Aquecedor solar a vácuo: simples e com a máxima eficiência

Aquecedor solar à vácuo veio como uma grande inovação da tecnologia de isolamento térmico aos aquecedores solar.  A sua capacidade de captação da radiação solar e o seu incrível isolamento térmico, permite que ele tenha a melhor eficiência de aquecimento solar de água no mercado.

Cada vez mais as empresas investem em desenvolvimento de produtos que tragam o máximo de eficiência. Em tempos de recursos cada vez mais escassos é preciso este tipo de investimento. Veículos automotores passam a ter maior autonomia de consumo de combustível. Eles aumentam a quilometragem rodada com o consumo de um mesmo litro de combustível. Atualmente, eletrodomésticos consomem menos energia, as lâmpadas são trocadas por outras mais eficientes.  Celulares têm maior autonomia na bateria e a papo da eficiência “rola solto” no dia a dia das pessoas. E não foi para ser diferente com o aquecedor solar. Os avanços na tecnologia permitiram que se chegasse a um nível de eficiência próximo de 100%. É o que ocorreu com o aquecedor solar à vácuo.

O que torna o aquecedor solar à vácuo tão eficiente?

Primeiro, como próprio nome sugestivo, o isolamento térmico é feito de vácuo. Mas devido à grande dificuldade de obter e preservar o vácuo, ele é usado em poucas situações e de maior escala produtiva. É o caso da garrafa térmica comum que a gente usa para por café. O isolamento térmico usado é de vácuo e por isso que ela mantém a temperatura alta do líquido por muito tempo.

O isolamento térmico é tão poderoso que não deixa que as temperaturas de dois ambientes “se comuniquem”. Por isso o aquecedor solar à vácuo é tão bem aproveitado em regiões frias e até de geadas. Após o aquecimento com a radiação solar, a temperatura fria externa do ambiente não pode ser transferida para o ambiente interno onde a água tenha sido aquecida.

Como é formado o aquecedor solar à vácuo?

O aquecedor solar à vácuo é composto por coletor solar e boiler. O processo de aquecimento solar da água pode ocorrer em diferentes maneiras conforme o tipo de modelo. Inicialmente, trataremos do funcionamento do coletor solar. Um coletor do tubos de vácuo é composto essencialmente pelos tubos de vácuo que são feitos de vidro. Cada tubo de vácuo possui dois tubos de vidro com diâmetros diferentes. Eles são posicionados um dentro do outro e lacrados pelas extremidades. No espaço entre um tubo e outro há o vácuo que faz o isolamento térmico.

Tubo de vacuo Aquecedor Solar

Como funciona o aquecedor solar à vácuo?

Modelos Acoplados

Em um dos principais modelos de aquecedor solar à vácuo comercializados, a água do tubo não circula como nos outros aquecedores. Nos antigos, pela circulação natural, o processo é conhecido como termossifão. Já para os de vácuo, há um processo que chamamos de convecção natural. A água quente menos densa – mais leve – sobe para a parte mais alta quando é aquecida, ou seja, para o reservatório de água (boiler). Enquanto isso, a água fria que é mais densa, segue em direção à parte mais baixa do tubo de vácuo. Toda a água quente é armazenada no boiler e permanecerá quente.

Funcionamento do coletor solar a vacuo acoplado

Modelos Modulares

Nos modelos modulares, a circulação de água nos tubos é semelhante à dos modelos acoplados. Porém, a tubulação que separa o coletor solar do boiler, faz com que haja mais um processo de circulação de água. A água que é aquecida pelos tubos de vácuo passa por um canal superior que chamamos de Manifold. Em seguida, também por um processo de termossifão a água quente sobe para o boiler pela tubulação de interligação. Neste caso, há a circulação da água entre o reservatório e o Manifold.

funcionamento do coletor solar a vacuo modular

Estes modelos demonstrados acima são os mais comuns. Há também outros modelos que permitem instalação com alta pressão onde a água não faz processo de convecção dentro do tubo de vácuo. Por ora, não vamos falar sobre os outros modelos, mas um deles é conhecido como Heat Piper em que o processo de aquecimento é por troca de calor.

Para cada modelo, há uma forma diferente de instalação. Confira 3 maneiras de abastecer o aquecedor solar de água que vai depender do tipo de modelo.

E agora, ainda tem mais dúvidas? Deixe seu comentário abaixo dando suas sugestões de post ou nos conte quaisquer de suas dúvidas.


Sobre o Autor

*SAVIO FRANCA é diretor da Brassolar e graduado em Administração. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

 

 

 

 

6 comentários em “Aquecedor solar a vácuo: simples e com a máxima eficiência

  • agosto 15, 2017 em 13:44
    Permalink

    Boa tarde estalei um coletor de 20 tubos e um boiler de 300 litros todas as propagandas fala que 20 tubos aquece de 250 a 300 litros não está aquecendo nem 150 litros e não esta aquecendo o grau que está na propaganda não sei se por causa da região estou querendo colocar mais um coletor de 20 tubos posso colocar 40 tubos em um boiler de 300 litros

    Resposta
  • agosto 12, 2017 em 18:54
    Permalink

    Amei o artigo, muito boa a explicação. Muito obrigada!!

    Resposta
    • agosto 14, 2017 em 21:01
      Permalink

      Obrigado, Ana. Isso nos dá uma boa referência de que estamos fazendo algo que contribua ao conhecimento das pessoas. Se você tem alguma sugestão de tema para novo artigo, fique à vontade para nos dizer.

      Resposta
  • maio 25, 2017 em 08:55
    Permalink

    Um equipamento de energia solar a vácuo de 180L é equivalente a qual bojo da energia solar tradicional, de placas?

    Resposta
    • maio 25, 2017 em 09:50
      Permalink

      Caro Rodrigo,

      Isso depende também da eficiência do coletor solar e do reservatório. Cada fabricante estabelece um parâmetro. Uma referência que você pode verificar é a indicação de rendimento. Cada equipamento, normalmente, tem uma indicação de quantidade, duração e vazão de água dos banhos. Na Brassolar, por exemplo, há uma linha de modelo acoplado de capacidade de 200 litros que é indicada para 4 pessoas. A quantidade de banhos indicada é 8 banhos de 10 minutos e vazão de água de 6,5 litros por minuto (média anual). Há relatos de clientes que trocaram um coletor plano de 400 litros com 4 m² de placa tradicional por este de 200 litros à vácuo do exemplo que citamos e que tiveram um melhor rendimento.

      Você ainda pode entrar em contato com a central de atendimento da Brassolar para mais dúvidas pelo telefone (31) 3466.4000. Também, se você deixar seus dados de telefone no nosso formulário de contatos, receberá um contato de um especialista no assunto para tirar todas suas dúvidas. Acesse: http://www.brassolar.com.br/contato.php

      Seja sempre bem vindo com seus comentários e muito obrigado pelo contato.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *