de coletor solar, algo que, certamente, aumentará o custo de implantação.

Em regra geral, como estamos posicionados geograficamente abaixo da linha do equador, nunca se deve instalar um coletor solar inclinados ao Sul. Quanto mais voltado ao norte Geográfico melhor será a eficiência do sistema. No caso da energia solar térmica, avalie também as 3 maneiras de abastecer o aquecedor solar.

Como encontrar o Norte de forma simples

Pensando em mostrar melhor sobre o assunto, você poderá acessar o vídeo a seguir que mostra como encontrar o Norte de forma simples.

Concluindo, a localização tendo como base Norte e o planejamento da energia solar combinam-se bem no início de uma obra. Para a energia solar, é fundamental.

E agora, ainda tem mais dúvidas? Deixe seu comentário abaixo dando suas sugestões de post ou nos conte quaisquer de suas dúvidas.


Sobre o Autor

Apresentacao Pessoal Savio Franca*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e Administrador de profissão. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

2 comentários em “Porque o Norte é tão importante no planejamento da energia solar?

  • agosto 3, 2019 em 13:03
    Permalink

    Boa tarde, minha casa possui duas águas e gostaria de estar instalando coletores solares para aquecimento de água. O rapaz que veio fazer a análise para mim, disse que o meu telhado tem um desvio de 50 graus para oeste em relação ao norte geográfico e que se fosse acompanhar o caimento do telhado diminuiria muito a eficiência, porém voltado ao norte vai interferir muito na estética. Caso eu queira fazer na direção do telhado eu deveria aumentar o número de coletores? Ou o melhor seria realmente fazer voltado para o norte? Meu boiler vai ser de 600 litros. Desde já agradeço.

    Resposta
    • agosto 5, 2019 em 14:25
      Permalink

      Oi Sylvana,

      Você pode colocar 1 coletor solar a mais para compensar o desvio do norte. Assim você vai ter as compensações necessárias.

      Curtiu a nossa conversa?
      Siga-nos se inscrevendo no nosso canal do Youtube.

      ou

      Curta também nossa página no Facebook.

      Um abraço,

      Savio Franca

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *